Últimas Notícias

Equipe da Saúde de Palmeirópolis realiza ações preventivas em escola

A psicóloga orientou os pais a conversarem mais com seus filhos, tirarem um tempinho do seu dia para se relacionar com eles, dando mais atenção, mais afeto.

Nesta terça-feira, 16, a partir das 19 horas, na Escola Estadual Professora Maria Guedes, foi realizada uma reunião com os pais e professores, onde a atual diretora da escola, Gentileza Cangussu, apresentou o quadro de funcionários e os profissionais da Equipe Estratégia da Família e Núcleo Ampliado Saúde da Família, que durante todo o ano letivo estão colaborando com projetos relacionados a saúde física e mental dentro do ambiente escolar, direcionado ao publico alvo que são os adolescentes.

A diretora enfatizou a importância da colaboração dos pais na vida escolar de seus filhos e participação mais ativa em casa, selando vários compromissos dos pais com a escola, entre eles: o cumprimento do horário de chegada e saída, sendo tolerado até 10 minutos de atraso, a importância da ajuda dos pais nas atividades para casa, uso restrito de dispositivos eletrônicos no ambiente escolar (celular, tablet, etc.)

A psicóloga Bruna Gomes do Carmo, do Núcleo Ampliado Saúde da Família, apresentou aos pais e/ou responsáveis, toda a pauta e o cronograma das ações que vem sendo desenvolvidas por ela dentro da escola.

Psicóloga Bruna Gomes apresentando a pauta.

O grupo Resgatando a Autoestima é um projeto cujo objetivo é trabalhar a autoconfiança, ensinar como lidar com a autocritica, cobranças internas e comportamentos sabotadores, bem como estimular os adolescentes a se valorizar e construir uma autoimagem mais positiva, com isso, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal.

Esse acompanhamento vem sendo realizado a mais ou menos 2 anos, com encontros semanais dentro da escola, o publico alvo são adolescentes que apresentam comportamentos de: isolamento, automutilação, alteração de humor, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, entre outros. Esses adolescentes são direcionados pela orientadora e professora da sala de recurso. Portanto sempre há uma rotatividade do grupo.

A participação não é obrigatória. Nesse período, receberam orientação em media de 50 adolescentes, e observou-se uma grande melhora no comportamento e participação na escola, recebendo vários elogios de professores.

A psicóloga orientou os pais a conversarem mais com seus filhos, tirarem um tempinho do seu dia para se relacionar com eles, dando mais atenção, mais afeto.

Logo, Assistente Social do Núcleo ampliado Saude da Familia, Daviane Vieira Lopo, falou que todos os anos as Unidades Básicas juntamente com NASF faz intervenções nas escolas sobre a “Prevenção da violência e a Promoção da Cultura da Paz”.

Mesmo assim os casos vem aumentando e as Unidades Básicas de saúde vem registrando vários casos de violências: doméstica, bullying, sexual, institucional, homicídio, suicídio, acidentes nas relações escolares e de trabalho. Portanto precisamos trabalhar essa temática e promover a paz.

A saúde em parceria com a escola Estadual Maria Guedes estão desenvolvendo o Projeto “HORA SOCIAL” Prevenção da violência e Promoção da Cultura da Paz”. Teve inicio em Abril com tema: Quais os tipos de Violências? O que é a cultura da Paz, Como identificar? Como prevenir? palestra, roda de conversa, dinâmica do 6 ao 9 Ano.

Enfatizou ainda que a paz precisa ser ensinada, aprendida e estimulada, juntos podemos transformar uma cultura de guerra e violência em uma cultura de paz! E parte de cada um de nós pois ninguém muda da noite pro dia!

A mudança é cotidiana, dia após dia, pensar nos meus atos, nas minhas atitudes pois nós pais influenciamos diretamente nossos filhos, se eu grito, falo palavrões, eles irão gritar, e falarão palavrões, então por isso precisamos do apoio dos pais e que cada um se comprometa em pensar em suas atitudes e na mudança de comportamentos, pois não adianta trabalharmos a Prevenção da violência na escola e quando chegam em casa vivenciam a violência!! Pais que gritam, falam palavrões, agride, ignora, não dá atenção!! Tudo isso causa sofrimento e dor para um adolescente!! Portanto faremos a nossa parte e pedimos a colaboração dos pais!

Com essa parceria saude e educação, nos dias 08 a 12 de abril de 2019, foi realizado na Escola Estadual Professora Maria Guedes nos turnos matutinos e vespertino, na cidade de Palmeirópolis Tocantins, do dia oito a doze de abril do ano de dois mil e dezenove a Semana de Mobilização do Grêmio Estudantil em parceria com a Sala de Recursos.

Multifuncionais: Professora Joana D’arc Diniz Andrade, Projeto Resgatando a Autoestima com a psicóloga Bruna Gomes do Carmo e orientadora Lorena, Professores, Coordenação, Direção, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Estratégia Saúde da Família, Igreja Videira: Pastor Kallyston de Souza Barros, Profissional de Educação Física da Academia da Saúde: Ítalo Magalhães, Projeto Rede do Bem e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

 

No dia oito de abril o Grêmio Estudantil recepcionou os alunos e funcionários com o mural de recado “Deixe seu elogio”, alunos e servidores receberam e enviaram recados de elogio.

• Nove de abril foi trabalhado o tema Prevenção do Abuso Sexual com a equipe da Saúde através do teatro: Abuso Sexual na infância e na adolescência: Diante dos olhos; autora do teatro: Zenilde Ferreira de Souza, organizadora: Juliana Correia de Souza. Artistas participantes:

Romilda Machado Ramos de Oliveira, Gleice Lucília Bento Garcia, Mara Layane Alves Benvindo,, Zenilde Ferreira de Souza, Bruna Gomes do Carmo, Maíza Magalhães, Rayra Rezende Macedo, Vitor Manoel Alves da Silva.

No dia dez de abril foi realizada com as turmas do oitavos e novos anos a Palestra sobre: Suicídio e mutilação: Um convite à reflexão, ministrada pela psicóloga Bruna Gomes do Carmo.

No dia onze de abril a equipe da Saúde apresentou um teatro sobre: Suicídio e mutilação: Um convite à reflexão. Artistas participantes: Romilda Machado Ramos de Oliveira, Gleice Lucília Bento Garcia, Mara Layane Alves Benvindo,Zenilde Ferreira de Souza, Bruna Gomes do Carmo, Richart Júnior Barbosa da Silva, Maíza Magalhães, Rayra Rezende Macedo, Vitor Manoel. Finalizando o teatro, o Pastor Kallyston trouxe a palavra de Deus e encerrou o evento do dia com momento de louvor e gratidão a Deus.

No dia doze de abril foi trabalhado o tema Bullying e a capacidade de resiliência com a psicóloga Nara Kássia Garcia de Azevedo e apresentação de música com a Rede do Bem. Finalizamos a semana com uma animada aula aeróbica com o Profissional de Educação Física da Academia da Saude Ítalo Magalhães.

A diretora Gentileza agradeceu a participação de todos envolvidos com as ações desenvolvidas no decorrer da semana, e disse ainda que a semana foi bem produtiva.

Equipe da Saúde.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.