terça-feira, agosto 16, 2022

Últimas Notícias

Governador interino assina termo com promessa de ‘defender e cumprir a Constituição’

Ele ficará no cargo durante 6 meses, prazo de afastamento de Carlesse.

O ato que torna Wanderlei Barbosa o governador interino do Tocantins em razão do afastamento de Mauro Carlesse por 6 meses foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (20).

É pontuado no documento que Wanderlei ratifica “o compromisso solene de manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Estadual, observar as Leis, promover o bem geral, sustentar a união, a integridade e o desenvolvimento do Tocantins”.

Além de Wanderlei, o Secretário-Chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, também assina o ato.

Perfil

Wanderlei Barbosa Castro tem 57 anos, possui o ensino médico completo, é natural de Porto Nacional (TO), onde se elegeu vereador em 1989. Em 1996, foi eleito vereador na Capital, sendo reeleito em 2010. E também foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biênios de 2003-2004 e de 2009- 2010.

Ele foi subprefeito de Taquaruçu na época de sua emancipação. Em 2010, conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014.

Wanderlei foi eleito vice-governador em 2018 e declarou R$ 1.579.100,00 em bens na ocasião.

Afastamento de Carlesse

Mauro Carlesse foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro Mauro Campbell Marques, relator dos dois inquéritos, apontou Carlesse e o seu sobrinho, o secretário de Parcerias e Investimentos, Claudinei Aparecido Quaresemin, como chefes de uma organização criminosa instalada na cúpula do Governo do Estado voltada para a prática de atos de corrupção e cobrança de propina.

A Polícia Federal cumpriu 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares contra membros da cúpula do Governo do Tocantins nesta quarta-feira (20/10).

Além das duas investigações que resultaram no afastamento de Carlesse, existe uma terceira investigação criminal contra ele em curso no STJ.

AF Notícias.

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.