Últimas Notícias

Kátia Abreu confirma pré-candidatura ao governo do Tocantins

Senadora se filiou ao PDT no começo da semana. Ela decidiu se manter na disputa após o anúncio do TRE de que as candidaturas serão analisadas pela Justiça Eleitoral.

A senadora Kátia Abreu (PDT) confirmou nesta terça-feira (3) a pré-candidatura ao governo do Tocantins.

Ela já havia manifestado interesse na disputa, mas aguardava um posicionamento do TRE a respeito das regras para a eleição suplementar de junho para tomar uma decisão.

Kátia decidiu se manter na disputa por avaliar que a candidatura dela tem chance de ser aprovada pela Justiça Eleitoral. Mais cedo, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins informou que os casos serão analisados individualmente.

“Continuarei formulando, junto à população, um projeto de reconstrução do Estado. O Tocantins sempre pôde e poderá contar comigo”, escreveu a candidata.

A filiação dela ao PDT foi nesta segunda-feira (2), após ser expulsa do então PMDB em novembro. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e o pré-candidato à presidência da república, Ciro Gomes, estiveram no evento.

Perfil

Kátia Abreu era pecuarista e comandava fazendas no sul do Tocantins quando começou sua carreira política. Ela passou pelo antigo PFL e foi filiada ao DEM, PSD e PMDB. Ela começou a se tornar conhecida quando foi escolhida presidente do Sindicato Rural de Gurupi.

A primeira eleição que ela venceu foi em 2002, para deputada federal. Em 2006 se tornou senadora pelo Tocantins e foi reeleita em 2014, o único período em que ficou afastada do Senado foi enquanto esteve no comando do Ministério da Agricultura, durante o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT).

Ao longo da carreira, Kátia Abreu se envolveu em várias polêmicas com ambientalistas. Ela também foi citada na operação Lava Jato durante as delações da Odebrecht, mas não chegou a ser indiciada.

G1 Tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.