Últimas Notícias

Tocantins tem previsão de novembro chuvoso e com frente fria em Palmas

Após um período de estiagem intenso o tocantinense deve respirar aliviado a partir desta semana. Moradores estão tirando o casaco do armário e aproveitando o friozinho.

Após um período de estiagem intenso o tocantinense deve respirar aliviado a partir desta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura vai cair e a chuva se intensificar em novembro.

“Fico bem mais feliz. Até [o humor] as pessoas mudam aqui em Palmas porque o calor aqui é insuportável e quando tem esse dia fresco é maravilhoso”, comemorou a corretora Mirian Samara.

Embora o período chuvoso tenha demorado mais que o normal para chegar aqui no Tocantins, a previsão é de que as chuvas vieram pra ficar. Nesta semana o estado teve duas cidades entre as cinco com maior volume de chuvas do país: Mateiros, em quarto lugar, e Gurupi em primeiro.

No sul do estado a chuva forte chegou a derrubar árvores e a previsão para os próximos dias é que outras regiões do Tocantins registrem temporais. No oeste tocantinense, a previsão para os próximos dias é que o acumulado das chuvas ultrapasse 80 milímetros.

Apesar da demora em começar, o volume total de chuvas deste ano não deve ser prejudicado. “Ela demorou um pouco, atrasou um pouco, mas a previsão agora para novembro é de chover mais, chover acima da climatologia. Deve dar uma recuperada boa. Nestes últimos três dias choveu até 150 milímetros ou mais, que equivale praticamente 50% da climatologia de novembro”, projetou o meteorologista Francisco de Assis.

O especialista também traz outra previsão que pode alegrar os tocantinenses: friozinho pela frente. “Esse ar frio que está chegando ao Brasil vai pegar um pouco do Tocantins. Vai cair as temperaturas no sul do Tocantins, tanto que deve ficar pelo menos uns três dias sem chuva no fim de semana, até a terça-feira da próxima semana. Também vai cair as temperaturas em Palmas”, disse.

Agora é aproveitar essa época do ano, dando uma pausa no calorão dos últimos meses. “Prefiro esse tempinho mais fresco, menos calor, mais humidade. Dá para aproveitar melhor o dia, aproveitar as horas mais frescas para brincar com as crianças e tomar um arzinho mais fresco”, comentou o zootecnista Gaberz Kirschnik.

g1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.