quinta-feira, agosto 18, 2022

Últimas Notícias

Fila de espera para cirurgias perto do fim

Aquisição de caixas de motores ortopédicos instrumentais poderá diminuir número de pacientes que estão aguardando

Os pacientes que estão aguardando para realizar cirurgias eletivas (veja quadro) nos Hospitais Regionais de Gurupi (HRG) e Araguaína (HRA) e no Hospital Geral de Palmas (HGP) poderão ser atendidos antes do previsto. Isso porque as unidades receberam, ontem, seis caixas de motores ortopédicos instrumentais. A aquisição foi uma parceria do governo do Estado com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

A estudante Sávia Costa, 19 anos, está internada na enfermaria do HGP desde o último dia 11 de junho. A motociclista colidiu com um carro e foi arrastada no asfalto por alguns metros. Com o acidente, Sávia fraturou as duas pernas, a bacia e teve cortes em partes do rosto e na cabeça. Para imobilizar as pernas da jovem foram colocados fixadores. “Eu tinha cirurgia marcada no sábado, mas faltava furadeira”, afirmou. No total, 80 pacientes internados estão aguardando pela cirurgia ortopédica no hospital.

Sesau

Para o secretário Estadual de Saúde (Sesau), Marcos Musafir, os aparelhos ajudarão acelerar cirurgias de trauma e eletivas. “A prioridade é esvaziar os corredores que comportam pacientes vítimas de traumas, lembrando a estes pacientes a importância da prevenção de acidentes, principalmente no trânsito”, disse.

No HGP foram destinados três aparelhos, totalizando cinco motores para todas as cirurgias. “O tempo para esterilizar esse motor e colocar em uso será menor, então vamos poder atender mais pacientes”, afirmou.

O secretário foi questionado sobre a falta de profissionais nas unidades de saúde e justificou que o Estado está proibido de fazer contratações. Além disso, por ser ano eleitoral, não é possível realizar concurso público.

“Estamos em busca de ortopedistas capacitados que possam atender bem a população para uma possível contratação, dependendo das orientações do governo. Hoje as contratações estão proibidas, mas a necessidade da população é superior a isso”, finalizou.

Equipamentos ortopédicos

Aquisição nos hospitais

Geral de Palmas (HGP) – três

Regional de Araguaína (HRA) – dois

Regional de Gurupi (HRG) – um

Tipos de cirurgias realizadas

Ortopédicas

Buco-maxilo-faciais

Neurocirurgias

Torácica

fonte:jornal do tocantins

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.