Últimas Notícias

Urnas que serão usadas para Eleições no Tocantins começam a receber dados e lacres

O processo é feito em uma cerimônia pública para dar maior transparência ao pleito. Aparelhos vão passar por testes para garantir que não há nenhum problema.

A urnas que serão distribuidas em todas as cidades do Tocantins para as Eleições Gerais do dia 7 de outubro começaram a receber os dados dos candidatos e os lacres de segurança nesta sexta-feira (28). Todo o processo é feito em uma cerimônia pública, para dar mais transparência ao processo.

“Esse procedimento é obrigatório, e algumas urnas são preparadas na presença de todos para a inserção de mídia. Ou seja, realizamos um teste diante de todos, para demonstrar que a urna está com os candidatos oficiais, bem como seus respectivos números e fotos”, explica o juiz da 29ª Zona Eleitoral, Luís Otávio de Queiroz Fraz.

O processo vai continuar em andamento nos próximos dias. Ao todo, o Tocantins terá mais de 4,8 mil urnas, incluindo as reservas, em 4,1 mil seções eleitorais. O custo estimado da eleição no estado está em pouco mais de R$ 13 milhões.

Todas as urnas serão testadas para garantir que não haverá problemas no dia da votação. Os fiscais do Tribunal Regional Eleitoral verificam o número e outros dados dos candidatos, a data, hora, seção e zona de cada urna antes da lacração.

Neste sábado (29), às 16h, no Cartório Eleitoral da capital, será feito um sorteio para uma votação simulada. Os votos serão apurados e conferidos e, após o encerramento da votação, será emitido o boletim de urna que poderá ser conferido pelo público.

G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.