quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Últimas Notícias

Filhote órfão de onça-pintada é resgatado em aldeia indígena no norte do TO

Um filhote órfão de onça-pintada (Panthera onca) foi resgatado nesta terça-feira, 4, na aldeia Manoel Achurê da terraindígena Xambioá, em Santa […]

Um filhote órfão de onça-pintada (Panthera onca) foi resgatado nesta terça-feira, 4, na aldeia Manoel Achurê da terraindígena Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, ao norte do Tocantins, pela equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em ação conjunta entre as gerências de Pesquisa e Informações da Biodiversidade e de Fiscalização Ambiental. Avaliado pelo médico veterinário do Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU), o pequeno felino foi considerado saudável e será destinado para criadouro conservacionista.

O animal, que estava sob cuidados dos moradores da aldeia há aproximadamente trinta dias, terá um recinto especial e alimentação adequada para seu desenvolvimento. Avanilson Karajá, engenheiro ambiental, foi o responsável pela mediação entre o Naturatins e a comunidade indígena. Karajá conta que o filhote foi encontrado por seus tios numa mata onde cachorros o acuava. Após salvarem o filhote passaram a criá-lo. Avanilson orientou os parentes sobre o perigo de manterem um felino criado entre as pessoas e da necessidade de entregá-lo ao órgão ambiental.

A pesquisadora Samara Almeida, que responde pela Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade, esclarece que, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, o pequeno filhote necessita de atenção criteriosa e será destinado para um criadouro conservacionista onde poderá fazer parte de um programa de conservação e terá o acompanhamento constante do Naturatins. “Ações como essa são muito importantes porque tem o objetivo de salvar a vida de órfãos e tentar dar o melhor destino para eles. Tivemos a colaboração de muitas pessoas e instituições, desde a que nos passou a demanda até as que nos ajudaram na articulação e no resgate”, relatou Samara.

O Naturatins contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) por meio da coordenação regional Araguaia de Palmas e da coordenação técnica local de Araguaína, além da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), de Palmas.

CEFAU

Sob a administração do Naturatins, por meio da Gerência de Pesquisa e Informação da Biodiversidade (GPIB), o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) foi instituído pela Portaria nº158/2019, com o objetivo de garantir a proteção da fauna silvestre por meio da operacionalização de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, e de ações socioambientais e educativas, que vislumbra a prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.

Contato para assuntos relacionados à fauna: (63) 3218.2677 / e-mail: fauna@naturatins.to.gov.br

Contato para resgate de fauna silvestre: BPMA 190 e GMA 153.

*Com informações de Angélica Beatriz C. Gonçalves, bióloga e Inspetora de Recursos Naturais do Naturatins.

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.