quinta-feira, agosto 18, 2022

Últimas Notícias

Defesa Civil aponta que 90% do Tocantins corre risco de ‘pegar fogo’

Estiagem antecipada aumenta chances de queimadas
TO é o quarto no ranking dos 10 estados com mais focos

Dados coletados pela Defesa Civil nesta terça-feira (31) apontam que cerca de 90% do Tocantins apresenta risco de queimadas devido ao processo estiagem antecipada. Além disso, números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o estado é o quarto no ranking dos 10 estados com mais registros de foco de calor.

O Tocantins está atrás apenas do Pará, Mato Grosso e Roraima. Conforme o gerente do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, major Cássio de Sousa Pedro, o cenário é preocupante e a falta de chuvas possibilita a ocorrência de incêndios florestais de grandes proporções.

“A população precisa estar informada e alerta que neste ano estamos enfrentando uma forte seca que deverá se prolongar até o segundo semestre”, afirma.

De acordo com os dados coletados, as regiões sul e sudeste do estado encontram em estado de atenção, com umidade variando entre 20% e 30%, entre as 12h e 16h.

Palmas
No início da semana passada, no dia 24, um incêndio foi registrado às margens da TO-050, no perímetro urbano de Palmas, próximo da rodoviária. Durante o mês de maio, o estado chegou a ficar com quatro municípios na lista das dez cidades com mais queimadas no país.

Dicas para evitar queimadas
A Defesa Civil orienta que neste período de tempo seco a população não deve fazer fogueiras e nem jogar bitucas de cigarros nas matas ao lado de rodovias. Orienta ainda para não colocar fogo em folhas ou galhos secos e em terrenos abandonados.(fonte:g1/to)

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.