Últimas Notícias

Governo do Estado disponibiliza tecnologia que encontra os menores preços do comércio varejista

Aplicativo Menor Preço Brasil é disponibilizado à população como alternativa de economia na hora das compras.

Quando o assunto é praticidade, as tecnologias têm feito, cada dia, parte da rotina diária da população.

No Tocantins, o Governo do Estado já disponibilizou à toda sociedade o acesso ao aplicativo (APP) Menor Preço Brasil, que auxilia a busca dos menores preços do comércio varejista próximos à localização de onde for acessado, em um raio de distância dos estabelecimentos de até 30 km, e por data em que o produto foi vendido.

Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), o APP pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS e acessado com a senha do Gov.BR.

Nele, os estabelecimentos são encontrados com base nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas nos últimos sete dias.

O presidente interino da ATI, Adams Gregório, destaca que o Governo do Estado é credenciado à Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), o que permite que o Tocantins utilize a infraestrutura e serviços do aplicativo.

“O Governo do Estado auxilia a sustentação da nuvem tributária da SVRS, o que faz com que o Tocantins esteja autorizado a fazer uso desse aplicativo e a disponibiliza-lo à população como alternativa de economia na hora das compras”, afirma.

O superintendente de Tecnologia da Gestão da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Guilherme Carvalho, ressalta que para que os dados sejam publicados no Menor Preço Brasil, os contribuintes devem informar corretamente o código GTIN.

“O aplicativo é conectado ao banco de dados de documentos fiscais autorizados, em tempo real, sendo possível, assegurar que o produto foi realmente vendido por determinado valor”, ressalta.

“Atualmente, a população não precisa mais se deslocar para fazer pesquisas de preços no comércio. As tecnologias têm sido aliadas à praticidade e permitido que a população tenha, na palma da mão, em um smartphone, um orçamento do seu interesse”, finaliza o analista em TI e chefe da Divisão de Sistemas Tributários, Braun Aguiar.

Thaís Ramalho
Assessoria de Comunicação
Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.