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Nosso Lar, Oi, Bradesco e Energisa são campeãs de reclamações no Tocantins; veja top 10

Propaganda enganosa e demora na entrega estão entre as principais reclamações.

A rede de Lojas Nosso Lar está no topo das empresas que tiveram mais reclamações em 2020, segundo ranking divulgado pelo Procon Tocantins nesta segunda-feira (15), o Dia Mundial do Consumidor. Foram 86 queixas no total.

A lista das 10 empresas mais reclamadas ainda tem a Brasil Telecom móvel (Oi) em segundo lugar, com 70 reclamações; Banco Bradesco em 3º (53 reclamações); Energisa em 4º (47 reclamações) e Casas Bahia (Via Varejo), com 40 reclamações, em 5º lugar.

O ranking segue com a Samsung em sexto lugar (36 reclamações), Brasil Telecom Fixa em 7º (34 reclamações), Claro em 8º (31 reclamações), BRK Ambiental em 9º (31 reclamações) e Caixa Econômica Federal em 10º lugar (29 reclamações).

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) afirma, em seu artigo 44, que “os órgãos públicos de defesa do consumidor manterão cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços, devendo divulgá-lo pública e anualmente. A divulgação indicará se a reclamação foi atendida ou não pelo fornecedor”.

Entre as principais reclamações estão propaganda enganosa, demora na entrega de produtos, não cumprimento de contrato e problemas com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

As reclamações fundamentadas atendidas ou não atendidas são aquelas que não foram resolvidas no atendimento preliminar, desta forma foi dada continuidade ao processo e encaminhadas para a audiência de conciliação. O número de resoluções de conflitos por intermédio do Procon aumentou nas audiências neste ano, isso demonstra a importância do órgão na relação de consumo”, explica Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

TOP 10

10 empresas com mais reclamações em 2020, segundo o Procon

O RELATÓRIO GERAL PODE SER ENCONTRADO AQUI.

O QUE DIZ A ENERGISA

A Energisa disse, em nota, que está em constante evolução dos serviços prestados à população tocantinense, tanto que o número de atendimentos registrados no Procon diminuiu em mais da metade nos últimos três anos. A empresa também reforça o esforço de suas equipes para melhorar ainda mais este desempenho, ampliando a satisfação dos clientes e fornecendo energia com qualidade e segurança, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Por fim, a Energisa explica que está presente nos 139 municípios do Tocantins, possuindo mais de 600 mil clientes, e, mesmo assim, apenas 4,66% dos atendimentos registrados no Procon, em 2020, referem-se à empresa.

Os demais citados na reportagem não se manifestaram. O espaço continua aberto.

AF Notícias.

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