Últimas Notícias

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Saiba como denunciar!

A gerente da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Pinto, reforçou que todos devem ser parte dessa rede.

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem realizado a campanha Faça Bonito que tem o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e de responsabilizar os violentadores.

A Seciju ressalta que a defesa dos direitos de crianças e adolescentes é de responsabilidade da Rede de Proteção, esta envolve todos os órgãos que atuam defendendo os direitos e deveres deste público, e também de toda a sociedade, prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Somos todos responsáveis pela efetividade dos trabalhos da Rede de Proteção, se ocorre alguma falha na denúncia, na proteção ou na execução da lei, a falha é de todos nós”, disse.

As ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente acontecem de várias formas, mas em tempos de Coronavírus, a saída mais eficaz tem sido as campanhas informativas através de redes sociais, a fim de executar de forma efetiva as ações da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além da campanha informativa de combate ao abuso e exploração sexual, as gerentes de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Promoção dos Direitos da Primeira Infância da Seciju, Rejane Pinto e Andreia Alves, respectivamente, atuam no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, participam do Simpósio Nacional de Fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos – Virtual (que acontece até o dia 20 de maio) e encaminharam recomendações referentes às ações em tempos de Coronavírus aos gestores municipais.

Disque Denúncia

De acordo com Andreia Seles, o principal objetivo da campanha abuso ou exploração de crianças e adolescentes de é fazer com que a sociedade entenda que não denunciar também é crime. “Em nosso estado, assim como em todo o Brasil, a prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demanda a conscientização da população quanto às formas de identificar e denunciar os casos suspeitos”, finalizou.

Canais de denúncia

  • Conselhos Tutelares

Região Central: (63) 99210-4982 (Plantão)

Região Norte: (63) 99210-5134 (Plantão)

Região Sul I: (63) 99210-5185 (Plantão)

Região Sul II: (63) 99210-5111 (Plantão)

  • Disque 100 (Disque Direitos Humanos)

  • Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)

Telefone: (63) 3218-6830 / 3218-1869

Email: dpca@ssp.to.gov.br

Endereço: Rua 504 Sul Al 2 – Plano Diretor Sul, Palmas

  • Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca)

Telefone: (63) 3218-2058

Endereço:103 Norte Av LO 4 Lote 98 – Edifício Milton Ayres

Fonte: Ascom Seciju

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.