quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Últimas Notícias

Ano Novo Chinês: entenda o que é e por que este será o Ano do Tigre

Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, começa nesta terça-feira (1º) com Ano […]

O Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, começa nesta terça-feira (1º) com Ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário.

Normalmente, milhões de pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e celebrar o Ano Novo Lunar com a família – o que, pela terceira vez na pandemia da Covid-19, não deverá acontecer.

Mesmo com o aumento da vacinação, as festas serão reduzidas pela pressão da variante ômicron – altamente transmissível – e as restrições da China com sua política “Covid zero”.

Cerca de 85% dos chineses estão totalmente vacinados, de acordo com a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, e mais chineses viajaram internamente este ano.

No entanto, o governo insiste para que os moradores evitem deslocamentos desnecessários e têm intensificado testes e lockdown em áreas com surtos de Covid-19.

A China reforçou o controle das medidas sanitárias também para evitar problemas na realização das Olimpíadas de Inverno, marcadas para começar nesta semana.

O que marca o ciclo de um ano para os chineses?

O calendário chinês tem a Lua como parâmetro — há quem se refira ao feriado como Ano Novo Lunar, inclusive. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua.

O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.

Um ano no calendário gregoriano, usado no Ocidente, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol –cerca de 365 dias.

O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.

No entanto, como as fases da Lua não estão em sincronia com as estações do ano (verão, inverno, outono, primavera), muitas pessoas que seguem o calendário chinês também usam as datas do calendário gregoriano para atividades rurais, como pesca e agricultura.

Gazeta do cerrado.

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.