quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Últimas Notícias

Agrotins 2022: Feira terá Hospital veterinário com atendimento de plantão

Chegada dos animais está programada para os dias 8 e 9 de maio e a saída deve acontecer no dia 14 após a finalização da feira.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) em parceira com o com o curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), levará para a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) a estrutura do Hospital Veterinário (HVET) para realizar atendimentos aos animais que estarão em exposição durante o evento. A Agrontis acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.

A chegada dos animais está programada para os dias 8 e 9 de maio e a saída deve acontecer no dia 14 após a finalização da feira. A pedido da Seagro, o Hospital Veterinário estará de plantão na Agrotins desde o dia 8, tendo como objetivo de prestar atendimento, se necessário, aos animais que serão expostos na feira caso aconteça algum acidente no transporte e /ou desembarque e embarque, dando assim suporte técnico veterinário aos produtores.

De acordo Mara Luce Borges Leal, gerente de Pecuária da Seagro, as universidades são parceiras da Seagro em todos os eventos. “Fomos alencando necessidades a cada edição da feira e vimos era preciso termos profissionais disponíveis em caso de acidentes, considerando sempre o bem estar e a segurança dos animais. A expectativa é que nenhum animal necessite de atendimento para algum caso mais grave, mas se necessário for, estaremos preparados”, explica a gerente.

O Hospital Veterinário (HVET) juntamente com o curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra), iniciou a parceria com a Agrotins em 2019. Na oportunidade foram demonstrados os serviços realizados pelo HVET, tais como: inseminação artificial, reprodução animal, entre outros.

Da mesma forma foram apresentados alguns animais no estande, como mini vacas, cabras, bodes e cães, com o objetivo de apresentar os demais serviços oferecidos pelo HVET, que envolvem os atendimentos clínicos-cirúrgicos dos animais de pequeno e grande porte, assim como animais de produção e animais selvagens.

“Atualmente a equipe do HVET conta com 24 médicos veterinários (dentre professores, residentes e preceptores). Nesta equipe encontram-se profissionais especialistas em diversas áreas, como diagnóstico por imagem, anestesiologia, cirurgia, dermatologia, reprodução, dentre outras áreas.

Além disso, vale ressaltar que o funcionamento do HVET é 24 horas, tendo profissionais disponíveis em todos os turnos, assim como o laboratório de análises clínicas para processamento de amostras.

O produtor interessado pelos serviços poderá estar ligando no 3219-8026 para esclarecimento de quaisquer dúvidas”, ressalta Gabriela Fachine, da coordenação do curso de Medicina Veterinária do CEULP/Ulbra.

Para a Agrotins 2022 a intenção do HVET é criar um ambiente de orientações aos produtores dos serviços oferecidos. O momento será oportuno para apresentar a comunidade local que no HVET encontram-se atendimentos diferenciados para os animais, sejam eles: equinos, bovinos, caprinos, ovinos, cães, gatos e animais selvagens de uma forma geral.

“Além disso, a proposta para este ano, é que o estande do HVET esteja em conjunto com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária e o próprio CEULP/ULBRA, onde serão expostos cabras e cães adestrados, seguindo o sucesso que os animais fizeram na última PECSHOW”, explica Mildre Loraine Pinto, diretora do Hospital Veterinário do CEULP/Ulbra.

Sobre o Hospital

O Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Palmas possui estrutura para o atendimento de animais de grande e pequeno porte, nas áreas de: clínica médica de pequenos animais; clínica de felinos; clínica cirúrgica de pequenos animais; anestesiologia; internação; ortopedia; oncologia; dermatologia; radiologia; ultrassonografia; odontologia; clínica médica de animais de produção e equinos; reprodução; clínica cirúrgica de animais de produção e equinos, laboratório de análises clínicas.

Agrotins

A 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), com o tema Integrar, Intensificar para Preservar tem como objetivo apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a continuar produzindo uma agricultura sustentável.

A Feira é uma organização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas vinculadas Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, e em conjunto com empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras.

Agrotins.

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.