quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Últimas Notícias

Bloco de Carnaval cancela festa e incentiva vacinação no Tocantins: ‘prioridade é a vida’

O Ministério Público também acompanha a situação.

Com mais de 10 anos de história, o tradicional Bloco Bejá anunciou a suspensão do evento que estava programado para os dias 25 e 28 de fevereiro de 2022, no Parque de Exposições Agropecuário de Gurupi, no sul do estado (nota completa ao final).

Nessa segunda-feira (17), o Ministério Público do Tocantins chegou a instaurar um procedimento extrajudicial para impedir a realização da festa durante o Carnaval deste ano, denominada ‘Arena Bejá! Indor’.

Conforme o MPTO, a divulgação da festa indica “provável reunião e aglomeração diária de milhares de pessoas”. O promotor de justiça Marcelo Lima Nunes solicitou informações sobre a festa ao Município e, em caso de resposta afirmativa, requereu que o evento seja suspenso.

O promotor argumenta que a situação do município é “delicada e preocupante” por conta do aumento do número de casos de Covid-19 e de contaminações pela gripe H3N2.

Ele cita que a prefeitura de Gurupi decidiu, no dia 13 de dezembro do ano passado, cancelar o Carnaval da cidade. O objetivo, segundo o próprio município, foi de “resguardar e promover o bem-estar da coletividade em face da contaminação pela Covid-19”.

O decreto municipal nº 56, de 15 de janeiro de 2022, mantém a Situação de Emergência em Saúde Pública em Gurupi e proíbe a realização de shows artísticos no município.

No procedimento, o promotor ainda lembrou que também está em vigência – até 30 de junho – o decreto estadual de “estado de calamidade pública” por conta da Covid-19.

Os questionamentos foram enviados à prefeitura de Gurupi, Josi Nunes; à coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Daniela Araújo Xavier; ao coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Ronaldo Valadares Veras; e ao secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues de Souza.

EVENTO SUSPENSO

Na última sexta-feira (14), a diretoria do Bloco Bejá publicou no Instagram uma nota comunicando a suspensão da festa. “O adiamento do carnaval em 2021, por parte da nossa organização, mostrou que a nossa prioridade sempre foi pela vida. Para 2022, estávamos prevendo realizar a edição seguindo todos os protocolos necessários e exigidos e defendendo sempre a vacinação”, explicou a direção.

AF Notícias.

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.