sexta-feira, agosto 19, 2022

Últimas Notícias

Profissionais da Saúde do Tocantins são homenageados em Lei

O reconhecimento é feito para todos os profissionais que trabalham na prevenção e controle à Covid-19.

Após dois anos de pandemia pela Covid-19 os profissionais da saúde recebem o reconhecimento pelo árduo trabalho prestado em todo o Estado do Tocantins.

A Lei n º 3.977 de 20 de julho institui o “Dia Estadual dos Heróis e Heroínas na luta contra a Covid-19”, a ser celebrado todo dia 14 de abril.

O ato é estendido a todos os demais profissionais que se empenham para a prevenção e controle da doença.

Essa ação soma-se a outras que enfatizam a importância dos profissionais da Saúde no Estado.

A coordenadora do núcleo interno de regulação (NIR) do Hospital Geral de Palmas (HGP), Karlla de Souza Luz, vê a iniciativa como excelente.

“Os profissionais de saúde são realmente heróis.  Somos seres humanos tanto quanto os demais, porém com a essência de ajudar ao próximo e  salvar vidas. Esses profissionais adoeceram para além  da Covid-19,  sofreram com a sobrecarga de trabalho, mas estavam lá para cuidar das pessoas.  Merecem muito mais que homenagens, merecem o nosso respeito e recompensa”, disse.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “este reconhecimento é merecido, pela dedicação e empenho que todos os profissionais tiveram durante a pandemia e também após ela. A Saúde pública tocantinense é formada por pessoas comprometidas com o bem estar da população usuária do Sistema Único de Saúde e, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado para garantir melhores condições de trabalho, equipamentos e ambiente adequado”, pontuou o gestor.

Valorização
A SES-TO deu continuidade aos 844 contratos temporários da pandemia da Covid-19.

“Esses profissionais recebiam uma gratificação temporária, que foi extinta, mas devido a importância da atuação deles na Saúde, os recursos foram transferidos para o pagamento de insalubridades que os contratos já começaram a receber”, explicou.

Melhorias
O Estado do Tocantins também trabalha na ampliação e reformas das unidades de saúde. De norte a sul, estão sendo realizadas obras nos hospitais, para melhorar o ambiente hospitalar para os pacientes e, em consequência, para os servidores.

“As antigas estruturas hospitalares do Estado estão passando por reformas e ampliações. Com isso, estamos dando aos nossos profissionais melhores ambientes para se trabalhar, um bom exemplo é a reforma do pronto socorro de Augustinópolis, que recebeu 08 leitos na Sala Vermelha e 03 na Sala Amarela, ampliando os atendimentos no Pronto Socorro. Lá também entregamos 10 leitos de UTI e seguimos com obras que estão sendo feitas em Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Palmas e Araguaína”, reforçou Afonso Piva.

Laiany Alves/Estado do Tocantins

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.