Últimas Notícias

Retrato da crise e miséria: mulher é presa por roubar caneta para filho e comida

Gestante, furtou pois tinha fome, mas foi presa e precisou passar por audiência de custódia.

Uma mulher que vende em sinaleiros foi presa por furtar alguns chocolates, bolo, cereal e canetas. O valor total: R$ 32,59. Ela faz parte do levantamento da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) responsável por apontar que 22 assistidos, de 125, foram presos de julho a outubro em Goiânia por furto famélico. Ou seja, para comer. “Retrato da crise e miséria cada vez mais acentuada. Além das políticas públicas cada vez mais escassas e inacessíveis”, lamentou Luiz Henrique Silva Almeida, defensor público.

“Embora não tenhamos dados anteriores ao período de julho a outubro, na prática e no dia a dia, começamos a perceber o incremento desses fatos. Resolvemos fazer esse levantamento, que demonstrou a realidade”, completou Luiz Henrique, que é titular da 4ª Defensoria Pública Especializada Criminal da Capital.

Para ele, a situação atual, com cerca de 20 milhões abaixo da linha da extrema pobreza no País, é consequência da pandemia da Covid-19, mas também De um governo [federal] que não tem conseguido lidar com a situação, além de extinguir ou modificar acessos a determinados programas.

Furto por fome, furto famélico

Pega pelo sistema de videomonitoramento de um mercado no setor Jardim Goiás, em setembro, a mulher foi abordada pelos seguranças quando saía do local sem pagar pelos produtos. Levada a uma sala reservada, ela admitiu o crime e disse que levaria as canetas para o filho e os chocolates comeria, pois está grávida e passava fome.

Na delegacia, a vendedora ambulante (em sinaleiros) revelou que ganha R$ 400 por mês e vive em casa alugada. Ela pediu que chamassem a mãe e disse que estava arrependida. A fiança do delegado foi de um salário-mínimo. Ela já está solta, após atuação da Defensoria Pública.

Segundo o defensor, não se trata de um problema criminal, mas social. Assim, o ideal era encaminhar a programas assistenciais.

Mais Goiás.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.