Os prefeitos de Jaú do Tocantins, Peixe, Palmeirópolis , Paranã, São Valério, São Salvador e Talismã se reuniram para tratar do consórcio intermunicipal.
Com o objetivo de melhorar o atendimento como da saúde pública aos moradores da região e construir um projeto de desenvolvimento econômico por meio do aproveitamento de vocações como as potencialidades do ecoturismo e agricultura, os prefeitos das cinco cidades do Tocantins estão empenhados na criação do consórcio que visa facilitar aquisição de investimentos que agilizem melhorias e transformações para região.
Em meio a crise econômica e política que se instalou no Brasil resta aos gestores usar a criatividade e colocar em prática projetos voltado à atração de investimentos. Como exemplo existem os potenciais turísticos de Peixe com o Rio Tocantins e de Jaú com suas águas termais; assim como dar condições dignas aos moradores a serviços na infra-estrutura e na saúde. Neste último caso, uma das intenções é fazer o melhor aproveitamento possível da estrutura do hospital municipal de Peixe que está pronto para atender os municípios desta região, evitando transtorno e o sofrimento de deslocar pacientes para outros centros como Gurupi e Palmas.
Na reunião que ocorreu no dia 27 de janeiro, em Jaú do Tocantins, os prefeitos Onassys Moreira, de Jaú; Fábio Vaz, de Palmeirópolis; Fabrício Viana, de Paranã; Zé Augusto, de Peixe; André Borba, de São Salvador; Olimpio Arraes, de São Valério e Diogo de Talismã deram mais um passo nesta união quando elaboraram Protocolo de Intenções para a formação de um Consórcio Público Intermunicipal com o objetivo de unirem forças para a solução de várias demandas comuns.
Segundo os prefeitos, este é o primeiro passo para o compartilhamento de recursos, tecnologia, conhecimento e experiências para o desenvolvimento de seus municípios.(fonte:atitude tocantins)