quinta-feira, agosto 18, 2022

Últimas Notícias

Funcionários flagram gato andando pelos corredores do HGP

Animal anda tranquilamente e caminha em direção a cesto de lixo
Veterinários afirma que bicho pode transmitir doenças de várias formas

Uma funcionária do Hospital Geral de Palmas (HGP) enviou fotos e um vídeo de um gato circulando livremente pelos corredores do hospital. A mulher, que pediu para não ter o nome revelado, conta que constantemente vê os animais andando no local. Segundo ela, os animais tentam comer a comida dos pacientes e podem transmitir doenças para os pacientes.

Conforme professor e médico veterinário João Eduardo, a presença qualquer animal é proibida em hospitais. 

“Eles [animais] podem levar algumas doenças, que são chamadas zoonoses. O gato especificamente pode transmitir por bactérias, fungos e protozoários. Isso desde a arranhadura do animal até o contato do pelo dele com a pele.”

A contaminação pode ser dar por diversas formas. “Para quem já está debilitado no hospital isso é muito perigoso. As doenças podem ser transmitidas por compartilhamento de água, alimentos ou até mesmo por tecido de roupas do hospital.”

O médico destacou que esses perigos se dão em casos de animais da rua que entram no hospital, pois há projetos em que animais são levados para os hospitais como forma de terapia para os pacientes. “Neste caso há todo um acompanhamento dos bichos, não é um animal da rua”, explicou.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (HGP) informou que acionou os responsáveis para tomar as medidas necessárias e evitar a entrada de animais domésticos no HGP.

“Além disso, será realizada a sensibilização das famílias de pacientes e funcionários para não alimentarem animais e nem jogarem alimentos em local indevido a fim de evitar a aproximação dos mesmos”, diz nota enviada.(fonte:g1/to)

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.