Últimas Notícias

Maradona escolheu Messi para ser herdeiro como ídolo maior da seleção argentina

Messi é o ídolo do século 21 e o supera Maradona em gols na equipe nacional: 70 contra 34.

Com a morte de Maradona, o craque Lionel Messi passa a ser o maior jogador argentino vivo. Durante toda a sua carreira, Messi teve de conviver com comparações com o ídolo. Se Maradona é o eterno herói da seleção da Argentina e foi campeão mundial em 1986, por outro lado Messi é o ídolo do século 21 e o supera em gols na equipe nacional com folga: 70 contra 34.

 

Por um período, as histórias dos dois se cruzaram. O momento em que Messi, enfim, conseguiu se firmar na seleção argentina foi justamente quando Maradona, como treinador, lhe transmitiu seu poder simbólico e sua autoridade. Messi custava a se acertar na equipe e havia até um certo desconforto entre os torcedores. Mas a parceria entre os dois pôde finalmente acontecer na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

“Prepare-se, Leo, você vai ser o capitão”, disse Maradona a Messi, então com 22 anos, antes do jogo contra a Grécia, na fase de grupos. O jovem craque da cidade de Rosário ficou sem palavras, surpreso e sorridente. Messi estava feliz, mas preocupado. “E o que devo fazer ou dizer?”, perguntou ao experiente Juan Sebastián Verón. “Vamos te ajudar”, respondeu ele.

O que não funcionava começou a funcionar. Desde o início, Maradona conseguiu fazer com que Messi se compenetrasse. O astro do Barcelona se entendeu com Higuaín, Tevez, Maxi Rodríguez, Di María… O time engrenou e venceu Nigéria (1 a 0), Coreia do Sul (4 a 1) e o México (3 a 1), nas oitavas de final. Mas, Maradona deixou o cargo após a dolorosa derrota para a Alemanha (4 a 0) nas quartas.

Messi não marcou nenhum gol naquela Copa da África do Sul, mas começou ali a se tornar o homem-chave da seleção argentina. No Mundial seguinte, em 2014, no Brasil, levou o time até a final e foi eleito o melhor jogador do torneio.

A pergunta sobre se Messi é melhor do que Maradona continua sendo feita. Pelé, certa vez, disse: “Para mim, Maradona foi um dos melhores jogadores que já existiram. Se foi melhor do que Messi? Foi muito melhor”.

Outra opinião importante é a do craque sueco Zlatan Ibrahimovic, hoje no Milan: “Maradona venceu o Mundial e para mim é o melhor da história. Mas Messi ganhou muito mais do que ele”.

Notícias ao Minuto.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.