Últimas Notícias

Meio Ambiente alinha com demais estados o uso dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tocantins

Os encontros acontecem mensalmente e contam com a participação dos estados que são beneficiados com os recursos hídricos da Bacia do Rio Tocantins.

Técnicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), juntamente com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e demais atores ligados à temática hídrica, se reuniram nesta terça-feira, 31, por meio de plataforma digital, com o objetivo de verificar a variação dos níveis de vazão dos reservatórios da Bacia do Rio Tocantins dos últimos 30 dias.

De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, “esses encontros são importantes por que através deles podemos mensurar, por meio do histórico, o que aconteceu nos últimos 30 dias e fazer uma previsão para o próximo mês, ou seja, todos os usuários de água da bacia são ouvidos em busca de uma alternativa que visa melhorar o uso dos recursos, e isso funciona como um sistema de alerta para nós”.

A Bacia do Rio Tocantins é importante para a geração de energia do sistema interligado, e durante a reunião, ficou definido que será aumentada a liberação de água na Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, localizada no estado do Goiás. O aumento da vazão será de três vezes mais, ou seja, a liberação que era de 300 m³/s (metros cúbicos por segundo) passa a ser de 900 m³/s, e isso vai incrementar a geração de energia em todo sistema interligado no Tocantins para socorrer o sistema da região Sudeste e Nordeste.

Além do Tocantins, participaram do encontro representantes dos estados de Goiás, Maranhão, Pará e do Distrito Federal. A vídeoconfência também contou com a presença dos técnicos da ANA e do Operador Nacional do Sistema (ONS) responsável pelo manejo operacional do sistema de geração de energia. Ao final, ficou definido que o próximo encontro será realizado no dia 28 se setembro.

Secretária de meio ambiente.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.