sábado, agosto 13, 2022

Últimas Notícias

Embaixada da Bélgica propõe parcerias acadêmicas e culturais com o Tocantins

O embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, foi recebido na tarde desta terça-feira, 24, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro. Smets está no Tocantins acompanhando o trio de jazz belga – formado por Nathan Daems, Bart Vervaeck e Lieven Van Pee – que faz show na Capital na noite desta terça. 

No encontro, o embaixador apresentou ao secretário um projeto de caráter acadêmico em desenvolvimento entre instituições de ensino belgas e brasileiras – a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) – voltado para pesquisas na área de transportes multimodais; bem como projeto no âmbito da cultura.

De acordo com Jozef Smets, pesquisadores das instituições de ensino estão propondo a realização de uma missão, envolvendo professores da UNB e UFT, e autoridades, para o que descreveu como uma missão prática voltada para a criação de mecanismos e estratégias para favorecer a implantação de programas de multimodalidade de transporte. “Vamos oferecer um programa útil, um estudo mais aprofundado sobre multimodalidade para, posteriormente, ser implantado no Estado”, adiantou.

O secretário Alexandro de Castro expôs ao embaixador a importância desta temática para o Tocantins, levando em conta que a logística é hoje um dos principais elementos de que o Estado dispõe para atrair indústrias. Ele lembrou que, em breve, entrará em operação o porto de Praia Norte e que o aeroporto de Palmas caminha para se tornar um terminal alfandegado. “Nós precisamos de tecnologia para ser aplicada a esta operacionalização. Tudo o que diz respeito a tecnologia e pesquisa que possa ser agregado, o Tocantins precisa”, explicou o gestor da Seden. 

A proposta de realização da missão à Bélgica será formalizada pela Embaixada junto ao Governo do Estado.

Alexandro de Castro também levantou a possibilidade do estabelecimento de uma pauta comercial entre o Tocantins e o país europeu, assim como de ampliação de parcerias na área acadêmica, por meio de projetos que envolvam a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

Na área da cultura, além de incluir o Estado no roteiro do trio de jazz que hoje se apresenta em Palmas, a Embaixada estuda a viabilidade de o Tocantins sediar uma exposição fotográfica de acervo belga. Esta é outra proposta que será formalizada junto ao Governo nos próximos dias.

Também participou da reunião o diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de investimentos da Seden, Paulo Mendonça.

Fonte: Patrícia Saturno/Governo do Tocantins/atitude tocantins

 

Últimas Notícias

spot_imgspot_img

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.