Sua última disputa foi ao cargo de senador da República em 2018.
O araguainense César Halum já bateu o martelo e vai entrar no páreo novamente por uma vaga de deputado federal nas Eleições 2022. Sua última disputa eleitoral foi em 2018 quando concorreu ao Senado Federal na chapa do governador Mauro Carlesse.
Naquele pleito, Halum obteve 184.235 votos e ficou em 3º lugar, atrás de Eduardo Gomes e Irajá Abreu. Desta vez, seu principal concorrente em Araguaína será o deputado federal Tiago Dimas (SD).
Halum já foi prefeito de Araguaína [entre 1993 e 1996], deputado estadual por duas vezes consecutivas (2003 a 2010) e deputado federal, também por dois mandatos [2011 a 2018].
Assumiu a secretária da Agricultura (Seagro) no governo Carlesse, mas deixou o cargo para ser secretário nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa).
Filiado ao Republicanos desde 2013, Halum foi destituído da presidência regional do partido em abril deste ano sem sequer ser comunicado. Quem assumiu foi o filho do deputado federal Carlos Gaguim, o Bruno Amorim. Mesmo assim, Halum pretende permanecer na legenda, agora com o posto de vice-presidente.
As informações são do próprio César Halum em entrevista ao quadro Conversa de Política, com o jornalista Cléber Toledo.
AF Notícias.