Últimas Notícias

Ministro Flávio Dino entrega armamentos e viaturas para a segurança pública do Tocantins

Entrega ocorreu durante uma plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo, em Palmas. Ministro também prometeu entrega de helicóptero para o estado.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou armamentos e viaturas para a polícia do Tocantins nesta sexta-feira (16). A entrega ocorreu durante uma plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo, em Palmas.

“Além de armamentos letais, não letais e equipamentos, estou trazendo 22 viaturas que estão ali fora e estão sendo entregues ao governador. Essas viaturas são do programa chamado Pronasci”, disse.

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.

O ministro afirmou que o governo federal, ao longo do ano, fará entrega de mais equipamentos e um helicóptero para a segurança pública do Tocantins.

A promessa da aeronave para o estado foi feita ainda em abril, enquanto a polícia fazia buscas por criminosos na operação Canguçu com helicópteros das forças de segurança de ouros estados que participaram da força-tarefa.

O reforço para a segurança chega em um momento em que Palmas vive uma intensa onda de violência, com aumento de mais de 200% no número de homicídios.

São pelo menos 85 mortes na cidade em 2023. Um levantamento feito pelo g1 mostrou que homens negros e da periferia são as maiores vítimas.

Dino também falou de uma pareceria no valor de R$ 90 milhões com o governo estadual e prometeu a construção de três núcleos da Casa da Mulher Brasileira no estado, sendo uma delas em Palmas.

O jornal questionou o governo do estado sobre onde os equipamentos serão empregados e sobre o recurso informado pelo ministro, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

Orçamento participativo

A plenária do PPA contou com a presença dos ministros Flávio Dino, Simone Tebet, do Planejamento, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores. O evento tem como objetivo debater as principais políticas públicas que serão incluídas no Plano Plurianual.

A atividade desta sexta-feira é voltada para os movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil, mas todos podem participar do planejamento fazendo a inscrição na página do PPA Participativo.

Até o dia 14 de julho também estará ativa a plataforma Brasil Participativo, aberta às sugestões de qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br.

g1 Tocantins.

 

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.