Últimas Notícias

Prefeitura de Palmeirópolis dá destino certo a descarte de pneus usados e ajuda no combate à dengue

Você sabia que existe o local certo para fazer o descarte de pneus e derivados de borracha usados em seu município?!

Responsável por já ter recolhido desde janeiro de 2017, cerca de 72 toneladas de pneus e objetos derivados de borracha usados no município, a Reciclanip, empresa parceira da Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, efetua a coleta desse material a cada quatro vezes no ano

Em seguida encaminha as empresas que utilizam o material como fonte de energia e matéria-prima para indústrias.

No local (Av. Castelo Branco,s/n, saída para o Povoado de Mata-Azul), moradores, borracharias, centros automotivos e empresas podem estar deixando pneus e emborrachados inservíveis, como tapetes de carros, solas de calçados, etc.

Depois de encaminhados para reciclagem, os pneus são triturados e processados, dando origem a matéria-prima de diversos outros objetos como calçados, cadeiras, tapetes, vasos de plantas, calçadas emborrachadas, pisos de quadras esportivas, grama sintética, combustível para indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha e dutos de águas pluviais.

Esta atividade resulta ainda em impactos importantes ao meio ambiente e a saúde.

A retirada dos pneus das ruas e terrenos da cidade evita o acúmulo de lixo, reduz as chances de enchentes e poluição do solo, inibe a extração de recursos naturais e contribui diretamente para a saúde pública, no combate de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera na água acumulada dentro dos pneus descartados de forma irregular.

Outra área favorecida é a economia. Ações como essa aumentam a pontuação do ICMS- Ecológico (um tributo usado como instrumento econômico para dar incentivo ambiental aos municípios) convertendo essas ações em recurso para ser investido no município.

Com informações Daniela Tavares

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.