Últimas Notícias

ATM comemora aprovação do Fundeb em dois turnos na Câmara dos Deputados

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) afirma que a noite desta terça-feira, 21 de julho, foi marcada por uma importante conquista para a educação brasileira.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro e segundo turnos, o substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e aumenta a participação da União no financiamento da educação básica.

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, lembra das discussões que teve com a relatora da PEC, a deputada federal Professora Dorinha, que levaram a inclusão de pleitos do movimento municipalista. “Como a deputada é do nosso Estado, assumimos o compromisso de levar as sugestões dos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, dentre elas a ampliação da complementação da União aos repasses do Fundeb”, disse Mariano, ao revelar que prefeitos e prefeitas de todo o Estado comemoraram a aprovação do substitutivo da PEC.

O texto aprovado amplia gradualmente a complementação da União ao Fundo, dos atuais 10% do total da contribuição dos Estados, Distrito Federal e Municípios para 12% em 2021; 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025; e 23% a partir de 2026. Além disso, segundo o substitutivo da relatora, parcela significativa desse recurso será destinada à educação infantil – mais um importante aperfeiçoamento do novo Fundeb que beneficia os Municípios, que são responsáveis pela oferta da creche e da pré-escola à população brasileira.

O presidente da ATM que também é vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios, disse que entidade vai fazer uma análise mais detalhada do texto para avaliar se buscará alterações para aperfeiçoar o texto da Proposta de Emenda à Constituição 15/2015 no Senado.

O texto da relatoria da deputada Dorinha segue para análise do Senado (Com informações da CNM).

Surgiu.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.