Últimas Notícias

Em Palmeirópolis, Justiça Cidadã leva conscientização sobre saúde bucal aos alunos do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura

Como parte da programação voltada para a comunidade, o Projeto Justiça Cidadã, do Poder Judiciário do Tocantins, oferece palestras, treinamentos, rodas de conversa e atendimentos na área da saúde pelas comarcas por onde passa.

Nesta quarta-feira (11/3), na cidade de Palmeirópolis, os alunos do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura receberam uma palestra especial sobre saúde e higiene bucal, proferida pela major Flávia Prado, da Polícia Militar.

Durante a palestra foram explicados os fatores que levam aos problemas bucais como a cárie e as doenças da gengiva. Também foram mostradas as várias formas de se prevenir contra esses males, sendo as principais delas a escovação e o uso do fio dental.

Drª. Flávia Prado Major da Polícia Militar explica sobre saúde bucal.

Os alunos acompanharam atentamente as explicações da dentista e tiraram dúvidas sobre o assunto. Para a major e médica Flávia, a saúde integral do ser humano começa pela boca. “Por isso, é tão importante fazer a higienização correta e evitar os fatores de risco como a falta da escovação e o consumo excessivo de açúcar, por exemplo”, explicou.

Além da palestra sobre saúde bucal, os alunos também ouviram atentamente as dicas da equipe do Proerd sobre o combate ao uso de drogas.

Prefeito de Palmeirópolis Fábio Vaz, Cel Alaídes e a presidente da Câmara Hildene Tóquio de Macedo.

Com a presença da Coronel Alaídes Pereira Machado, coordenadora estadual do Proerd, 1º Tenente QOA Shirley Rocha Albino – Coord. Regional (Gurupi), o mascote Dari e palestra musical com o major Leonardo Teixeira, os alunos cantaram, dançaram e ouviram muitos conselhos.

Os alunos do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura receberam uma palestra especial.

Durante as explicações os instrutores da Polícia Militar chamaram a atenção para os riscos do primeiro contato com as drogas e para as más influências que oferecem substâncias proibidas.

Concurso de Redação

O desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e a diretora do Foro da Comarca de Palmeirópolis, juíza Ana Paula Toríbio, foram à escola para fazer a premiação dos vencedores do concurso de redação.

Organizado pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o concurso de redação Justiça Cidadã vem despertando junto aos alunos das escolas públicas atendidas pelo Projeto o interesse pelos temas justiça e cidadania.

Isso tem mudado a realidade de muitos jovens, que participam do concurso escrevendo redações sobre a importância de ser um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, e a diretora do Foro da Comarca de Palmeirópolis, juíza Ana Paula Toríbio, foram à escola para fazer a premiação dos vencedores do concurso de redação com o tema Justiça Cidadã.

Os alunos Milena Kauany Garcia Baia (1º lugar), Cláudio Eduardo Duarte (2º lugar) e Gustavo da Silva Martins (3º lugar) receberam prêmios e certificados de participação.

Alunos vencedores do concurso de redação Colégio Oneides Rosa de Moura.

Todos os alunos foram orientados pela professora Theyslanny Rodrigues Martins, que também foi homenageada. Para a vencedora, Milena Kauany, “o concurso abriu as portas para ter o primeiro contato com esses temas tão importantes para nossa vida. A partir dessa redação pretendo desenvolver mais meus estudos nessa área”, ressaltou a aluna.

Diretora do Colégio Oneides Rosa de Moura, professora Maria Madalena Moura Barros.

O Colégio tem como diretora a professora Maria Madalena Moura Barros que falou radiante de alunos que passaram pela instituição e hoje frequentam universidades Brasil a fora.

Durante a premiação, ao falar para os estudantes, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio Maia, recomendou os estudos como o caminho mais seguro para um futuro promissor.

“Estudar é o que leva qualquer pessoa ao sucesso. É por meio dos estudos que alguém consegue vencer na vida, pois dessa forma não depende de ninguém a não ser dos próprios esforços para atingir seus objetivos”, disse o desembargador.

Da mesma forma a juíza Ana Paula Toríbio se dirigiu aos estudantes. “Vocês tem a opção de escolher o que querem ser no futuro: alguém de sucesso ou alguém que não chega a lugar nenhum. E o que vai fazer a diferença nessa escolha é a vontade de estudar e vencer na vida”, destacou a magistrada.

Roda de Conversa

Após todas as palestras os estudantes participaram de uma roda de conversa com representantes do sistema de justiça. A juíza Ana Paula Toríbio; a delegada da Polícia Civil Thuanny Rúbia Ferreira Silva; o defensor público Hud Ribeiro Silva; o subtenente e comandante da PM Luzo e o sargento Judaique França, da Polícia Militar, falaram sobre suas profissões e responderam a várias perguntas dos alunos sobre o tema rede de proteção à criança e o adolescente.

Autoridades prestigiaram o evento nesta quarta-feira 11 de março.

Além do prefeito e autoridades citadas acima, também estiveram presentes no evento o secretario de educação e  presidente da Unidime Bartolomeu Moura Junior e a presidente da Câmara Municipal Hildene Tóquio.

Abelson Ribeiro
Fotos: Hodirley Canguçu

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.