domingo, junho 26, 2022
spot_img

Últimas Notícias

Paranã é o quarto município que mais desmatou vegetação nativa do Cerrado, aponta Ipam

Cerrado perdeu vegetação nativa 5,5 vezes o tamanho da cidade de SP.

 

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) sobre o desmatamento do Cerrado entre agosto de 2020 e julho de 2021 colocou Paranã como o quarto município que mais suprimiu a vegetação nativa no período: 135,43 quilômetros quadrados (km²).

O site tentou contato telefônico com a prefeitura para tentar uma manifestação, mas não obteve sucesso. A cidade tocantinense só está atrás de Balsas (241,64 km²) São Desidério (207,84 km²) e Formosa do Rio Preto (157,31 km²), todas baianas.

Cerrado perdeu vegetação nativa 5,5 vezes o tamanho da cidade de SP

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e compilados pela revista Piauí apontam que  entre agosto de 2020 e julho de 2021 o Cerrado brasileiro perdeu 8.531 quilômetros quadrados (km²) de vegetação nativa, um aumento de 7,9% em relação à taxa de 2020, o equivalente a cinco vezes e meia o tamanho da cidade de São Paulo.

É a maior taxa de desmatamento do bioma desde 2015, já consideradas as mudanças nos limites do território do Cerrado, que se estende por áreas de doze estados, além do Distrito Federal. O desmatamento foi maior nos Maranhão, Tocantins e Bahia, que compõem, junto com o Piauí, a fronteira agrícola do Matopiba.

CT.

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.