Home Blog

Como fica o cenário politico em Palmeirópolis depois que Édson Reis jogou a toalha e desistiu da pré-candidatura à prefeitura

Nas últimas semanas, diversos episódios vinham incomodando o grupo de Édson Reis (PL)

Na manhã desta terça-feira, (23), moradores de Palmeirópolis foram surpreendidos com a desistência do pai da dupla sertaneja Henrique & Juliano, o empresário Édson Alves dos Reis. Ele tomou uma decisão surpreendente, retirando sua pré-candidatura à prefeitura de Palmeirópolis.

Reis deixou os políticos, admiradores e aliados em estado de choque. Nas últimas semanas, diversos episódios vinham incomodando o grupo de Édson Reis.

O empresário se fragilizou depois de ser alvo de denuncias devido a supostas irregularidades na construção de uma ponte.

O anuncio foi feito através de uma carta aberta registrada em cartório e distribuída na tarde desta segunda-feira (22).

A pré-candidatura de Édson Reis gerou especulações, quando ele foi lançado como candidato, apoiado pelo atual prefeito Bartolomeu Moura Júnior.

A desistência abre espaço para novos candidatos.

Como fica o cenário eleitoral de Palmeirópolis? Dê sua opinião

@mapadanoticia

 

Detran/TO alerta: 30 de abril é o prazo final para que os motoristas com CNH vencendo entre os meses de julho e dezembro façam o toxicológico

Na região Norte 194 mil motoristas estão com o exame pendente, no Tocantins mais de 25 mil condutores ainda precisam realizar procedimento

De acordo com o escalonamento definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o prazo para que motoristas das categorias C, D e E, que ainda não realizaram o exame toxicológico, e estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre julho e dezembro têm até 30 de abril para fazerem o teste.

O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias citadas acima com vencimento da CNH entre os meses de janeiro e junho, terminou em 31 de março.

Com a medida, aqueles com exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho, ou a partir de 31 de maio, para os condutores com CNH vencendo entre julho e dezembro.

Balanço

De acordo com dados da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), em todo o Brasil 3,4 milhões de motoristas ainda não realizaram o exame.

Na região Norte são 194 mil condutores com exame pendente. No Tocantins 25,8 mil condutores ainda precisam realizar esse procedimento. O exame é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E.

Multa

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), alerta os condutores tocantinenses que trafegar com o exame toxicológico vencido é infração de trânsito de natureza gravíssima, o que acarreta uma multa no valor de R$ 1.467 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme o art.165 do CTB.

Em caso de condutores reincidentes, a autuação será de sete pontos na carteira e o valor da multa é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por dois anos.

O exame toxicológico é feito para detectar quaisquer substâncias psicoativas que possam alterar a capacidade psicomotora do condutor – créditos: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

O exame toxicológico deve ser feito em clínicas credenciadas. Amostras de cabelo, pele ou unhas podem ser usadas no teste, que identifica se o condutor fez o uso de alguma substância proibida, como drogas.

A validade é de dois anos e seis meses. Se o exame der positivo, o motorista tem o direito de dirigir suspenso e fica impedido de emitir ou renovar a CNH por 90 dias.

Consulta ao exame toxicológico

Para os condutores que desejam saber se o prazo do exame está vencido, a consulta pode ser feita pelo aplicativo da CNH digital. Ao abrir o app, o usuário deve clicar em “condutor”, logo em seguida, no canto inferior esquerdo, em “Acessar a CNH”.

Depois, desliza a tela até para o lado direito até o final e encontrará a opção “exames toxicológicos”, onde poderá ver a validade do seu exame.

E se o condutor não quiser fazer o exame?

O condutor que não quiser realizar o exame toxicológico, terá que obrigatoriamente efetuar o processo de rebaixamento da CNH para a categoria B, que não precisa do exame.

Ao optar por rebaixar a categoria da CNH para a B, o interessado deve procurar uma das unidades do Detran/TO e abrir um processo de renovação.

Através deste processo o condutor, no momento da avaliação médica, vai informar ao médico o interesse em rebaixar a categoria.

O órgão executivo de trânsito frisa que uma vez feito o rebaixamento, o condutor só poderá solicitar uma nova categoria mediante abertura de um novo processo.

Laboratórios

Para realização do exame os condutores devem ir diretamente a um dos laboratórios credenciados junto ao Detran/TO. A lista completa dos laboratórios habilitados no Tocantins pode ser encontrada aqui.

Após realizar o exame o condutor deve ficar atento ao lançamento dos resultados pelo laboratório através do aplicativo da CNH Digital.

O prazo de validade do exame, depois de feito, é de 90 dias, se o laboratório não fizer o lançamento do resultado dentro desse prazo o condutor perde o exame e precisará fazer um novo.

 Nayna Peres/Governo do Tocantins

Evoney Fernandes: o embaixador musical do Tocantins se apresenta em Palmeirópolis

Cantor leva as raízes e a cultura do Estado para todo o país, promovendo orgulho e reconhecimento da terra natal

Natural da cidade de São Bento do Tocantins, o cantor Evoney Fernandes vem se destacando como um verdadeiro embaixador musical do Estado, propagando o nome e as raízes tocantinenses por todos os cantos do Brasil.

Desde o ano passado, o artista tem percorrido diversas cidades brasileiras, levando consigo não apenas sua música, mas também o orgulho inabalável de suas origens tocantinenses.

Em cada apresentação, Evoney faz questão de erguer a bandeira do Tocantins, destacando a riqueza cultural e natural que caracteriza o Estado.

Evoney Fernandes: o embaixador musical do Tocantins conquista o Brasil

Seja em palcos pequenos ou grandes, o artista não perde a oportunidade de convidar o público a conhecer as belezas e peculiaridades do Tocantins, promovendo a terra natal com paixão e autenticidade.

Para os tocantinenses, Evoney Fernandes tornou-se mais do que um cantor talentoso, ele é considerado um verdadeiro embaixador cultural, cujo trabalho contribui de forma significativa para a promoção do Tocantins em âmbito nacional.

Sua dedicação em representar e exaltar as tradições e a identidade do Estado não passa despercebida, conquistando não apenas fãs de sua música, mas também admiradores da cultura tocantinense em geral.

Com sua voz única e seu compromisso com suas raízes, Evoney Fernandes continua a trilhar seu caminho como um dos mais brilhantes representantes da música tocantinense, levando consigo não apenas melodias cativantes, mas também o amor e o orgulho por sua terra natal.

Atenção

No dia 27 de abril vai acontecer pela primeira vez em Palmeirópolis o grande show ‘cultural e beneficente’, com a presença do artista Evoney Fernandes: o embaixador musical do Tocantins.

Prepare seu coração, a festa vai acontecer no Parque de Exposição de Palmeirópolis com uma noite inesquecível.

O objetivo, segundo os organizadores, é promover ações voluntárias que beneficiem pessoas carentes e assim possibilitar uma maior inclusão social.

Fique ligado

A entrada: 2kg de alimentos não perecíveis;

Corre para trocar seu alimento com antecedência e garantir sua vaga:  Na Shalom papelaria e Bar do Gringo em Palmeirópolis

Organização: Shalom Publicidades e Eventos;

Apoio: Deputado Federal – Felipe Martins;

Secretaria de Turismo e Cultura do Estado;

Governo do Tocantins.

@mapadanoticia

 

 

Em carta aberta Edson Reis desiste da pré-candidatura a prefeito de Palmeirópolis 

O cenário mudou: quem será o próximo nome na disputa 

Edson Alves dos Reis, pai de Henrique e Juliano, irmãos que formam dupla sertaneja desistiu da pré-candidatura a prefeito de Palmeirópolis.

O empresário que é do (Patriota), confirmou sua desistência através de uma carta aberta assinada e registrada em cartório na tarde desta segunda feira, 22, após ser denunciado sobre uma suposta ponte em ano eleitoral.

Leia a carta aberta na integra

Entenda

Semana passada, o clima de sucessão municipal em Palmeirópolis esquentou com a notícia de bastidores, de que o prefeito Bartolomeu Moura desistiu de sua reeleição e convidou Edson Reis para colocar seu nome à disposição na corrida eleitoral. Com isso, o secretário Fábio Vaz recuou ao lançar Wlisses Barros na disputa.

Nas eleições de 2020 Bartolomeu derrotou Wllisses e o empresário Uadas Xavier com o apoio do então prefeito Fábio Vaz, que deixou a gestão com alta popularidade. O grupo de Enoque Souza aliou ao seu seu “adversário” Fábio Vaz, ainda nas eleições do governador Wanderley Barbosa em 2022, foi quando Bartolomeu Moura saiu fora para apoiar outros candidatos, acontecendo ali um racha.

A pergunta é

O prefeito Bartolomeu Moura vai lançar qual nome agora?

E Fábio Vaz, será que vai apostar nos vereadores da base?

Wlisses Barros volta ao cenário?

Jamilton Guedes continua na disputa?

Neto Fiscal deslancha na corrida?

Ou você acredita numa surpresa nova para concorrer a prefeitura ?

O jornal vai estar acompanhando tudo em tempo real. Se inscreva e dê sua opinião.

https://www.instagram.com/mapadanoticia/

Palmeirópolis recebe “selo ouro” do MPE/TO por bons resultados em campanhas vacinais ao longo de 2023

O título homenageia gestores e profissionais da saúde por resultados obtidos durante campanhas vacinais ao longo de 2023

Palmeirópolis e mais 39 municípios do Tocantins foram premiados com o “Selo Ouro” de amigo da vacina, reconhecimento conferido pelo Ministério Público do Tocantins (MPE/TO), nesta última sexta-feira 19 de abril.

A premiação, entregue na sede da instituição em Palmas, faz parte do projeto “MP na Vacina”, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSAÚDE), órgão auxiliar do MPE/TO, responsável pela assistência à atuação de promotores em casos relacionados ao segmento saúde no Tocantins.

O prefeito Bartolomeu Moura Júnior, acompanhado de secretários e da sua esposa, a primeira dama Deusiney Marques, representaram o município e todos os demais servidores durante o evento realizado em Palmas.

Presente na cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também cumprimentou os vencedores e reforçou a importância de valorizar os municípios que se empenharam para alcançar os índices vacinais. O gestor ainda enalteceu a iniciativa do MPE/TO neste sentido, pioneira em todo o país.

85 municípios premiados

Na categoria bronze foram premiados 45 municípios: Ananás, Angico, Aurora Do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus, Buriti, Cachoeirinha, Caseara, Chapada De Areia, Combinado, Couto Magalhães, Cristalândia, Dois Irmãos, Dueré, Esperantina, Fátima, Goianorte, Itaguatins, Itaporã, Lagoa do Tocantins, Luzinópolis, Marianópolis, Mateiros, Miranorte, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Peixe, Pequizeiro, Piraquê, Pium, Recursolândia, Sampaio, Sandolândia, Santa Rita, Santa Tereza, São Salvador, Silvanópolis, Tabocão, Taipas do Tocantins, Tocantinópolis e Xambioá.

Na categoria OURO além de Palmeirópolis foram premiados 39 municípios: Almas, Aragominas, Araguaçu, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Bandeirantes, Barrolândia, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Chapada da Natividade, Dianópolis, Divinópolis, Itacajá, Itapiratins, Guaraí, Juarina, Lagoa da Confusão, Lizarda, Miracema do Tocantins, Nova Olinda, Palmeiras do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Riachinho, Santa Maria, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião, Sítio Novo, Sucupira, Talismã, Tupiratins e Wanderlândia.

Da redação

 

Governador Wanderlei Barbosa prestigia comemoração do 28º aniversário de Barra do Ouro

Programação contou com shows e eventos esportivos, que atraíram pessoas de toda a região

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou neste sábado, 20, na praça Nemésio Miranda, a programação comemorativa dos 28 anos de emancipação política do município de Barra do Ouro, no norte do estado.

overnador Wanderlei Barbosa cumprimenta a população na praça Nemésio Miranda

As comemorações tiveram início na sexta-feira, 19, com programação esportiva e musical.

“Eu quero parabenizar a cidade de Barra do Ouro, os barroerenses e a gestão da prefeita Nélida, que tem feito uma transformação na cidade”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. O Governador lembrou que o município, com seus 28 anos de emancipação, tem muito a comemorar. “A cidade está bem cuidada, somos parceiros e queremos sempre ajudar. Parabéns Barra do Ouro”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, contou que já é uma tradição comemorar o aniversário da cidade com uma grande programação e a presença do Governador este ano foi muito importante e demonstra o respeito que ele tem pela cidade.

A prefeita de Barra do Ouro, Nélida Vasconcelos, ficou grata com a presença do governador Wanderlei Barbosa na celebração dos 28 anos da cidade

“É o vigésimo oitavo ano de emancipação do nosso município e foi motivo de gratidão ter o governador Wanderlei aqui com a gente, nos prestigiando. Ele tem contribuído muito com o município”, enfatizou a gestora.

O encerramento da programação contou com shows dos cantores nacionais Kaio Fonseca, Joan Alessandro, Lelis, Alanzin Coreano. O momento mais esperado da noite foram as apresentações dos cantores Eduardo Costa e Washington Brasileiro, que atraíram milhares de pessoas da região.

História

A cidade de Barra do Ouro foi fundada em 26 de abril de 1996, pelo senhor Nermizio Machado Miranda, primeiro prefeito do município, sendo desmembrado de Goiatins sete anos após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O primeiro morador a fixar residência foi o senhor Impotêncio.

Após 14 anos, veio o segundo morador, o senhor Inação, que casou-se e estabeleceu família no município.

Em 16 de dezembro de 1940, um garimpeiro, que por ali passava, Sr. Sandes Carvalho, bamburrou na divisa do riacho Gorgulho afluente do Rio Tocantins, que fazia junção com o córrego Bacabal.

Surge então o Rio Ouro, no lugar do rio Gorgulho, vindo logo após dar origem à Vila Barra do Ouro.

Em 1980, com a grande enchente do Rio Tocantins, surgiu a ideia de construir uma sede mais distante da margem do rio, pois até então, desde a criação da Vila, os poucos moradores moravam próximo ao leito do rio.

Em 1990, com outra grande enchente, surge o povoado da Cidade Nova, a 3 km da margem do rio, bastante questionado pelos moradores que ali residiam.

Em 1992, já com mais ou menos 300 habitantes, surgiu a ideia da emancipação do município. Elevado à categoria de município e distrito, com a denominação de Barra do Ouro, pela Lei Estadual nº 829, de 26 de abril de 1996, desmembrado de Goiatins.

O município foi instalado em 1º de janeiro de 1997. A economia é baseada na agricultura e pecuária.

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa conduz solenidade que marca a promoção e o reconhecimento dos militares tocantinenses

Além das promoções concedidas, cerca de 50 militares receberam honraria, sendo de polícias de outros estados como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo

O Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) em Palmas foi palco da solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares do Tocantins, nesta sexta-feira, 19.

A solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares do Tocantins, acorreu nesta sexta-feira, 19

O evento foi conduzido pelo governador Wanderlei Barbosa, que demonstrou reconhecimento ao trabalho dos policiais militares reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização e o fortalecimento da segurança pública no Estado.

“É uma honra estar aqui hoje para reconhecer o trabalho árduo e a dedicação dos nossos policiais militares. Esperamos que essa promoção seja regular, que todo ano seja realizada, por meio dos cursos de formação e outras atividades. Esperamos que os policiais recebam esse benefício de direito para suas carreiras, o que é importante”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O evento foi conduzido pelo governador Wanderlei Barbosa, que demonstrou reconhecimento ao trabalho dos policiais militares

O comandante-geral da Polícia Militar (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa, ressaltou a importância da solenidade e o significado por trás das promoções e das homenagens.

O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, ressaltou a importância da solenidade e o significado por trás das promoções e homenagens

“Hoje é um dia festivo para a Polícia Militar, pois comemoramos o dia do patrono nosso, Tiradentes, com as promoções e a concessão de medalhas. Os resultados dos investimentos, que o governador Wanderlei Barbosa tem feito na nossa Polícia, aparecem na rua. São inúmeras operações bem exitosas, diminuição de índices de criminalidade e isso é fruto de todo o trabalho que tem sido feito”, afirmou o coronel Márcio Antônio Barbosa.

A solenidade contou ainda com a presença da primeira-dama do estado do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.

Promoções

A Lei n° 2.575/2012 define as promoções dos policiais militares do Tocantins como atos administrativos que reconhecem mérito e habilidade para ocupar postos ou graduações superiores.

Essas promoções são realizadas de forma seletiva, gradual e sucessiva, preenchendo vagas existentes de acordo com um planejamento de carreira para cada especialidade da Polícia Militar.

Todo o planejamento é feito pela PMTO, garantindo um fluxo regular e equilibrado de promoções, conforme suas necessidades e os interesses da administração pública estadual.

As promoções seguem critérios de antiguidade, considerando precedência hierárquica e merecimento; e avaliando as qualidades e os atributos do militar ao longo da carreira e em cargos exercidos; e escolha, feita pelo chefe do poder Executivo para o posto de coronel, considerando a qualificação para cargos de comando, chefia ou direção.

A militar Janice Mara Souza recebeu a promoção. Contribuindo por quase duas décadas com os trabalhos na Polícia Militar, agora, ela recebe a patente de tenente-coronel.

A militar Janice Mara Souza recebeu a promoção, a policial contribui por quase duas décadas com os trabalhos na Polícia Militar, agora, ela recebe a patente de tenente-coronel

“A promoção é o ápice da nossa carreira militar, então ascender a um posto de oficial superior, como tenente-coronel, é a maior alegria que um militar pode ter para toda a carreira profissional, porque é um momento em que você vê o reconhecimento da sua dedicação”, comemorou a nova tenente-coronel.

Honrarias

Além das promoções, foram entregues medalhas como reconhecimento pelo serviço prestado, incluindo a Medalha Tiradentes, a Medalha do Mérito Policial Militar e a Medalha de Tempo de Serviço. As honrarias foram cedidas a civis e militares, sendo muitos deles de outros estados.

Cerca de 50 militares receberam a honraria, sendo de polícias de outros estados como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo

Cerca de 50 militares receberam a honraria, sendo de polícias de outros estados como Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

Entre os homenageados, estão os policiais militares que trabalharam de forma conjunta com o Tocantins, na operação Canguçu, realizada em 2023 para capturar uma quadrilha suspeita de tentativa de assalto a uma transportadora em Confresa, no Mato Grosso.

As forças policiais mineiras ajudaram a conter os criminosos que fugiram para a Ilha do Bananal após cometer o crime no estado vizinho.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, agradeceu a homenagem e o reconhecimento, destacando que a iniciativa reforça a parceria entre as polícias do Brasil.

“A homenagem é muito importante, pois são ações como essa que aumentam o laço de cooperação, de inteligência e de apoio que as polícias militares precisam prestar aos seus estados. Tenho certeza de que nós vamos ampliar ainda mais essa cooperação operacional entre os nossos estados”, comentou o coronel Rodrigo Piassi.

Guilherme Lima: Crédito das fotos: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Palmeirópolis é destaque entre os vencedores do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Iniciativa reconhece prefeitos que desenvolveram ações de empreendedorismo nos município

 Foto: Divulgação/Sebrae Tocantins

 

Como forma de reconhecer e celebrar a criatividade empreendedora, o 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) premiou, na noite desta quinta-feira, 18, em Palmas, nove gestores municipais que se destacaram à frente de iniciativas inovadoras em suas cidades.

O objetivo da premiação é destacar o papel de gestores comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do Executivo Municipal, a partir de iniciativas que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

Neste ano, o Tocantins registrou um marco significativo, com um total de 62 inscrições em todo o Estado, maior participação já vista desde sua criação em 2001. Os primeiros lugares de cada uma irão agora concorrer a premiação nacional, em Brasília.

Na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, a Prefeitura de Palmeirópolis ficou com o primeiro lugar.

Na categoria Turismo e Identidade Territorial, a primeira colocação foi para a Prefeitura de Lajeado.

Já a Prefeitura de Araguaína levou o primeiro lugar em duas categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo e Empreendedorismo na Escola.

No quesito Governança Territorial quem venceu foi a Prefeitura de Marianópolis do Tocantins.

Na categoria Inclusão Produtiva, a Prefeitura de Dianópolis levou o primeiro lugar.

Quanto à categoria Sala do Empreendedor, a Prefeitura de Divinópolis do Tocantins venceu.

No sul do Estado, a Prefeitura de Gurupi venceu o primeiro lugar na categoria Cidade Empreendedora.

Na categoria Empreendedorismo Rural, a Prefeitura de Santa Rita do Tocantins conquistou a posição de primeira colocada.

Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae, ressaltou que o prêmio é um reconhecimento aos gestores que ocorre há mais de 20 anos e que, de fato, tem gerado muitos resultados para o Estado, por meio de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento dos pequenos negócios.

“O Tocantins tem uma peculiaridade, onde 98% das empresas são de pequenos negócios. Nesta direção, o Sebrae realiza o prêmio com a intenção de assegurar que as boas práticas de gestão empreendedora para os empreendedores sejam reconhecidas e multiplicadas”, destaca.

Os principais públicos do PSPE são microempreendedores Individual (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), Agricultores Familiares, Produtores Rural, Pessoa Física, Artesãos, e Empreendimentos Econômicos Solidários.

Etapa nacional

A etapa nacional da premiação começa a partir de 21 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos estados serão avaliados pela comissão nacional.

A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). Desde 2001, quando ocorreu a primeira edição, já foram inscritas no prêmio mais de onze mil iniciativas, oriundas de todos os estados brasileiros.

Mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das burocracias municipais no que diz respeito a agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.

Neste ano, foram registrados mais de 2,5 mil projetos inscritos em todo país, superando a última edição. O prêmio que é realizado a cada dois anos, teve em 2021, cerca de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do País.

Sebrea Tocantins

 

Com o tema Bioeconomia e a participação de 900 expositores, governador Wanderlei Barbosa lança oficialmente a Agrotins 2024

Feira de Tecnologia Agropecuária ocorrerá de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha

Em uma cerimônia realizada no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, o governador Wanderlei Barbosa lançou oficialmente, nesta terça-feira, 16, a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins).

Este evento é o maior da Região Norte do Brasil no campo agrotecnológico, estabelecendo-se como uma referência nacional. A Agrotins 2024 ocorrerá entre os dias 14 e 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, com o tema Bioeconomia, uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável.

Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou o compromisso da gestão com a realização do evento e o impacto positivo que a Agrotins proporciona aos produtores, além de impulsionar a economia em âmbito nacional.

Governador Wanderlei Barbosa lançou oficialmente a Agrotins 2024, destacando o compromisso com o meio ambiente – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

“Queremos que as pessoas venham ao Tocantins para conhecer a potencialidade do nosso agronegócio. Esta é uma feira do Estado e estamos sempre empenhados em realizá-la da melhor forma possível. A Agrotins é um ambiente democrático, onde todos são bem-vindos, e vamos fazer desta Feira um momento institucional, para abraçar os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes”, afirmou.

Também presente no evento, o vice-governador Laurez Moreira ressaltou a importância da Agrotins para o cenário nacional, destacando o papel fundamental do Tocantins no agronegócio.

Vice-governador Laurez Moreira enfatizou o papel crucial da Agrotins para o progresso do Tocantins no cenário nacional – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

“Hoje, estamos em um evento muito importante para o nosso Estado, pois se trata de uma feira consolidada em todo o Brasil. As pessoas já reconhecem a importância desse evento para a agricultura e a pecuária modernas, e é isso que queremos mostrar ao Brasil, a potencialidade do Tocantins. O governador Wanderlei Barbosa está de parabéns”, destacou.

Público lotou o auditório do Palácio Araguaia durante o lançamento da AGROTINS 2024- Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O evento lotou o auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com a presença da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, bem como de outras autoridades, empresários e público em geral.

Agrotins 2024

Mais de 900 expositores participarão da Agrotins neste ano. A feira compreende unidades demonstrativas de campo, áreas para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, comercialização de produtos regionais e comercialização de animais.

O tema Bioeconomia será tratado como uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável. Essa temática corrobora com a promoção e a colaboração entre o Governo do Tocantins e as empresas, visando fortalecer as cadeias de produção que utilizam os recursos naturais de maneira consciente.

O objetivo é ampliar a participação de diversos tipos de produtores e comunidades nos arranjos econômicos relacionados à bioeconomia, mantendo o foco na sustentabilidade.

O secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café, expressou a expectativa de superar os patamares das edições anteriores – Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, expressou a expectativa de superar os patamares das edições anteriores, com um forte compromisso com a temática da Bioeconomia.

“Estamos comprometidos em impulsionar práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais e incentivando a inovação em toda a cadeia produtiva. Acreditamos que a bioeconomia, não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental e o bem-estar social”, enfatizou.

Já o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, ressaltou o empenho da secretaria na realização do evento, enfatizando a importância da sustentabilidade, especialmente da temática deste ano, que aborda a bioeconomia.

Secretário de Estado do MeioAmbiente, Marcello Lelis, destacou a importância da sustentabilidade na Agrotins 2024, promovendo práticas agrícolas e pecuárias responsáveis – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

“É possível unir agronegócio com sustentabilidade e responsabilidade social. O Tocantins tem um potencial gigantesco para a bioeconomia e já tem muitas iniciativas em andamento. A Feira traz à tona esse tema como um todo. Nós, da Semarh, estamos imersos na bioeconomia. Este ano, teremos, pela primeira vez, um espaço totalmente dedicado à secretaria, onde apresentaremos iniciativas sustentáveis e reais que já estão em andamento na área de bioeconomia no Tocantins”, afirmou.

Novidades

Na 24ª edição da Feira, os participantes encontrarão uma infraestrutura aprimorada. A área total foi expandida para 500 mil m², com mais de 200 mil m² dedicados à exposição, permitindo uma maior participação de empresas e comerciantes.

Destaca-se também a ampliação do espaço para as vitrines tecnológicas de sementes de grãos. No parque, estão sendo construídos 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio à beira do lago.

A pavimentação adicional contemplará ainda mais de 28 mil m². Este investimento de R$ 23.057.019,45 é proveniente do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics) e será destinado à pavimentação em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros melhoramentos.

Campo de negócios

Como uma vitrine para as mais recentes tecnologias do setor agropecuário, a Agrotins se destaca como um espaço de oportunidades comerciais excepcionais.

O enfoque na temática da Bioeconomia é motivo de grande entusiasmo para o Thiago Amorim, diretor de agropecuária da Agrojem, um grupo de agronegócio com gestão inovadora no campo.

Ao participar deste evento em mais uma edição, ele expressa sua empolgação em ampliar os horizontes comerciais, dado seu envolvimento na área da bioeconomia.

Diretor da AGROJEM, Thiago Amorim, falou sobre as possibilidades de negócios na Agrotins, especialmente na área de bioeconomia – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

“É muito interessante, pois já estamos envolvidos com a bioeconomia há algum tempo, com práticas como reciclagem e dejeto confinamento, que transforma-se em adubo orgânico mineral para ser utilizado nas áreas de lavoura. Somos defensores da bioeconomia e estamos entusiasmados com o tema deste ano”, pontuou Thiago.

Realização

O evento contou a presença da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero e de outras autoridades – Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agronegócio, instituições e órgãos públicos, de pesquisa e educacionais.

Guilherme Lima/Governo do Tocantins

Vagas para instrutores de energia e gestão de produção com salários de R$ 4,4 mil estão abertas

As vagas são para o Senai. O período de inscrição para instrutor de energia vai até esta sexta-feira (19) e instrutor de gestão de produção até sábado (20)

Estão abertas as inscrições para instrutor de energia e gestão da produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

As vagas são para Palmas e Araguaína e as inscrições podem ser feitas no site do Senai.

As duas vagas têm salários de R$ 4.459, auxílio alimentação de R$ 1.050, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida. A carga horária é de 40h semanais.

Araguaína

Em Araguaína a vaga é para instrutor de energia. As inscrições vão até esta sexta-feira (19). O candidato deve ter ensino superior em Engenharia Elétrica ou Engenharia Eletrônica.

Também é desejável que o interessado tenha curso técnico em eletrotécnica, eletrônica, eletroeletrônica ou automação industrial e experiência mínima de 6 meses na área.

Palmas

Na capital a vaga é para gestão de produto e os interessados podem se inscrever até sábado (20). O candidato deve ter ensino superior em Engenharia da Produção ou Administração.

Também é desejável pós-graduação em engenharia e/ou gestão da produção. Para concorrer a vaga, é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.

Para se inscrever é necessário acessar o site do Senai e ir na aba ‘Trabalhe Conosco’.

Aposta do Tocantins acerta os cinco números da Mega-Sena e leva mais de R$ 55 mil

Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou para R$ 72 milhões. Veja números sorteados

Uma aposta simples feita em Araguaína acertou a quina no concurso 2.717 da Mega-Sena sorteado na noite desta terça-feira (16), e levou R$ 55.368,20.

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 72 milhões.

Veja os números sorteados: 09 – 23 – 25 – 26 – 35 – 58.

Outros 28 jogos feitos no Tocantins acertaram a quadra e receberam prêmios de R$1.107,90. O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (18).

Como apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos.

É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.

Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 5, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 22.522,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

g1 Tocantins.

 

Vaqueiro e cavalo morrem após choque elétrico em caminhão

Jovem de 22 anos era alogoano e veio ao Tocantins competir em circuito de vaquejada.

Um jovem vaqueiro e seu cavalo morreram depois de sofrerem um choque elétrico durante uma vaquejada em Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Esdras Ferro, de 22 anos, era de Alagoas e veio ao Tocantins para competir no evento.

Segundo testemunhas, na tarde de segunda-feira (15), Esdras e o tratador de cavalos que o acompanhava foram puxar a passarela do caminhão para descer o cavalo quando receberam uma descarga elétrica e ficaram grudados no veículo.

Pessoas que viram o acidente tentaram ajudar, mas só conseguiram desgrudar o tratador. O vaqueiro chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Augustinópolis, mas não resistiu.

Esdras participaria do circuito de vaquejadas organizado pelo grupo Zé Pena, que começa na quarta-feira (17), no Parque de Exposições Dilson Martins.

A diretoria do Sindicato Rural de Augustinópolis e os organizadores do evento disseram, em nota de esclarecimento, que a descarga elétrica que vitimou Esdras partiu do caminhão que ele e outro homem estavam descarregando, e que todos os cuidados com instalação e estrutura elétrica foram tomados junto ao Corpo de Bombeiros.

A nota também informa que o proprietário do caminhão e o grupo Zé Pena estão prestando auxílio à familia da vítima.

De acordo com a família de Esdras, o rapaz estava em ascenção no ramo das vaquejadas em Alagoas e costumava viajar para competir em outros estados. Ele competia na categoria amador e havia sido premiado recentemente.

Esdras morava em Minador do Negrão (AL). A câmara de vereadores do município lamentou a morte do jovem e prestou solidariedade aos amigos e família.

Câmara de vereadores lamenta morte de vaqueiro — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O corpo de Esdras está sendo transportado para Alagoas e será velado em Minador do Negrão, onde reside sua família.


g1 Tocantins.

Contas do último mandato do ex-prefeito de Palmeirópolis são aprovadas com 7 votos a favor

Com sete votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, os parlamentares da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeirópolis julgaram e aprovaram as contas do último mandato (2016-2020) do ex-prefeito de Palmeirópolis, Fábio Pereira Vaz, que hoje é titular da Secretaria Estadual da Educação

O julgamento dos vereadores referendou o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), o que foi determinante para a aprovação das contas do gestor, consolidando uma gestão pautada pela responsabilidade fiscal e transparência administrativa.

A validação das contas também passou pela análise das comissões de Constituição e Justiça, Finanças, Orçamento e Tributação, Fiscalização e Controle.

A Sessão da Câmara foi conduzida pela presidente da Casa, a vereadora Sônia Damares Sousa, que destacou a aprovação como um marco significativo para Palmeirópolis.

“Não foram encontradas irregularidades para a rejeição das contas. A aprovação quase unânime reconhece o resultado de uma administração comprometida com a ética e o respeito à coisa pública “, enfatizou Sônia.

O ex-prefeito de Palmeirópolis, Fábio Vaz, que hoje ocupa o cargo de titular da Secretaria Estadual da Educação, recebeu com satisfação a notícia da aprovação de suas contas pelo TCE-TO e pela Câmara de Vereadores de Palmeirópolis.

Contas do último mandato do ex-prefeito Fábio Vaz são aprovadas

“A expectativa pela aprovação das contas era grande e positiva. Depois de tanto tempo, o reconhecimento da seriedade da gestão chegou! Esse resultado, vem validar um árduo e longo trabalho desenvolvido por uma equipe, sempre priorizando políticas públicas essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Palmeirópolis”, destacou Vaz. Segundo ele, é a primeira vez em 24 anos que um ex-prefeito de Palmeirópolis tem suas contas aprovadas por dois mandatos consecutivos.

De acordo com o vereador Fábio Gonçalves, o município já enfrentou diversos casos de prefeitos com as contas rejeitadas. “Aqui, a rejeição de contas dos gestores não era novidade. Em mandatos anteriores, a população se constrangia com a rejeição das contas de prefeitos. Fico feliz com essa aprovação, já que pude acompanhar a gestão do Fábio Vaz, como Prefeito, sempre pautada pelo compromisso em resultados positivos e em harmonia com a equipe”, afirmou Gonçalves.

Para a vereadora Hildene Macedo, que acompanhou a gestão de Fábio Vaz como vereadora, esta aprovação valida o perfil de líder comprometido e responsável. “A aprovação das contas é a prova irrefutável do compromisso incansável da gestão em gerir os recursos públicos de forma transparente, com competência e dedicação ao progresso da cidade” enfatiza Hildene. “O Fábio concluiu com excelência sua trajetória municipal”, conclui.

“Quero agradecer toda a equipe de servidores que esteve comigo na gestão da Prefeitura de Palmeirópolis, trabalhando com responsabilidade e compromisso por resultados positivos”, finaliza Fábio Vaz.

A aprovação ocorreu na última sexta-feira, 5, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeirópolis.

Trajetória

O ex-prefeito de Palmeirópolis, Fábio Vaz, coleciona algumas atuações políticas em Palmeirópolis. Foi eleito vereador por dois mandatos, no período de 2005 a 2012, quando também atuou como professor.

A gestão no executivo municipal ocorreu por dois mandatos seguidos, no período de 2013 a 2020, momento em que o município passou a contar com um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Tocantins.

Atualmente, Fábio Pereira Vaz responde como titular da Secretaria Estadual da Educação do Tocantins, desde 2022. Ele também é professor efetivo da Rede Estadual de Educação, licenciado em Letras, pós-graduado em Metodologia de Ensino e Linguagens, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Da redação

Assembleia Legislativa do Tocantins divulga locais de provas do concurso público

Para a aplicação das provas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mobilizou 34 unidades de ensino nas nove cidades

Estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) desta terça-feira, 9, a relação dos locais de provas dos candidatos do concurso público.

O certame será realizado neste sábado, 13, das 13 às 18 horas; e no domingo, 14, das 8 às 12 horas e das 14 às 19 horas.

Os horários e locais exatos também estão disponíveis para conferência no site do concurso da Aleto, por meio do link:
https://conhecimento.fgv.br/concursos/aleto.

O concurso público da Aleto teve 29.804 inscrições homologadas para 107 vagas em 33 áreas de atuação, incluídos cargos de técnico e analista legislativo, de nível médio e superior, respectivamente, além das carreiras específicas de policial legislativo e de procurador jurídico.

Para a aplicação das provas, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mobilizou 34 unidades de ensino nas nove cidades nas quais serão realizadas as provas objetivas e discursivas neste final de semana: Araguaína, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Palmas e Tocantinópolis.

Provas por áreas
A prova objetiva para os candidatos ao cargo de procurador jurídico será aplicada no dia 13 de abril, das 13 às 18 horas; e a prova discursiva, no dia 14 de abril, das 8 às 12 horas.

Já para os candidatos aos cargos de técnico legislativo (nível médio),
nas áreas de assistência administrativa; audioeditoração; cinegrafia;
fotografia; tradução e intepretação de LIBRAS; e técnicas em áudio; em enfermagem; em segurança do trabalho; e em design gráfico; além de policial legislativo II, as provas objetivas serão aplicadas no dia 14
de abril, das 8 às 12 horas.

Também no dia 14 de abril, só que das 14 às 19 horas, serão aplicadas as provas objetivas para os candidatos aos cargos de analista legislativo (nível superior), nas áreas de administração; auditoria e controle externo; ciências contábeis; ciências econômicas; cerimonial; direito; enfermagem; análise de sistema; análise de suporte de informática; suporte técnico em informática; desenvolvimento de sistema; web designer; jornalismo; medicina; pedagogia; psicologia; publicidade; relações públicas; revisão; engenharia; arquitetura; e técnico jurídico.

Especificamente para as áreas de revisão, jornalismo e técnico jurídico, juntamente com as provas objetivas também serão aplicadas as provas de redação.

No site:
https://www.al.to.leg.br/noticia/14049/aleto-divulga-locais-de-provas-do-concurso-publico

Ascom Aleto

Governo do Tocantins inicia planejamento da Temporada de Praia 2024

Encontro reuniu secretarias parceiras e instituições privadas que compõem o Comitê Gestor

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou nesta terça-feira, 9, no Palácio Araguaia, reunião de planejamento estratégico para elaborar a programação da temporada de praia de 2024.

A pauta da reunião, conduzida pelo secretário Hercy Filho, envolveu diversas secretarias parceiras e membros do Comitê Gestor.

Encontro reuniu secretarias parceiras e instituições privadas que compõem o Comitê Gestor – Créditos:Camila Rodrigues\Governo do Tocantins

Dentre os objetivos traçados, o Governo do Tocantins quer ampliar a capacidade de geração de fluxo de turistas e, consequentemente, aumentar a renda das comunidades e consolidar as praias do Tocantins como um dos destinos mais visitados do país durante as férias de julho.

Considerando que o planejamento é a espinha dorsal da gestão do governo de Wanderlei Barbosa, o gestor da Setur defendeu que o alinhamento das ações entre todos os envolvidos será de fundamental importância para a execução assertiva do projeto.

“Queremos fazer da temporada de praia no Tocantins um produto turístico. Porém, devemos realizar esse projeto em sua amplitude, com ações e estratégias para consolidar esse produto. Dentre tantos quesitos, o turista prioriza contar com segurança para ele e toda a sua família”, disse o secretário Hercy Filho.

Governo destaca que o alinhamento das ações entre os envolvidos será fundamental para a execução assertiva do projeto – Créditos: Camila Rodrigues\Governo do Tocantins

Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para uma maior conscientização voltada para a  manutenção da limpeza das praias, financiamentos para os municípios propostos pela Agência de Fomento, mais investimento em segurança, sustentabilidade, dentre outros.

A secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Mônica Avelino, propôs a adoção de um protocolo sustentável que poderá ser  adotado pelos gestores municipais que contemple sugestões de layouts, modelos de banheiros, destinação correta dos resíduos sólidos dentre outras diretrizes.

“Se o turista chegar, tiver acomodações, for bem assistido ele vai voltar, então, a gente precisa trabalhar em conjunto para fazer esta definição deste protocolo”, propôs a secretária.

O secretário Hercy Filho finalizou a reunião destacando que é indispensável o envolvimento e comprometimento de todos os setores para que o turista e os municípios sejam beneficiados e se faça uma temporada de praia que contemple a todos”.

Membros do Comitê Gestor presentes

Agência de Fomento do Estado do Tocantins; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins; Departamento Estadual de Trânsito- DETRAN; Federação do Comércio, Bens de Serviço e Turismo- Fecomércio; Marinha do Brasil; Polícia Militar do Estado do Tocantins; Secretaria de Educação-Seduc; Secretaria de Saúde- SES; Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços- Sics; Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- Semarh; Serviço Social do Comércio do Estado do Tocantins- Sesc; Secretaria do Patrimônio da União-SPU.

Por Ascom Setur/ Governo do Tocantins

Assessoria de Comunicação da Setur

Governo do Tocantins parabeniza o União pela conquista invicta do Campeonato Tocantinense de Futebol

Decisão do Campeonato Estadual foi realizada neste sábado, 6, no estádio Mirandão, em Araguaína

Um bicampeonato, após 30 anos, e conquistado de forma invicta. O União consagrou-se campeão tocantinense, após vencer o Tocantinópolis por 2 a 1, em partida realizada neste sábado, 6.

No jogo de ida, a equipe já havia vencido pelo mesmo placar. O palco da decisão do Estadual, foi o estádio Lêoncio de Souza Miranda, o Mirandão, que recebeu mais de 4.500 torcedores.

O palco da decisão do Estadual, foi o estádio Lêoncio de Souza Miranda, o Mirandão, que recebeu mais de 4.500 torcedores – Fotos: Matheus Lima /União Atlético Clube

As duas equipes finalistas do Campeonato Tocantinense serão os representantes estaduais em 2025, do Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Verde.

O governador Wanderlei Barbosa parabenizou o União Atlético Clube pela conquista do estadual, bem como o Tocantinópolis, adversário na final e os demais clubes que participaram da decisão e destacou que o Governo do Tocantins tem promovido ações no sentido de incentivar o esporte profissional e ajudar os clubes que representarão o Estado nas competições nacionais.

O governador Wanderlei Barbosa parabenizou o União Atlético Clube pela conquistas do estadual e destacou que o Governo do Tocantins tem promovido ações no sentido de incentivar o esporte – Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

“É muito bom ver o Mirandão com casa cheia. O araguainense é apaixonado por esporte. A nossa prioridade em relação ao futebol profissional é apoiar e ajudar os times, para que representem bem o nosso Estado. A nossa intenção é viabilizar recursos significativos para ajudar a desenvolver o futebol profissional tocantinense”, reforçou.

O título da equipe araguainense, contou com a experiência do treinador Luiz Carlos Prima, ex-preparador físico da Seleção Brasileira em 1994. O comandante da equipe destacou o resgate do futebol araguainense.

“Foi uma responsabilidade muito grande. O grupo acreditou em mim. Eu percebi que existem pessoas na cidade que amam o futebol, então exigiu-se uma disputa bem jogada, um trabalho mais elaborado. O União se preparou muito bem para a competição. Aqui o futebol é raiz, onde você tem que voltar a origem do futebol com técnica e muita disputa. Estamos resgatando o futebol, estamos tirando as pessoas das suas casas para vir para o estádio. Fiquei feliz em participar dessa mudança”, disse.

O único título do União, foi conquistado em 1994. Exatamente 30 anos depois,  a equipe araguainense encerrou o Estadual com a melhor campanha geral, com seis vitórias e um empate na primeira fase, dois empates na semifinal e duas vitórias na final.

Estádio Mirandão

O Governo do Tocantins vem fomentando o futebol profissional através de apoios logísticos e busca de melhorias nas praças esportivas que recebem o Campeonato Tocantinense.

A Secretaria de Estado dos Esportes (Seju), prevê um investimento de R$ 6 milhões na reforma do estádio Mirandão em Araguaína.

A estrutura dará aos desportistas, atletas e a comunidade em geral, mais conforto e segurança para os eventos esportivos que serão realizados em uma das principais praças esportivas do Estado.

A obra do estádio Mirandão contemplará a reestruração do gramado, nas rampas de acesso, vestiários, arquibancada, banheiros, sistema de irrigação, fachada, iluminação, pintura geral, estrutura elétrica, sistema de combate a incêndio, além de outros itens que atenderão as normas de segurança exigidas pelos órgãos técnicos.

O projeto de reforma está finalizado e o processo já está pronto para a fase de licitação e aguarda a liberação do orçamento para que sejam feitos os encaminhamentos necessários. A obra está orçada no valor de R$6.354.720.

O projeto inclui ainda outras melhorias como a implantação de um placar digital, refletores em led, elevação do campo em 1,20m para facilitar a visibilidade dos torcedores, troca de pisos, forros e toda parte elétrica dos ambientes internos, como cabines de imprensa, bilheterias, sanitários e todos os espaços do estádio.

Também estão previstas adequações em equipamentos como elevador, catracas de acesso e itens de segurança como guarda corpos, para garantir a segurança dos usuários.

A obra também contemplará a substituição dos bancos de reservas para atender as partidas oficiais realizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Taianne Moreira / Governo do Tocantins

PSDB Tocantins reúne lideranças e lança Fabrício Viana como pré candidato a prefeito de Paranã

História marcada pelas gestões do pré-candidato e de seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, o médico José Viana

Neste sábado, o PSDB Tocantins promoveu um encontro de filiação que reuniu vereadores, pré-candidatos, militantes e lideranças de toda a região sudeste do Estado em Paranã.

O evento contou com as presenças da presidente nacional do PSDB-Mulher e do diretório estadual, prefeita Cinthia Ribeiro, do deputado estadual, Eduardo Mantoan, além dos vereadores tucanos de Palmas: Waldson, Major Negreiros, presidente da Câmara, José do Lago Folha Filho e da militância tucana da capital.

O destaque ficou por conta da filiação do pré-candidato a prefeito, Fabrício Viana, tornando o evento ainda mais prestigiado por importantes lideranças, além da presença em peso da população da cidade e da zona rural.

O destaque ficou por conta da filiação do pré-candidato a prefeito, Fabrício Viana

Durante as falas das autoridades, foi unanimidade o legado da família do Fabrício para quem vive em Paranã, especialmente na área da saúde e na geração de empregos.

História marcada pelas gestões do pré-candidato e de seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, o médico José Viana.

O evento de hoje demonstrou mais uma vez a capilaridade que o PSDB tem ganhado no Tocantins, sob o comando de Cinthia Ribeiro, que nestas eleições não é candidata, mas permanece comprometida em fortalecer o partido e eleger o maior número de tucanos e tucanas.

Da assessoria

Descobertas e avanços na pesquisa mineral em Palmeirópolis

Descobertas e reavaliações em Palmeirópolis: avanços na pesquisa mineral do Projeto Palma

Seis áreas com minérios de zinco, cobre, chumbo, prata e ouro foram identificadas, de acordo com o Relatório Integrado de Reavaliação de Recursos e Reservas.

A Alvo Recursos Minerais SPE EIRELI entregou o Relatório Integrado de Reavaliação de Recursos e Reservas do Projeto Palma ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) em março.

O documento decorrente do Contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, firmado em 2020, cobre seis áreas com minérios de zinco, cobre, chumbo, prata e ouro em Palmeirópolis, no sul do Tocantins, consolidando as descobertas prévias do SGB e também expandindo significativamente o escopo da pesquisa na região.

A exploração da Alvo avançou além das descobertas iniciais do SGB, que na década de 1970 e 1980, havia perfurado aproximadamente 30.000 metros de sondagem, identificando três corpos mineralizados.

Entre outubro de 2021 e novembro de 2023, a empresa efetuou mais de 25.000 metros de sondagem, enfatizando seu comprometimento e capacidade de expandir o conhecimento sobre o Depósito Polimetálico de Palmeirópolis.

Acompanhamento técnico através de reuniões prévias na sede da Alvo, em Palmeirópolis (TO). Da esquerda para a direita: Said Abdallah (GEREMI-GO); Júlio Lis (Geólogo – Alvo Minerals); Robert Smakman (CEO – PERTH MINERAÇÃO); Maurício Prado (Geólogo – Alvo Minerals); Ruben Sardou (gestor do contrato e chefe da DIEMGE) e Angeval Brito (fiscal do contrato DIEMGE/DEREM/SGB/SA). Foto: Divulgação SGB

Para Ruben Sardou Filho, chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE) do SGB, esses trabalhos realizados pela Alvo corroboram com as pesquisas realizadas nas décadas de 1970 e 1980 pelo SGB – reavaliadas em 2017 –, resultando em relatório validado pela Saga Consultoria Ltda, evidenciando o potencial polimetálico daquela região.

Nos últimos quatro anos, a Alvo reanalisou amostras antigas para identificar ouro não detectado anteriormente e realizou estudos de geoquímica do solo com cerca de 2.500 amostras.

Além disso, executou 128 km de levantamentos magnéticos terrestres, 67 poços de perfilagem eletromagnética, 55 km de investigações de IP/Resistividade, 6.000 metros de sondagem adicional e testes metalúrgicos nos três corpos de minério identificados.

A reavaliação dos recursos minerais, que totaliza 9,5 milhões de toneladas in situ com concentrações de 0,5% de cobre, 2,1% de zinco, 0,3% de chumbo, 11g/t de prata e 0,02 g/t de ouro, caracteriza o depósito como de pequeno porte.

A recente pesquisa da Alvo também identificou cinco novos alvos que poderão incrementar essas reservas.

Estes estão prontos para sondagens futuras, abrindo novos horizontes para descobertas e desenvolvimentos subsequentes na região, marcando um novo capítulo promissor na exploração mineral do sul do Tocantins pela Alvo.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Câmara de vereadores abre inscrições para concurso com vagas imediatas; veja cargos e salários

Candidatos podem se inscrever até o dia 5 de maio. Vagas são para quem tem formação no ensino fundamental, médio e superior

Uma nova oportunidade entrou no radar dos concurseiros de plantão. Isso porque a Câmara Municipal de Xambioá, no norte do estado, abriu inscrições para concurso com nove vagas em vários cargos.

As inscrições vão até o dia 5 de maio.

Quem se enquadra nos critérios de isenção pode fazer a solicitação até o dia 12 de abril. Há vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior.

A banca responsável por realizar as etapas do certame é o Instituto de Capacitação, Assessoria e Pesquisa (Icap), e as inscrições são feitas exclusivamente online.

Confira o edital aqui.

A taxa de inscrição é de R$ 50 para o nível fundamental, R$ 70 para o nível médio e R$ 120 para candidatos do nível superior.

A prova está prevista para ser realizada no dia 19 de maio. O resultado vai ser divulgado no dia 18 de junho.

Todos os cargos possuem carga horária de 40 horas semanais. O salário inicial é de R$ 1.412 para níveis fundamental e médio, e R$ 2.112 para nível superior.

Confira cargos e vagas

Nível fundamental

  • Auxiliar de serviços gerais – 2 vagas
  • Vigilante noturno – 2 vagas

Nível médio

  • Assistente administrativo legislativo – 3 vagas
  • Motorista legislativo – 1 vaga

Nível superior

  • Analista de controle interno legislativo – 1 vaga

Por Brenda Santos, g1 Tocantins

Tocantins é o segundo estado mais rápido para abrir uma empresa no Brasil

Jucetins sobe da quarta para a segunda posição no ranking nacional de agilidade para abertura de empresas e leva apenas um mês para reduzir em 3 horas o tempo de registro empresarial no estado

O Tocantins é o segundo estado mais rápido do Brasil para abrir uma empresa. O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), alcançou o resultado no ranking nacional de agilidade em processos de registro empresarial registrado no mês de março.

Os dados são do Governo Federal, por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

De acordo com o ranking, o empresário leva, em média, 8 horas 46 minutos e 10 segundos para finalizar o registro de sua empresa na Jucetins.

Dados da Redesim apontam o Tocantins como o segundo estado mais rápido do Brasil para abrir uma empresa – Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Este tempo leva em conta as respostas das prefeituras para o processo de consulta prévia de endereço e da Receita Federal para a validação cadastral.

O desempenho da Jucetins é ainda mais eficiente no registro, que é de responsabilidade do órgão, em que leva apenas 2h30m para finalizar a análise dos processos.

Os dados mostram a evolução do estado em apenas um mês. Em fevereiro, a Jucetins ficou na quarta posição com o tempo de aproximadamente 11 horas.

Em 30 dias o Tocantins conseguiu reduzir a média final em aproximadamente 3 horas.

Segundo o presidente da Jucetins, Issam Saado, o resultado alcançado é fruto da competência do governo estadual e dos servidores da autarquia.

“O segundo lugar no ranking nacional de tempo para abertura de empresas é uma comprovação do comprometimento do Governador Wanderlei Barbosa e do investimento estratégico em tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico do estado”, disse o presidente.

“Este excelente desempenho também se deve à dedicação dos nossos servidores que demonstram compromisso e profissionalismo em tornar o ambiente empresarial mais ágil e eficiente em nosso Tocantins”, completa Issam.

Philipe Ramos/Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Começa hoje o julgamento que pode cassar o mandato de Sérgio Moro

A equipe de Moro informou que o senador não se manifestará e não confirmou sua participação no julgamento

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que solicitam a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) serão julgadas a partir das 14h desta segunda-feira (1º) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, de forma presencial.

Além desta segunda-feira, o TRE também reservou o dia 3 de abril e o dia 8 de abril para o julgamento dos processos. A duração exata dependerá da velocidade dos votos da corte, podendo variar de três dias até uma conclusão antecipada.

Moro, que ingressou na política após ganhar destaque nacional como juiz responsável pelos casos da Lava Jato, está sendo investigado por abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022. Ele foi eleito com 1,9 milhão de votos.

As ações contra Moro têm teor semelhante e serão julgadas em conjunto pela corte. O julgamento ocorre após pelo menos duas alterações de data.

Os processos foram iniciados pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) em novembro e dezembro de 2022. Mais detalhes sobre as acusações estão disponíveis abaixo.

Em dezembro de 2023, a Procuradoria Regional Eleitoral emitiu um parecer favorável à cassação de seu mandato.

Durante o andamento dos processos, o senador negou as acusações. Em dezembro de 2023, ao depor pessoalmente no TRE, Moro afirmou que as acusações são infundadas e que agiu “em conformidade com as regras”.

A equipe de Moro informou que o senador não se manifestará e não confirmou sua participação no julgamento.

Por noticia ao minuto

Vereador Nelson Rodrigues pode ser vice na chapa da oposição em São Salvador do Tocantins

Nome com experiência e que conhece bem a realidade do povo

O vereador em São Salvador, Nelson Rodrigues Montavão (PV), é um dos nomes que pode ser o pré-candidato a vice prefeito na chapa de oposição da cidade, na eleição para prefeito.

O parlamentar já chegou a conversar com o pré-candidato à prefeitura, Erotides Pinheiro (Júnior de Chiquinho Roxo), mas ainda não tem nada oficializado.

Se confirmado, Chiquinho Roxo, vai chegar com ainda mais força, visto que o vereador Nelson Rodrigues está no terceiro mandato, sendo Presidente da Câmara por dois mandatos e hoje é segundo secretário. Nome com experiência e que conhece bem a realidade do povo.

O pré-candidato, Junior de Chiquinho Roxo, tem realizado algumas reuniões na cidade e conversado com muitas lideranças. Ele é um dos nomes que manifestou interesse na disputa e já teve o apoio declarado do vice governador, Laurez Moreira.

Por Clifton Moraes

Governador Wanderlei Barbosa oficializa estadualização de estrada que liga Paranã ao estado de Goiás

Com a iniciativa, a conservação dos 115 km passam a ser de responsabilidade do Governo do Tocantins

Por: Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, oficializou nesta quinta-feira, 28, a estadualização do trecho que interliga a TO-387 ao distrito de Campo Alegre, em Paranã, e à divisa com o estado de Goiás.

A assinatura da Lei 4.389, de 28 de março de 2024, ocorreu em solenidade realizada na Escola Estadual Floresta, no município de Paranã

A assinatura da Lei 4.389, de 28 de março de 2024, ocorreu em solenidade realizada na Escola Estadual Floresta, no município de Paranã.

O trecho conta com 115 km e constitui uma importante via de acesso para produtores rurais de toda a região.

A iniciativa vai permitir que o Governo do Tocantins realize melhorias, favorecendo também o turismo, uma vez que Paranã e região fazem parte do roteiro turístico do sudeste tocantinense

A iniciativa vai permitir que o Governo do Tocantins realize melhorias, favorecendo também o turismo, uma vez que Paranã e região fazem parte do roteiro turístico do sudeste tocantinense, facilitando o acesso aos principais atrativos e ao estado de Goiás.

O governador Wanderlei Barbosa destacou que, com essa obra, o Governo do Tocantins vai ligar as Serras Gerais à Chapada dos Veadeiros, em Goiás

“Vamos realizar o projeto executivo para lançarmos o asfalto no próximo ano. Com essa obra, vamos ligar as Serras Gerais do Tocantins à Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Isso traz esperança de dias ainda melhores para o nosso povo”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.

O prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, destacou o evento como um dia histórico para o município e, principalmente, para a população de Campo Alegre.

O prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, destacou o evento como um dia histórico para o município e, principalmente, para a população do distrito de Campo Alegre

“O Governador sempre estendeu a mão para Paranã. Essa estadualização abre perspectivas de melhorias para cerca de 8 mil pessoas que utilizam esse trajeto”, pontuou o gestor.

A proposta de transferir a estrada do município de Paranã para o estado do Tocantins é do deputado estadual Valdemar Júnior, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa.

O deputado estadual Valdemar Júnior, autor da proposta de estadualização da estrada, disse que atendeu uma demanda do prefeito e da população

“Atendemos uma reivindicação do prefeito de Paranã e da população da região, porque precisamos de uma estrada em boas condições ligando essa região ao Goiás, para promovermos a agricultura, a pecuária e o turismo”, salientou o deputado.

O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, adiantou que a determinação do governador Wanderlei Barbosa é proporcionar melhores condições de trafegabilidade aos usuários da rodovia.

O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, ressaltou que a determinação do governador Wanderlei Barbosa é melhorar as condições de trafegabilidade do trecho

“Já percorremos o trecho para conhecer, então, em um primeiro momento, o que temos que fazer é proporcionar melhores condições de trafegabilidade”, explicou.

“O governador Wanderlei Barbosa está permitindo que essas maravilhas do Tocantins possam ser acessadas pelo Brasil, pelo mundo e Campo Alegre ainda vai ser muita notícia”, comentou o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

O agricultor Luziano Torres falou sobre as perspectivas de melhorias do trecho rodoviário.

O agricultor Luziano Torres comemorou a estadualização da rodovia

“Vocês não imaginam a alegria em ver que o governador Wanderlei Barbosa veio aqui e com boas notícias. Essa estrada agora vai melhorar e facilitar para nós que moramos na roça e desenvolver essa região”, comemorou.

Também participaram do evento os secretários de Estado da Educação, Fábio Vaz; do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Marcello Lelis; e o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.

Cidadão Honorário

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa foi agraciado com o Título de Cidadão Paranãense. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Paranã e entregue pelo presidente da Casa de Leis, vereador Adjailton Carioca.

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa foi agraciado com o Título de Cidadão Paranãense

 

Governo do Tocantins abre inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de abril, e contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), abriu as inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti).

Com o tema Para um Tocantins mais Justo, Sustentável e Desenvolvido, o evento está marcado para a próxima quarta-feira, 3 de abril, das 8h às 12h, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos; e das 13h30 às 20h30, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

Os interessados podem se inscrever até terça-feira, 2, de forma gratuita e on-line, por meio do site da Fapt. As inscrições também podem ser feitas no dia do evento, caso o limite de vagas não tenha sido atingido.

Abertura da conferência contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos – Crédito: Wesley Sousa/MCTI

A conferência, que contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, tem como objetivo reunir pesquisadores, gestores, empresários do setor produtivo, representantes de organizações da sociedade civil organizada, professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa, e demais interessados, para debater e propor soluções relacionadas à ciência, tecnologia e inovação, e promover novas políticas públicas no Tocantins.

“Nós vivemos um momento de virada tecnológica, em que o Brasil retoma e compreende a política de ciência, tecnologia e inovação como estratégica para o desenvolvimento do país, para o desenvolvimento econômico, para a retomada da industrialização. Então, a Conecti vem no sentido de a gente trabalhar a política nacional, garantindo que o Tocantins e a região Norte estejam representadas”, pontuou a presidente da Fapt, Germana Pires.

Eixos temáticos

O evento se concentrará em quatro eixos temáticos: consolidação e fortalecimento do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização em novas metas e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Os esforços irão resultar em um documento, contendo as recomendações para a política de ciência, tecnologia e inovação de interesse do Tocantins, que será encaminhado para a etapa regional e depois integrará o relatório nacional.

A finalidade é compor propostas para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030), a ser desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Programação

Dia 03/04

8h30 – Credenciamento (Auditório do Palácio Araguaia)
9h30 – Coquetel de Abertura
10h – Cerimônia de Abertura – Boas-vindas e mesa de abertura

11h30 – Lançamento 1º Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT

12h – Intervalo

13h – 13h30 – Credenciamento (Campus da UFT)
13h30 – Abertura dos Grupos de Trabalho

-Pronunciamento de abertura com diretor científico do CNPQ;

-Apresentação do documento das Conferências Livres – Rede Descer – CDR Sul, Central, Médio norte e Bico;

-Leitura e aprovação do regimento interno;

-Orientações metodológicas para os eixos temáticos.

14h30- Grupos de trabalho

17h30 – Finalização dos grupos de trabalho

18h – Plenária Geral

20h30 – Encerramento

Najara Barros/Governo do Tocantins

Detran/TO realiza Operação Semana Santa, com fiscalização em diversas rodovias estaduais

A ação acontece nos municípios de Paraíso do Tocantins, Gurupi, Peixe, Araguaína, Couto Magalhães e Palmas

Com a chegada do feriado prolongado da Semana Santa, o número de pessoas que vai pegar a estrada aumenta, e com ele, o risco de acidentes nas rodovias.

Para garantir uma viagem sem preocupações, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizará a Operação Semana Santa, com fiscalização em diversas rodovias estaduais entre os dias 28 e 31 de março.

O gerente de Fiscalização e Segurança, Enildo Leite, chama a atenção para a importância das ações de fiscalização nesse período.

“As equipes do Detran/TO estarão presentes em diversas cidades do Tocantins e nosso foco é garantir a segurança nas rodovias estaduais e assim reduzir os índices de sinistros e consequentemente de mortes nas estradas durante esse feriado prolongado”.

A operação será realizada nos municípios de Paraíso do Tocantins, Gurupi, Peixe, Araguaína, Couto Magalhães e Palmas, entre outros.

Orientações

Para garantir que os motoristas sigam seu trajeto com segurança, o Detran/TO orienta os condutores a ficarem atentos aos equipamentos obrigatórios do veículo: checar os freios, as condições gerais do sistema de iluminação, pneus, limpadores de para-brisa e o cinto de segurança antes de pegar a estrada.

O órgão também lembra que é importante se atentar para as documentações necessárias e que elas estejam em dia, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do carro, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ambos podem ser físicos ou digitais – as versões eletrônicas podem ser emitidas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Durante o percurso da viagem, o Departamento destaca que os condutores devem ter atenção redobrada e respeitar os limites de velocidade das rodovias e as condições de ultrapassagens.

Nos trechos que se encontram em obras, o órgão recomenda que os motoristas reduzam a velocidade e obedeçam a sinalização do local.

A atenção em cruzamentos e áreas urbanas também deve ser redobrada.

Nayna Peres/Governo do Tocantins

Presidente da ATM convoca prefeitos para Mobilização Municipalista em Brasília

Dados da CNM apontam uma economia de R$ 11 bilhões aos Municípios, caso fossem contemplados com os efeitos da Lei 14.784

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, convoca prefeitos e prefeitas do Tocantins a participarem de Mobilização Municipalista que ocorrerá dia 09 de abril, às 09h, em Brasília (DF), na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A mobilização está sendo organizada pela CNM após o Governo Federal expedir a Medida Provisória (MP) 1.202/2023, que retirou os Municípios de grupo de setores econômicos beneficiados com a desoneração da folha de pagamento.

A desoneração foi regulamentada por meio da Lei 14.784/2023, que reduziu de 20% para 8% a alíquota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos Municípios e 17 setores estratégicos da economia.

Dados da CNM apontam uma economia de R$ 11 bilhões aos Municípios, caso fossem contemplados com os efeitos da Lei 14.784.

Os municipalistas lembram que a Lei foi resultado também da pressão dos prefeitos de todo o Brasil ocorrida em março de 2023, em diálogos e debates com os Congressistas e Governo Federal.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, convoca prefeitos e prefeitas do Tocantins

O presidente da ATM disse que a desoneração da folha “traz equilíbrio financeiro aos Municípios, ao reduzir os repasses ao INSS e, consequentemente, sobrando mais recursos aos cofres municipais para a promoção de políticas públicas nas áreas da assistência Social, Educação, Saúde.

“Da mesma forma que conseguimos a aprovação da Lei, precisamos da força dos prefeitos em Brasília para derrubar essa MP”, destaca Diogo Borges.

Demais pautas – A CNM quer aproveitar a expressiva presença de prefeitos e prefeitas de todo o Brasil para discutir também a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2013, que trata do parcelamento especial da previdência e precatórios; a ampliação da Reforma da Previdência, prevista na PEC 38/2023; as Organizações Sociais fora da despesa de pessoal, tratada no PLP 98/2023; e por fim os debates em relação à regulamentação da Reforma Tributária.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Ascom ATM

Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28, véspera do feriado da Paixão de Cristo

Expediente nas repartições públicas volta à normalidade na segunda-feira, 1º de abril, a partir das 8 horas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou ponto facultativo para esta quinta-feira, 28 de março, data que antecede o feriado da Paixão de Cristo, comemorando na sexta-feira, 29.

O expediente nas repartições públicas volta à normalidade na segunda-feira, 1º de abril, a partir das 8 horas.

“Esta data é especial para os cristãos. E por se tratar de um feriado prolongado como este, eu desejo que os nossos servidores aproveitem esse momento em família”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, reforçando que os salários dos servidores serão pagos já nesta terça-feira, 26, para que os servidores desfrutem plenamente deste período.

A medida consta no Decreto Nº 6.758, de 25 de março de 2024, que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta segunda-feira, 25.

O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais como saúde e segurança, que já atuam em caráter de plantão.

Ascom Governo do Tocantins

Inscrições para vestibular da UFT e UFNT terminam nesta quarta-feira

São ofertadas 748 vagas para cursos de graduação para início no segundo semestre

Os interessados em participar do vestibular da Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Norte do Tocantins têm até a próxima quarta-feira (27) para se inscrever. Ao todo são ofertadas 748 vagas para cursos de graduação.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 140. As vagas são para 27 cursos da UFT e 12 cursos da UFNT.

A inscrição se dá pelo site da Comissão Permanente de Seleção (Copese). O vestibular deve selecionar os estudantes para o segundo semestre, que começa em agosto.

Veja o edital completo

As provas serão aplicadas durante a manhã e tarde do dia 19 de maio, nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Com exceção dos candidatos para o curso de medicina, onde as provas serão aplicadas apenas em Palmas e Araguaína.

As provas e gabaritos preliminares devem ser divulgados no dia seguinte.

A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 8 de julho. O segundo semestre deve começar no dia 5 de agosto.

Veja as cidades onde os cursos são ofertados

Araguaína

  • Letras – língua portuguesa, inglesa e literatura (Licenciatura)
  • Biologia (Licenciatura)
  • Física (Licenciatura)
  • Geografia (Licenciatura)
  • História (Licenciatura)
  • Logística (Tecnológico)
  • Matemática (Licenciatura)
  • Medicina (Bacharelado)
  • Medicina Veterinária (Bacharelado)
  • Química (Licenciatura)
  • Zootecnia (Bacharelado)
  • Direito (Bacharelado)

Arraias

  • Matemática (Licenciatura)
  • Pegadogia (Licenciatura)

Gurupi

  • Agronomia (Bacharelado)
  • Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Bacharelado)
  • Engenharia Florestal (Bacharelado)

Miracema

  • Pedagogia (Licenciatura)
  • Serviço Social (Bacharelado)

Palmas

  • Administração (Bacharelado)
  • Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)
  • Ciência da Computação (Bacharelado)
  • Ciências Contábeis (Bacharelado)
  • Ciências Econômicas (Bacharelado)
  • Direito (Bacharelado)
  • Enfermagem (Bacharelado)
  • Engenharia Ambiental (Bacharelado)
  • Engenharia Civil (Bacharelado)
  • Engenharia de Alimentos (Bacharelado)
  • Engenharia Elétrica (Bacharelado)
  • Filosofia (Licenciatura)
  • Jornalismo (Bacharelado)
  • Medicina (Bacharelado)
  • Nutrição (Bacharelado)
  • Teatro (Licenciatura)

Porto Nacional

  • Letras – língua portuguesa, inglesa e literatura (Licenciatura)
  • Ciências Biológicas (Licenciatura)
  • Geografia (Bacharelado)
  • História (Licenciatura)

Tocantinópolis

  • Direito (Bacharelado)

Por Brenda Santos, g1 Tocantins

Semana começa com alertas de chuvas intensas para todo estado; veja previsão

Os alertas laranja e amarelo vão até esta segunda-feira (25). Algumas cidades terão pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia

Os tocantinenses podem esperar por chuvas já no início deste semana após o Instituto Nacional de Meteorologia emitir dois alertas. Os avisos sobre chuvas intensas vão até esta segunda-feira (25), às 10h.

O alerta laranja vai do Bico do Papagaio até Araguaína. Nessa região, as chuvas podem ter um volume de água entre 30 a 60 milímetros por hora, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Há riscos com corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, é para 101 cidades, que pega a região central até o sul do estado. Para esse locais é esperado um volume de água entre 20 a 30 milímetros por hora.

Previsão do Tempo

Em Palmas a previsão é chuva durante toda a segunda-feira. A temperatura máxima será de 31 graus e mínima de 24.

No norte do estado, em Araguaína, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na parte da tarde e noite.

A temperatura máxima será de 33 graus, com possibilidade de aumentar e mínima de 24. Em Dianópolis a chuva deve cair apenas pela noite, segundo Inmet.

A temperatura máxima será de 30 graus, com possibilidade de queda, e mínima de 21.

Recomendações durante chuva forte

  • Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
  • Não faça manutenções quando estiver chovendo
  • Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
  • Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193

Por Stefani Cavalcante, g1 Tocantins

 

Governador Wanderlei Barbosa autoriza construção de novo prédio do Colégio Militar de Araguaína, que receberá investimento de R$ 14,7 milhões

Investimento do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, trará modernas instalações para a unidade, referência na região norte do estado

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou nesta quarta-feira, 20, em Araguaína, a construção do novo prédio do Colégio Militar do Tocantins Jorge Humberto Camargo – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), que receberá investimento de R$ 14.751.379,72.

O Colégio Militar de Araguaína oferece aulas diversificadas e treinamentos de instrução militar, contando com uma equipe de 80 servidores

A unidade, que há quase 30 anos é uma referência na região norte do estado, receberá uma estrutura moderna e completa.

“Estamos aqui trazendo uma importante reforma para esta escola. Eu sei que nossos alunos querem uma estrutura nova e, aqui, estamos fazendo parte de mais um episódio histórico no Tocantins. Uma das escolas mais importantes da região vai ganhar nova estrutura”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, na ocasião.

O novo prédio contará com 18 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, salas administrativas e pedagógicas, pátio coberto, refeitório, quadra poliesportiva coberta, auditório, guarita de segurança e acesso coberto, além de estacionamento para servidores e funcionários e área de convivência.

O vice-governador Laurez Moreira, também presente no evento, enfatizou a importância da construção para a comunidade escolar.

“Nós estamos aqui com o governador Wanderlei Barbosa, dando início a uma obra super importante, que vai garantir, aos alunos e às alunas, ainda mais conforto e qualidade no ensino”, ressaltou o vice-governador.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, pontuou que a construção ocorrerá em um excelente momento.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a construção ocorrerá em um excelente momento

“Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente propício para alunos, professores e funcionários. A comunidade escolar merece uma escola moderna e bem equipada, estamos preparados para reconstruir completamente o espaço, que é vasto. Acredito que, ao final, colheremos os frutos de uma educação de qualidade, com alunos confortáveis e professores motivados”, concluiu.

Colégio Militar de Araguaína

:Mais de R$ 14 milhões serão destinados para a renovação do Colégio Militar de Araguaína

A adesão à modalidade militar, ocorrida em 2019, após consulta com a comunidade local, refletiu um novo capítulo na história da escola, que atualmente atende 686 estudantes nos anos finais (6° ao 9° ano) em regime de tempo integral.

A unidade oferece aulas diversificadas e treinamentos de instrução militar, contando com uma equipe de 80 servidores.

A estudante Karine Costa expressou sua empolgação com as melhorias planejadas, destacando a expectativa por salas climatizadas.

“Estamos ansiosos por essas novidades, que tornarão nosso ambiente de aprendizado ainda melhor”, comemorou a aluna do 8° ano.

A professora de educação física, Joliany Cavalcante, também compartilhou do entusiasmo, enfatizando os benefícios que a nova estrutura trará para toda a comunidade escolar.

“Essa renovação será fundamental para o ambiente de aprendizado”, finalizou.

Guilherme Lima/Fotos – Marcio Vieira – Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa autoriza pagamento de progressões de 2022 a 2023 para cerca de 15 mil servidores estaduais

Evoluções funcionais abrangem servidores de todos os quadros do Estado

O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou o pagamento das progressões funcionais referentes aos anos de 2022 e 2023. A Medida Provisória nº 8 beneficia cerca de 15 mil servidores estaduais e foi publicada na edição desta quarta-feira, 20, do Diário Oficial (DOE).

A partir de agora, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) deverá publicar, até esta sexta-feira, 22, a lista com o nome dos servidores aptos para a evolução, que pode ser horizontal ou vertical, conforme o período determinado.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da concessão das progressões como mais um ato da sua Gestão de responsabilidade em cumprir os compromissos com os servidores públicos estaduais.

“Desde que assumi o Governo, tenho trabalhado para fortalecer os nossos laços com os servidores. Acredito que ao implantarmos essas progressões estamos dando mais um passo nesse sentido. Hoje é dia de celebrar os avanços na garantia desses direitos”, afirmou.

As evoluções funcionais abrangem servidores de todos os quadros, incluindo o Geral, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar, Socioeducativo, Bombeiros, Ruraltins, Naturatins, Adapec, Saúde e Auditores Fiscais.

Além das progressões de 2022 e 2023, serão contemplados também servidores remanescentes da progressão de 2021, que não apresentaram os requisitos à época da publicação.

Para o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, as progressões são um marco significativo no reconhecimento dos servidores públicos do Estado.

“Nossa meta é garantir que os direitos dos servidores sejam plenamente respeitados, pois isso é crucial para impulsionar o progresso do Tocantins”, enfatizou.

Paulo César ainda destacou que essa medida reflete o compromisso do Governo do Tocantins em assegurar uma gestão responsável e transparente, ao mesmo tempo em que busca promover a valorização e o reconhecimento contínuo dos servidores públicos.

Efeitos financeiros das Portarias

Dessa forma, nas publicações da próxima sexta-feira estarão descritas as datas para o efeito financeiro das progressões citadas.

Progressões para aptos de 2022 terão efeito financeiro a partir de maio de 2024 e para os aptos de 2023 o efeito financeiro será a partir de setembro deste ano.

As portarias abrangem a evolução funcional de quase 15 mil servidores em todos os quadros, com destaque para o quadro da saúde com 5.140 servidores beneficiados e quadro geral com 5.009 servidores beneficiados.

Secad/Governo do Tocantins

Secretário de Estado da Educação Fábio Vaz, juntamente com governador Wanderlei Barbosa, entrega mais de 1.000 notebooks aos professores da regional de Araguaína

Evento em Araguaína é mais uma ação do Governo do Tocantins, que promove o fortalecimento da educação pública, integrando tecnologia e inovação no ensino

Em mais uma ação do Profe Digital, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou, nesta quarta-feira, 20, mais de 1.000 notebooks aos profissionais da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Araguaína.

Governador Wanderlei Barbosa distribui mais de 1.000 notebooks em Araguaína, como parte do Profe Digital – Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A cerimônia, realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu na Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína, e contou com a participação de secretários de Estado, deputados e autoridades locais.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da educação estar alinhada com os recursos digitais – Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da educação estar alinhada com os recursos digitais, pontuando o quanto a gestão se preocupa com a educação no Tocantins.

“Temos várias prioridades na nossa gestão. Uma delas é valorizar os profissionais e, também, melhorar ainda mais as estruturas das nossas unidades de educação. Além disso, estamos trazendo diversos programas para facilitar a vida dos nossos alunos e dos professores. Portanto, esses aparelhos comprovam o compromisso que temos com a modernização da educação estadual.  Vamos mudar os indicadores, preparando os nossos alunos para o mercado de trabalho competitivo”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

O vice-governador Laurez Moreira pontuou as benfeitorias da gestão Wanderlei Barbosa no Estado, em específico na educação.

O vice-governador Laurez Moreira pontuou as benfeitorias da gestão Wanderlei Barbosa no Estado, em específico na educação – Foto: Secom/Governo do Tocantins

“Estamos vendo as ações do Governo do Tocantins em todas as regiões do Estado. O compromisso da gestão Wanderlei Barbosa com a educação é real, quando se faz uma escolha de boa qualidade, quando se equipa professores. Temos a possibilidade de dar educação para o nosso povo. Eu acredito que a educação é o caminho para fazer as mudanças na sociedade. O programa está de parabéns”, destacou o vice-governador.

Para o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, o Profe Digital é revolucionário, reforçando o papel da educação inclusiva por meio da tecnologia.

Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, o Profe Digital é revolucionário, reforçando o papel da educação inclusiva por meio da tecnologia – Foto: Secom/Governo do Tocantins

“É a cultura digital chegando às escolas. Nós precisamos oportunizar a tecnologia do muro para dentro dos ambientes educacionais, pois a tecnologia não pode estar, apenas, do muro para fora. Vamos ressignificar o uso da Internet, pois é uma ferramenta importante na educação. Esse é um dos pontos do Profe Digital”, pontuou o secretário de Estado da Educação.

Superintendência Regional de Educação de Araguaína

A Superintendência Regional de Educação de Araguaína atende 17 municípios da região. O equipamento tecnológico vai ajudar o professor na sala de aula, assim como as equipes pedagógicas que atuam nas coordenações.

– A superintendente da SRE de Araguaína, Eulessandra Castilho, agradeceu ao governador pela atenção com a educação, destacando o quanto os professores serão beneficiados com os notebooks – Foto: Secom/Governo do Tocantins

A professora Ana Luiza Rosa, uma das contempladas, destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a educação no Estado.

“O programa é bastante pertinente, pois o Governo do Tocantins está dando um incentivo com esse notebook. Nós vamos ter a possibilidade de melhorar o trabalho, vamos poder trazer mais tecnologia para os nossos alunos”, comentou Ana Luiza, que, atualmente, atua como coordenadora pedagógica da Escola Estadual Modelo, em Araguaína.

A superintendente da SRE de Araguaína, Eulessandra Castilho, agradeceu ao governador pela atenção com a educação, destacando o quanto os professores vão ser beneficiados com os notebooks.

“Os nossos professores vão ter seu equipamento para planejar, organizar todas as suas aulas e assim nós já agradecemos ao nosso governador Wanderlei Barbosa e ao nosso secretário da Educação, professor Fábio Vaz, que estão fazendo a diferença na educação do estado do Tocantins”, comentou.

Licenciatura Google

Como parte da programação, em Araguaína, também houve a liberação das licenças da Google for Education, uma parceria entre a empresa e o Governo do Tocantins.

Como parte da programação em Araguaína, também houve a liberação das licenças da Google for Education – Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Sendo uma das maiores plataformas de educação do mundo, Google for Education oferece uma gama de ferramentas como o Google Classroom, o Google Drive e o Google Meet, ao facilitar a colaboração e a comunicação entre professores e alunos, além de permitir a criação e o compartilhamento de documentos, apresentações e planilhas de forma eficiente.

Por meio do programa, alunos, professores e demais profissionais da educação terão acesso gratuito a esses recursos.

Profe Digital

Profe Digital é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que tem como objetivos promover a aprendizagem e a qualidade da educação; e fomentar o desenvolvimento e a disseminação das inovações científicas, e tecnológicas, além de investir na modernização dos equipamentos, permitindo o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.

O programa pretende entregar 14 mil notebooks para as 502 unidades escolares de todas as regionais de ensino do Estado, contemplando professores, diretores, coordenadores e orientadores educacionais.

Até o final deste mês de março, os notebooks chegarão em todas as 13 Diretorias Regionais de Educação, com eventos de entrega.

Guilherme Lima/Governo do Tocantins

Pela primeira vez, Secretária de Estado recebe prêmio nacional em Brasília por atuação de excelência na piscicultura tocantinense

Miyuki Hyashida recebeu do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Gestão Pública ou Privada

Num evento repleto de simbolismos e de valorização do trabalho feminino nas atividades pesqueiras e aquícolas por todo o território nacional, a secretária da Pesca e Aquicultura do Tocantins, Miyuki Hyashida, recebeu das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Pesca, André de Paula, o Prêmio Mulheres das Águas, na categoria Gestão Pública ou Privada.

Miyuki Hyashida foi uma das sete mulheres premiadas numa cerimônia realizada na noite de terça-feira, 19, no Royal Tullip, em Brasília.

Esta foi a primeira edição do Prêmio Mulheres das Águas, criado no ano passado pelo Ministério da Pesca. Por meio de um chamamento público, o ministério recebeu 152 inscrições feitas por organizações de todas as regiões do país.

A seleção foi feita por uma comissão composta por técnicas do próprio ministério, das mais diferentes áreas de atuação.

Bastante emocionada com o reconhecimento nacional, Miyuki Hyashida falou da sua alegria e gratidão ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, por investir e acreditar na aquicultura.

Miyuki Hyashida destacou sua alegria e gratidão ao governador Wanderlei Barbosa por investir e acreditar na aquicultura

“O sentimento é de imensa gratidão e de muita honra por este prêmio entregue pelo presidente da República. Quero agradecer imensamente ao governador Wanderlei Barbosa por ter criado essa secretaria no nosso Estado. Hoje, conseguimos mostrar e dimensionar esse trabalho grandioso que a aquicultura faz para geração de renda e trabalho sustentável”, afirmou.

Plantou conhecimento

O ministro André de Paula destacou a importância do trabalho pioneiro de Miyuki Hyashida em seus mais de 30 anos dedicados à piscicultura tocantinense, por meio da Aquicultura Fazenda São Paulo, empreendimento que fundou ainda nos anos 90 e hoje é referência na produção de alevinos e formas jovens de espécies amazônicas.

“Hoje Miyuki é Secretária de Estado do Tocantins, na pasta da Pesca e Aquicultura. Mas a grande obra dela foi feita anos atrás como prefeita de Brejinho de Nazaré. Ela implantou programas de agricultura familiar em comunidades quilombolas, fez um parque aquícola para criação de tilápias e montou cursos para ensinar pequenos agricultores a produzirem pescado em tanques escavados na terra. Criou emprego, renda e deu oportunidade e esperança de futuro para as pessoas. Hoje, lá naquela comunidade onde ela plantou conhecimento, floresceram 18 associações de produtores de pescado. E é por essa história que ela é hoje a Mulher das Águas na Gestão Pública e Privada de 2024″.

“O Prêmio Mulheres das Águas veio para jogar luz sobre histórias de vida que merecem todos os nossos aplausos, merecem ser celebradas para que se transformem em exemplo, e para que suas vozes continuem a ser ouvidas pelas gerações que virão”, concluiu  o ministro André de Paula, que  aproveitou para destacar a assinatura conjunta com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, de um protocolo de intenções que permitirá o desenvolvimento de um programa de saúde integral para as mulheres das águas, uma demanda constante dos movimentos de mulheres.

Exemplos extraordinários

Miyuki Hyashida recebeu do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Gestão Pública ou Privada 

Acompanhado por seis ministras e da primeira-dama Janja Lula da Silva, o presidente Lula, por sua vez, afirmou que as homenageadas com o Prêmio Mulheres das Águas são exemplos extraordinários.

“Vocês são únicas em suas histórias, mas também são várias. Vocês representam mulheres marisqueiras, indígenas, quilombolas, caiçaras, ribeirinhas, pantaneiras, mas também mulheres gestoras, pesquisadoras e líderes empreendedoras, mães, mulheres que tem nas mãos, no olhar e na sabedoria os rumos de uma atividade, de uma comunidade e de uma família”, afirmou o presidente.

Mesmo reconhecendo avanços em seu governo na política de valorização das mulheres, Lula ainda lamentou que, mesmo representando quase metade do total de profissionais da pesca no Brasil, as mais de 500 mil mulheres pescadoras não possuam ainda o reconhecimento necessário.

“O reconhecimento não está à altura da presença, da dedicação e da importância das mulheres nesse setor”. A iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca, é uma forma de dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo feminino nos meios pesqueiros e aquícolas.

Trajetória de sucesso

Como gestora pública, Miyuki Hyashida tem uma trajetória de sucesso. No Tocantins, já exerceu o cargo de prefeita por três mandatos em Brejinho de Nazaré, presidiu o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), no período de 2012 a 2014, quando atuou na luta pela normatização do cultivo de tilápias em tanques-rede, no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), foi secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de 2021 a 2022, presidiu a Comissão da Aquicultura e Pesca da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e fez parte do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Assumiu a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura em 2023 à convite do governador Wanderlei Barbosa e atualmente trabalha para impulsionar a atividade pesqueira em todo o Estado, considerando tanto a conservação dos recursos naturais quanto o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, e com um olhar especial voltado para a promoção de práticas sustentáveis na atividade, buscando identificar oportunidades para incentivar a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Por: Claudivan Santiago/Crédito das fotos: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins inicia cadastro de expositores da Agrotins 2024

Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins ocorre entre os dias 14 e 18 de maio e contará com pavimentação e ampliação das áreas para expositores

Comerciantes do agronegócio, produtores rurais e empreendedores que têm interesse em participar da 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), já podem realizar o cadastro.

O Governo do Tocantins publicou edital de chamamento público, no Diário Oficial do Estado, nessa segunda-feira, 18.

A feira ocorre entre os dias 14 e 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

A Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) é responsável pela comercialização das áreas destinadas aos expositores e parceira da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) na realização da Agrotins.

“Este é o terceiro ano que participamos da Agrotins em parceria com a Seagro na comercialização dos espaços, e apoio na infraestrutura do parque. Uma novidade este ano é a implantação de banheiros fixos, em formato de containers, distribuídos de forma estratégica por toda a feira, que garante assim, um ambiente mais confortável e dinâmico para os visitantes e expositores”, afirma o gestor.

Com total de 422 áreas distribuídas em 200 mil m², quase 50 mil m² de área a mais que em 2023, o evento dispõe de setores para animais, máquinas, equipamentos, sementes, soluções tecnológicas, serviços, entre outros, e restaurantes, com dimensões variadas de acordo com sua localização e ramo de exploração.

Novidades em 2024

Nesse ano, a Agrotins traz inúmeras novidades, além da ampliação da área da feira com mais de 500 mil m² de espaço, sendo mais de 200 mil m²  apenas para exposição, proporcionando maior participação de comércios e empresas.

Outra novidade é a expansão e melhoramento do espaço destinado às vitrines tecnológicas, que foi reformulado especialmente para atender os estandes do segmento de plantio e o público alvo, que a cada ano aumenta.

“Essa edição será histórica para todos, além de um ambiente melhor, com a estruturação do parque, a pavimentação e a ampliação da distribuição de água nos estandes, a Agrotins também terá a estrutura de sanitários ampliadas, construção de um píer para receber as embarcações e um heliponto para atender a demanda de aeronaves de expositores e visitantes da feira”, afirma o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Jaime Café, ressaltando que os investimentos garantem mais conforto e qualidade aos expositores e visitantes, para que cada ano proporcione melhores negócios.

Em 2023, a Agrotins, que é o maior evento agrotecnológico do Norte do Brasil, reuniu mais de 196 mil visitantes durante os cinco dias de feira, e a participação de 890 expositores de diversos segmentos e R$ 3 bilhões em movimentação financeira, batendo o recorde de vendas.

Cadastro de expositores

Os interessados em expor produtos ou serviços na Agrotins 2024 podem conferir as regras para realizar o cadastro e demais informações como tabela de preços, metragem dos espaços e documentação necessária, pelo site https://www.to.gov.br/tocantinsparcerias/agrotins-2024 e enviar os documentos pelo e-mail colic@tocantinsparcerias.to.gov.br, ou realizar o processo pessoalmente, na sede da Companhia.

Para eventuais dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelos números 63 3218-7313 ou 63 99986-0481.

Confira o edital de chamamento público nº 001: https://www.to.gov.br/tocantinsparcerias/agrotins-2024/1nrrhf1rpjmg

Adrielly Cavalini/Governo do Tocantins

No Sul do Estado, Polícia Civil prende homem suspeito de matar o próprio genro após discussão no último domingo

Jovem de 21 anos foi alvejado com um tiro no peito e morreu no local

Um homem de iniciais F.N.A.P, de 40 anos, apontado como sendo o principal suspeito de ter praticado um crime de homicídio que vitimou o jovem Flamarion Victor Carvalho de Farias, de 21 anos, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, no início da tarde deste terça-feira, 19, mediante cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Peixe no sul do estado.

O crime ocorreu na zona rural da cidade de Peixe, no último domingo, 17. Flamarion era genro do suspeito e foi morto com um tiro, provavelmente de um revólver calibre 38.

A prisão do indivíduo foi feita pela equipe de policiais civis da 94ª Delegacia de Peixe, sob o comando do delegado titular, João Paulo Sousa Ribeiro. O trabalho investigativo, realizado pela própria unidade policial, iniciou tão logo a ocorrência do fato foi registrada.

O crime

Conforme apurado, o homicídio que vitimou o operador de máquinas, Flamarion Victor, ocorreu por volta das 20h30, na Fazenda Santa Lídia, no Município de Peixe, próximo a cidade de São Valério.

Flamarion tinha um relacionamento amoroso com a filha do suposto autor. Foi apurado ainda que há cerca de um mês, o casal tinha se separado, contudo o relacionamento havia sido reatado, tanto que no último final de semana foram passear na fazenda em que o autor era gerente.

Ocorre que, uma vez no local, vítima e autor fizeram ingestão de bebida alcoólica e terminaram se desentendendo, sendo que durante a discussão F.N disparou uma arma de fogo contra Flamarion, que foi atingido no peito e foi a óbito no local.

Prisão

Durante a investigação, o delegado João Paulo representou pela prisão do suspeito, pleito que foi deferido pelo Poder Judiciário.

Nesta terça-feira, por volta das 13h, o suspeito se apresentou na 94ª Delegacia de Polícia de Polícia, acompanhado de um advogado.

Entretanto, o pedido de prisão temporária, requerido pela autoridade policial, já havia sido decretado pela Justiça. Desse modo, o suspeito foi ouvido pela autoridade policial, oportunidade em que alegou ter agido em legítima defesa, própria e da sua família.

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, ele foi encaminhado para a Unidade Penal Regional de Gurupi, onde ficará recolhido durante as investigações e à disposição do Poder Judiciário.

Para o delegado João Paulo Sousa Ribeiro, a prisão do principal suspeito é fundamental para que a Polícia Civil possa esclarecer todos os detalhes da dinâmica do homicídio.

“Desde as primeiras horas do crime, a Polícia Civil não mediu esforços para identificar e prender o autor, pois trata-se de um crime grave e que teve muita repercussão na cidade de Peixe e região”, disse.

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins/Crédito -Foto -DICOM SSP TO

Tocantins registra mais de oito mil casos confirmados de covid-19 em 2024

Saúde Estadual faz alerta para que a população se previna contra a circulação do coronavírus e outros vírus respiratórios que estão em circulação

Nos primeiros meses de 2024, o Tocantins registrou 8.291 casos de Covid-19. O número foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alerta à população sobre a circulação de vírus que causam infecções respiratórias, nesta segunda-feira (18).

Conforme a SES, além do coronavírus e variantes, também estão circulando pelo estado Influenza A, que já registrou 52 casos; Rinovírus, com 259 casos; 48 pacientes tiveram vírus sincicial respiratório; e um caso de Adenovírus. Quanto à covid, dez pessoas morreram em decorrência da doença neste ano.

A orientação para prevenção segue nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, que prevê a possibilidade de aumento nos casos.

Os públicos que precisam se prevenir quanto aos vírus e para evitar mais contaminações são principalmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, que correm o risco de desenvolver complicações.

Segundo a pasta, o aumento identificado para as doenças não são alarmantes, mas os profissionais de saúde estão monitorando os casos prováveis das síndromes gripais.

Para evitar mais contaminações da covid, que tem maior número de diagnósticos, a melhor prevenção da forma grave da doença que causou uma pandemia mundial é a vacinação.

As doses são aplicadas principalmente nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde, população indígena e outros grupos prioritários.

Além da vacinação, de acordo com as orientações da SES, a transmissão das doenças respiratórias podem ser evitadas com os medidas de higienização distanciamento em caso de sintomas. Confira:

Orgulho para Palmeirópolis: os atletas Emanuel Mercês e Luiz Guilherme jogando na Copa Sub/15

O projeto Rede do Bem em Palmeirópolis vem fortalecendo o esporte na região e inspirando outros a correr atrás dos sonhos

Começou neste sábado (16) a Copa Sul – Categoria sub/15 e os garotos orgulho da cidade de Palmeirópolis Emanuel Mercês e Luiz Guilherme foram convocados pelo Atlético Clube Gurupi, a fazerem parte da equipe.

O Atlético Clube Gurupi estreou, vencendo a equipe da cidade de Peixe Tocantins, pelo placar de 9×0.

Destaque para o atleta Emanuel Mercês que, com determinação e garra marcou 2, dos 9 gols da partida.

Além do talento individual desses jovens atletas, é importante ressaltar o papel fundamental que o Projeto Rede do Bem

Os atletas Emanuel Mercês (meio campo) e Luiz Guilherme (lateral direito), ambos de 13 anos, tem se destacado dentro e fora dos gramados.

Os adolescentes do Projeto Rede do Bem têm sido motivo de orgulho para o município de Palmeirópolis. Emanuel Mercês joga desde os 8 anos no projeto Rede do Bem.

Os meninos de ouro, moram em Palmeirópolis e fazem parte da equipe do Atlético Clube, que tem a sede na cidade de Gurupi sul do estado.

Emanuel Mercês faz parte do elenco do Atlético Clube, desde o mês de fevereiro de 2023, onde conquistou, os títulos do Capital Cup em Palmas e Copa Sul, ambas no sub/13. Já no estadual sub/13 do ano passado, foi vice campeão.

Luiz Guilherme/Foto divulgação

O Atleta Luís Guilherme, estreou na mesma equipe do Atlético Clube neste domingo, realizando uma ótima partida.

O Atlético Clube Gurupi, segue buscando novos atletas: (volante, lateral esquerdo e atacante), para compor a equipe no estadual sub/15, de preferência que sejam nascidos no ano de 2009.

Palmeirópolis e todo o Estado do Tocantins, na torcida pelos garotos que já tem um futuro promissor pela frente.

Da redação/fotos divulgação

Golpe frauda QR Code do Pix e código de barras de boleto sem deixar rastros

Golpistas usam a nova versão da ferramenta Reboleto, originalmente feita para revalidar boletos vencidos, que agora permite alterar o código QR disponível na cobrança

FOLHAPRESS) – Criminosos têm desviado o Pix usado para pagar contas de luz, água, telefone e outros serviços. A fraude altera o documento anexo do email sem deixar pistas para o usuário.

Para isso, golpistas usam a nova versão da ferramenta Reboleto, originalmente feita para revalidar boletos vencidos, que agora permite alterar o código QR disponível na cobrança.

Quem paga a conta fraudada tem um prejuízo dobrado: perde o dinheiro e continua com a dívida.

Os estelionatários se aproveitam da tendência das empresas incentivarem a adesão ao envio de contas digitais.

Há concessionárias de energia, água ou telecomunicações que oferecem descontos, em função da economia com papel e transporte.

Existe incentivo também para o pagamento via Pix, que não envolve as taxas do sistema bancário tradicional.

Para não deixar rastros, os criminosos usam um método de acesso ao email chamado de imap, que permite acessar e editar textos e documentos contidos em mensagens sem mostrar que as mensagens foram abertas ou adulteradas.

Com esse sistema, os golpistas acessam documentos em diversas contas de email comprometidas ao mesmo tempo. As mensagens que envolvem pagamentos são encontradas a partir de palavras-chave como “segue anexo o boleto”, “chave Pix” e “QR code Pix”.

O acesso ao email da vítima ainda depende de senha. Cibercriminosos conseguem comprar bancos de dados com informação de acesso a contas na internet ou roubá-la a partir de anúncios fraudulentos ou de um vírus espião, o stealer.

Às vezes, a palavra-chave vazada na deep web não é especificamente a do email, mas as pessoas também têm o hábito de repetir senha.

Outra vulnerabilidade são senhas muito simples, como “123456” ou “123mudar”. Um software chamado “força bruta” testa possibilidades de senhas até conseguir acesso à conta e palavras-chaves triviais são os primeiros chutes.

A vítima ainda pode perceber a fraude, caso verifique o remetente do Pix. “Os criminosos mais detalhistas criam microempresas com nomes parecidos com o das empresas que emitiram o boleto, mas outros simplesmente colocam a conta de um laranja”, diz Fabio Assolini, chefe de equipe de analistas de segurança da Kaspersky, empresa que descobriu o novo golpe.

Se a vítima perceber o golpe muito rapidamente, há chances de o banco estornar o Pix, visto que esse método de transferência é rastreável.

Cibercriminosos, porém, costumam distribuir os valores rapidamente entre várias contas laranjas, para dificultar o rastreio do dinheiro.Os valores das cobranças não costumam ser alterados, para manter a verossimilhança do golpe.

Os estelionatários preferem boletos com altos valores. “O acesso ao email de um funcionário do setor financeiro de uma empresa pode fazer grandes estragos”, diz Assolini.

Outro modo de checar a procedência do boleto é usar a opção do internet banking que lista todos os boletos emitidos para um CPF ou CNPJ, o débito direto automático. Assim, a pessoa conseguirá ver a cobrança original e o código fraudulento.

COMO SE PREVENIR

Para se prevenir desse golpe, o primeiro passo é se proteger de vazamentos de senhas e adotar palavras-chaves fortes, com números, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos.

Assolini recomenda o uso de programas administradores de senha que gravam as palavras-chave, como 1Password, Bitwarden ou Nordpass.

“O usuário não precisa lembrar a senha e sim evitar repeti-las e torná-las difíceis”.

Também é possível verificar se um e-mail está em bases de dados disponíveis na internet em sites como haveibeenpwned.com e https://password.kaspersky.com/pt/.

Assolini também indica que empresas contratem serviços de monitoramento de fóruns de cibercriminosos para checar credenciais vazadas.

Por noticias ao minuto

Caminhão carregado de bois capota e atinge casa às margens de rodovia

O motorista foi socorrido e levado para o hospital de Araguaína. Acidente aconteceu na TO-222 em Aragominas

Um caminhão carregado de bois tombou na rodovia TO-222 no domingo (17). O acidente aconteceu no centro da cidade de Aragominas, e atingiu uma casa.

Segundo informações da Polícia Militar, somente o motorista ficou ferido, mas foi socorrido pela ambulância local e levado para o Hospital Regional de Araguaína.

O acidente aconteceu por volta do meio dia, mas os militares acompanharam a ocorrência até cerca de 20h.

Isso porque havia uma grande aglomeração de pessoas no local aguardando que os bois mortos fossem liberados, o que não aconteceu.

Conforme a Polícia Militar, o motorista do caminhão passou por exames médicos no início da noite e está estável.

O irmão do motorista estava no local e disse que possivelmente o veículo apresentou problemas nos freios. A perícia técnica esteve no local para investigar a causa do acidente.

g1tocantins

DIA DO CONSUMIDOR – Procon Tocantins divulga balanço da “Operação De Olho no Prazo de Validade” com mais de 14.000 produtos apreendidos

A operação tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos comerciais quanto à venda de produtos que possam ser prejudiciais à saúde do consumidor

Mais 14 mil produtos impróprios para o consumo foram apreendidos pelo Procon Tocantins na “Operação De Olho no Prazo de Validade”, realizada em diversas cidades do estado.  A ação ocorreu nos dias 28 de fevereiro a 14 de março.

Durante a operação, foram fiscalizados 214 estabelecimentos nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Dianópolis, Porto Nacional, Colinas, Guaraí, Tocantinópolis e Araguatins.

Foram 95 autos de infração por produtos vencidos, 16 notificações, sendo 12 por ausência de precificação e 4 por ausência do Código de Defesa do Consumidor.

As empresas autuadas têm o prazo de 20 dias para apresentar sua defesa. Após esse período, será definida a aplicação de multas, cujos valores variam conforme a gravidade da situação e a presença de reincidência.

O superintendente do Procon Tocantins, orienta o consumidor a se atentar no momento da compra. “Nestas datas comemorativas, em especial as ligadas ao consumo, como o Dia do Consumidor, a atenção precisa ser redobrada e ficar atentos aos preços, a data de validade”, orienta.

A operação tem como objetivo fiscalizar estabelecimentos comerciais quanto à venda de produtos que possam ser prejudiciais à saúde do consumidor.

Produtos Vencidos

Entre os produtos vencidos estão itens alimentícios, de higiene pessoal e de limpeza, tais como mistura para bolos, capuccino, requeijão cremoso, brócolis congelados, cerveja, absorvente, iogurte, sal amargo, bolachas, queijo muçarela, pão de alho, refrigerantes, temperos, sucos, gelatina, entre outros.

Ao todo, foram apreendidos 14.021 produtos impróprios para consumo, distribuídos em diferentes municípios.

Em Palmas com 4.021 produtos apreendidos, seguida por Colinas com 1.795, Araguatins com 1.510, Porto Nacional com 1.475, Dianópolis com 1.334, Guaraí com 1.218, Tocantinópolis com 1.054, Araguaína com 855 e Gurupi com 759.

“É importante destacar que o consumo de produtos vencidos pode representar riscos à saúde dos consumidores. Por isso, o Procon Tocantins reforça a importância de verificar sempre a validade dos produtos antes da compra. Caso o consumidor identifique algum item fora do prazo de validade, ele tem o direito de receber um produto equivalente, dentro do prazo de validade, podendo realizar a solicitação diretamente nos caixas ou ao responsável do estabelecimento”, orienta Magno Silva, diretor de fiscalização do Procon Tocantins.

Denuncie

Para denunciar os consumidores podem entrar em contato por meio do número de WhatsApp (63) 99216-6840 ou ligar para o Disque 151.

Por: Waldenia Silva 

Governador Wanderlei Barbosa sanciona auxílio para servidores que recebem até R$ 2.824,00

Nova legislação autoriza a criação da Secretaria da Igualdade Racial, Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e Secretaria de Assuntos Institucionais

Governo do Tocantins 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou nesta quinta-feira, 14, a Lei de nº 4.379, que garante o Auxílio Alimentação de R$ 300,00 aos ocupantes de cargos no Governo do Tocantins, sendo concursados, contratados e comissionados, que tenham remuneração de até R$ 2.824,00.

A referida lei também cria a Secretaria da Igualdade Racial, da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais e da Secretaria de Assuntos Institucionais.

“A sanção desse auxílio-alimentação mostra o nosso compromisso com os servidores públicos. Acredito que temos trabalhado para garantir melhores condições a todos, seja com o pagamento da data-base em dia, passivos das progressões, antecipação dos salários mensalmente, investimento em capacitação, entre outros. Com mais este benefício, damos mais um passo nessa caminhada em parceria com os nossos servidores. Com o Estado crescendo e as contas públicas estabilizadas conseguiremos avançar sempre mais”, afirmou Wanderlei Barbosa.

O auxílio alimentação já vinha sendo pago desde janeiro deste ano para quem recebia até dois salários mínimos. Com a atualização de valores, mais de mil servidores serão incluídos no benefício a partir deste mês.

“A implementação do auxílio alimentação para os servidores do Executivo é um importante instrumento de valorização, pois além de assegurar uma condição básica de subsistência, reconhece a importância de cada servidor e sua dedicação ao serviço. Esse benefício não apenas atende a política de valorização que vem sendo desenvolvida pelo governador Wanderlei Barbosa, mas também promove um feito histórico nunca antes realizado”, expressou o secretário da Administração (Secad), Paulo César Benfica sobre o benefício.

Estrutura administrativa 

Na mesma Lei de nº 4.379, ficou sancionada a criação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, instituída pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio da Medida Provisória n° 03, no dia 30 de janeiro deste ano.

Também ficou determinada a criação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, que havia sido formada igualmente na Medida Provisória n° 03.

No ato houve, ainda, a alteração da Secretaria Extraordinária de Assuntos Institucionais, em Secretaria de Assuntos Institucionais, agora com uma estrutura autônoma, embora ainda vinculada à Secretaria de Governo (Segov).

A nova Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins (DOE) desta quinta-feira, 14, que também trouxe nova estrutura operacional com cargos em comissão no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev).

Tanto a Secretaria de Assuntos Institucionais e o Igeprev passam por readequação para melhor execução dos seus serviços.

Secom/governo do Tocantins

Competência e determinação guiam mulheres da Auster que fortalecem a companhia no mercado de nutrição animal

Atenção: 50% do quadro diretivo é composto por mulheres; Auster tem como guia a contratação de profissionais por capacidade, sem discriminação; Companhia 100% brasileira é uma das principais do setor de nutrição animal

A Auster Nutrição Animal – empresa 100% brasileira e especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais que visam o aumento da produtividade de bovinos leiteiros, aves de corte e aves de postura – conta com um quadro diretivo composto em metade por mulheres.

“É isso que têm nos permitido ser uma empresa que ganha cada vez mais relevância por meio do fornecimento de insumos alimentares que efetivamente colaboram com o retorno econômico na produção de proteína animal”, destaca Renata Martim, diretora da Auster.

¹Dados apontam que o agronegócio brasileiro conta com cerca de 10 milhões de mulheres, que representam um percentual de 38,07% da população agro ocupada, com os homens sendo maioria, já que representam 61,93% ou pouco mais de 17 milhões de profissionais. Entretanto, o número de mulheres que entram para trabalhar no setor cresce mais a cada período. No primeiro tri de 2023, enquanto cerca de 1,3% de novas profissionais foram contratadas, o efetivo masculino variou em pouco mais de 0,6%.

Lais Meirelles, diretora administrativa da Auster, diz que a empresa acompanha essa tendência.

Competência e determinação guiam mulheres da Auster que fortalecem a companhia no mercado de nutrição animal

“Além de termos um bom cenário no principal escalão da empresa, o panorama no escritório administrativo é ainda mais animador, já que contamos com 63% do quadro com profissionais femininas. Não há mais espaço para discriminação na sociedade e nas linhas sucessórias das empresas que primem pela experiência, competência e resultados práticos. As mulheres vêm conquistando seu espaço por meio de muita competência e determinação”, explica.

Renata entende que para continuar evoluindo é importante contar com profissionais de mente aberta, que deem oportunidades. “Foi assim que eu iniciei. Aprendi muito com os meus primeiros gestores e, assim que me posicionei na Auster, primeiro como gerente e depois diretora, só precisava implementar o que era mais racional: contratar pessoas pelo que elas possuem em seu coração, selecionando por ambições e valores”.

É assim que a Auster se fortalece a cada ano, contando com profissionais que carregam consigo características femininas importantes para seguir evoluindo como companhia, com cuidado, generosidade e acolhimento. “A agenda ESG – do inglês enviromental, social and governance – que consiste em práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança, colabora enormemente para posicionar as mulheres no mercado”, finaliza Lais.

¹Dados do Boletim do Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro do 1º Trimestre de 2023, realizado pelo Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Irvin Dias

Texto Comunicação Corporativa

Fábio Vaz participa de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação

Encontro visa discutir as mudanças no Novo Ensino Médio, a lei do piso do magistério e o novo Plano Nacional de Educação

O Secretário de Estado da Educação Fábio Vaz, participa nesta quinta-feira, 14, e nesta sexta-feira, 15, da primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação em 2024, que acontece em Porto de Galinhas (PE).

Fábio Vaz destaca que a reunião é importante para discutir e compartilhar as melhores práticas para o avanço da educação

A solenidade inicial contou com a presença da governadora Raquel Lyra e da secretária de Educação do estado de Pernambuco, Ivaneide Dantas, anfitriãs do evento.

Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação está acontecendo em Porto de Galinhas (PE)

Na pauta da reunião, estão previstos definições e posicionamentos sobre as mudanças no Novo Ensino Médio, a lei do piso do magistério e o novo Plano Nacional de Educação.

Os secretários ainda vão avaliar o andamento da Agenda da Aprendizagem do Consed e discutir as próximas ações dos fóruns temáticos e grupos de trabalho formados por técnicos dos estados.

Fábio Vaz destaca que a reunião é importante para discutir e compartilhar as melhores práticas para o avanço da educação.

“Como representante do Tocantins, tenho a honra de apresentar as ações e iniciativas do nosso estado, bem como contribuir para as discussões sobre as mudanças no Novo Ensino Médio, a aplicação da lei do piso do magistério e a elaboração do novo Plano Nacional de Educação. É essencial que trabalhemos em conjunto para garantir uma educação cada vez mais transformadora”.

O Ministério da Educação também marcará presença neste encontro, por meio do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, que conduzirá diálogos com os gestores estaduais sobre a implementação do programa Pé-de-Meia, além de abordar outras iniciativas em curso pelo MEC.

Realizada na manhã desta quinta-feira, a abertura do evento foi marcada por apresentações culturais de estudantes da rede estadual e do Balé Cultural de Pernambuco Josy Caxiado.

Eles apresentaram danças populares como Frevo, Caboclo de Lança, Cavalo Marinho, Forró, Quadrilha Junina, Maracatu e Maculelê.

O presidente do Consed e secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, destacou a riqueza da cultura pernambucana e disse que o estado deixou um desafio para a próxima sede da reunião dos secretários, que acontecerá no mês de junho, na Bahia.

Fotos: Josimar Oliveira/SEE-PE/Seduc /Governo do Tocantins

Reajuste para aposentados e pensionistas do Igeprev é aprovado na Aleto

O reajuste anual dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte pode chegar a um aumento de até 3,71 %, retroativo a 1º janeiro de 2024

Os parlamentares aprovaram na sessão vespertina desta quarta-feira, 13, a Medida Provisória nº 06, que beneficia aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev).

Já os inativos e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins que têm seus benefícios reajustados na mesma proporção e data da remuneração dos servidores ativos não serão contemplados nesta medida.

Polícia Civil

Também foi aprovada na Aleto a MP nº 25, que dispõe sobre a prorrogação do prazo para pagamento de indenizações por cumulação de responsabilidades administrativas a integrantes da Polícia Civil do
Tocantins.

Com a alteração do artigo 9º da Lei nº 3.718/20 o benefício
poderá ser concedido até 31 de dezembro de 2024 para integrantes da
carreira jurídica de delegado, agente de polícia, escrivão, agente de
necrotomia, papiloscopista e perito oficial.

A Lei nº 3.718/20 estabelece que a cumulação de responsabilidades
administrativas ocorre quando os policiais civis exercem suas atividades nas unidades de lotação e também em outra unidade da Secretaria de Segurança Pública, durante jornada de trabalho ou escala regular de plantão.

Maisa Medeiros
Foto: Koró Rocha

Dois homens morrem durante troca de tiros com policiais no sul do Tocantins

Caso aconteceu por volta das 17h desta terça-feira (12), na estrada que dá acesso ao Residencial Madrid. Nenhum militar se feriu

Dois homens foram baleados e morreram durante troca de tiros com policiais militares em Gurupi, na região sul do Tocantins, no fim da tarde desta terça-feira (12). A ocorrência foi registrada por volta das 17h, em uma estrada de chão que dá acesso ao Residencial Madrid.

Os homens baleados foram identificados como Dyesley Sales Santos, de 24 anos, e Marcos Vinícius Oliveira Lima Gomes, de 29 anos.

A Polícia Militar informou que os militares viram o carro em atitude suspeita e tentaram fazer uma abordagem. Mas os suspeitos abriram fogo e os policiais tiveram que revidar. Nenhum militar se feriu.

Depois do confronto, uma equipe de socorro foi chamada, mas apenas confirmou as mortes de Dyesley e Marcos Vinícius. De acordo com a PM, eles tinham ficha criminal, mas não foram detalhados os crimes.

Eles estavam com uma pistola 9mm e um revólver calibre 22mm, que foram apreendidos.

A perícia esteve no local e os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

Até o início da noite, apenas os parentes de um dos suspeitos que morreu compareceu ao IML para reconhecimento.

g1tocantins

Reprovação do governo Lula sobe para 34% na cidade de São Paulo, aponta Datafolha

No levantamento de agosto de 2023, o índice de reprovação estava em 25%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 34% dos paulistanos, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na madrugada desta terça-feira, 12. No levantamento de agosto de 2023, o índice de reprovação estava em 25%.

Já a avaliação positiva da gestão petista caiu de 45% para 38% no período. Aqueles que consideram o governo Lula regular passaram de 29% para 28%. Nos dois levantamentos, 1% não soube responder.

Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem a gestão aprovada por 33% dos paulistanos, segundo a mesma pesquisa do Datafolha – em agosto, o índice de aprovação estava em 30%.

A reprovação do governador oscilou de 27% para 26% no período. Os que consideram o governo Tarcísio regular passaram de 38% para 37%. Os que não sabem opinar foram de 4% para 3%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de março e entrevistou 1.090 eleitores na capital paulista. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.

Por noticia ao minuto

Menina de 9 anos cai da garupa de moto e morre atropela por caminhão na TO-040

Acidente aconteceu na zona rural de Silvanópolis na tarde desta segunda-feira (11). Adolescente de 15 anos estava conduzindo moto, segundo a PM

Uma menina de 9 anos morreu após ser atropelada por um caminhão na zona rural de Silvanópolis, região central do estado.

O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (11) e a vítima estava na garupa de uma moto que trafegava pela TO-040.

Segundo a Polícia Militar (PM), condutor da moto era um adolescente de 15 anos. Quando a equipe chegou, encontrou o caminhão parado, a moto caída e a vítima na estrada de chão que liga Silvanópolis a Monte do Carmo, por volta das 12h30.

O condutor do caminhão, de 47 anos, contou aos militares que iria entregar grãos em uma fazenda da região quando ouviu o barulho de buzina atrás do caminhão. A moto estaria tentando ultrapassar, mas o adolescente teria perdido o controle.

A moto acabou caindo e a criança, que estava na garupa, foi arremessada para baixo do caminhão. Ainda segundo o relato, quando o caminhoneiro fez uma manobra à direita, acabou atropelando a menina, que morreu na hora.

O motociclista também deu o relato à PM e contou que buzinou por cerca de dois minutos atrás do caminhão, pedindo a preferência. Mas quando tentou atravessar, foi fechado pelo veículo maior e perdeu o controle, causando a morte.

A perícia foi até o local para analisar as circunstâncias do acidente. O corpo da criança foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Como estavam de acordo com a legislação de trânsito, os veículos foram liberados pela PM.

Por Patricia Lauris, g1 Tocantins e TV Anhanguera

Presidente Nacional do PSDB defende legado do partido e lança nome de Cinthia para 2026

Em visita ao Tocantins, Marconi Perillo mencionou que a gestão tucana representa o país que deu certo

O auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu, na manhã desta segunda-feira, 11, o Presidente Nacional do PSDB, Marconi Perillo, para o encontro com as lideranças no Estado.

Presidente Nacional do PSDB defende legado do partido e lança nome de Cinthia para 2026

Ao lado da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e do deputado estadual Eduardo Mantoan, Perillo conclamou os filiados para montarem chapas de vereadores e ter candidaturas a prefeito.

“Convoco a todos para que daqui dois anos o partido possa ter palanque em todos os municípios e assim eleger a primeira mulher governadora do Tocantins, Cinthia Ribeiro”, falou sob aplausos o presidente.

Defensor da criação do Estado mais novo da federação, Marconi se emocionou ao retornar à Capital idealizada pelo amigo e governador, Siqueira Campos. Nesta semana, o presidente viajará por dez capitais, iniciando por Palmas.

“Fiz questão de vir aqui agradecer a vocês por terem emprestado um pouco do tempo dessa mulher guerreira e trabalhadora para me ajudar a liderar todas as brasileiras como presidente do PSDB-Mulher Nacional. Estou aqui também para declarar o meu apoio e de toda a Executiva Nacional à gestão empreendedora, ousada e competente da prefeita Cinthia, com sensibilidade e amor, principalmente, com quem mais precisa”.

Em visita ao Tocantins, Marconi Perillo mencionou que a gestão tucana representa o país que deu certo

O presidente também exaltou o legado tucano de norte a sul do país. “Estou no PSDB há 30 anos e tenho grande orgulho desse partido, que já teve a honra de presidir o Brasil, governar 18 estados e 24 capitais. O partido que acabou com a inflação; modernizou a telefonia e hoje nos permite, todos, termos um celular; criou a saúde da família; e, através da lei Kandir, impulsionou o agronegócio brasileiro. O PSDB representa o país que deu certo, que faz, que fez e continua fazendo com jovens lideranças que estão vindo, como a prefeita Cinthia”.

Cinthia Ribeiro, que preside o PSDB-Mulher Nacional e o Diretório Regional no Tocantins, destacou no encontro a grande honra de receber Marconi Perillo, um governador querido que conhece desde quando morava em Anápolis (GO).

O auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins recebeu, na manhã desta segunda-feira, 11, o Presidente Nacional do PSDB, Marconi Perillo

“Nosso povo está com saudade de falar da boa política, não temos que ser extrema direita ou extrema esquerda, é preciso encontrar equilíbrio. Temos vida inteligente fora dos extremos e o equilíbrio está no PSDB. Estamos aqui hoje fazendo esse chamamento para que os nossos filiados convidem as pessoas nas suas cidades para a construção deste grande projeto. Em 2024 sou candidata a pedir voto aos amigos, eleger as nossas prefeitas, prefeitos, vereadoras e vereadores. Temos que eleger o maior número possível e, assim, lá na frente poderemos ter um projeto sólido e robusto”.

Sobre a participação na política, a prefeita Cinthia foi categórica: “Alguém que nega a política, nega o seu direito de votar e ser votado. Não podemos criminalizar todos os políticos, e nós, que temos na justiça social um valor central, que somos comprometidos, nós cidadãos, temos que participar para fazer a boa política”.

Estamos aqui hoje fazendo esse chamamento para que os nossos filiados convidem as pessoas nas suas cidades para a construção deste grande projeto

A prefeita fez um chamado especial às mulheres, destacando que o PSDB tem grandes espaços de formação e apoio. “Eu sou fruto desse investimento do PSDB, com formações políticas feitas no Brasil e no exterior, com rede de apoio. E é isso que queremos proporcionar às nossas pré-candidatas”.

Ao deputado Eduardo Mantoan, Marconi agradeceu pelo título de cidadão tocantinense e o parabenizou pelo trabalho que tem feito pelo Estado. “Me sinto honrado em integrar o projeto do nosso amigo, presidente Marconi Perillo. O projeto de recuperar o protagonismo do PSDB para transformar a vida das pessoas com união e diálogo”, afirmou o parlamentar.

Fonte: PSDB/TO Crédito fotos: Mirdad

Homem é preso após mulher gritar por socorro e vizinhos chamarem a polícia

Caso aconteceu em Porto Nacional. Vítima disse à PM que briga começou depois que ela pediu para o companheiro dirigir mais devagar

Uma crime de violência doméstica levou à prisão um homem de 22 anos por agredir a companheira. O caso aconteceu em Porto Nacional, a região central do estado, e a vítima foi socorrida após gritar por socorro e vizinhos chamarem a polícia.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a agressão aconteceu em uma casa do Setor Granville, no domingo (10).

Testemunhas viram a mulher pedir ajuda e quando os policias chegaram, a vítima, de 21 anos, apresentava com marcas no pescoço por tentativa de estrangulamento e muito abalada.

Ela contou que, antes da briga, estava com o companheiro em um local onde ingeriram bebidas. Quando voltavam para casa, a mulher disse que pediu ao suspeito para dirigir mais devagar, situação que deu início à discussão.

Além de tentar esganar a vítima, segundo a PM, ele ainda teria a ameaçado de morte e dito que “daquele dia ela não passaria”.

O homem foi preso e levado para a Central de Flagrantes de Porto Nacional. Ele deve responder por violência doméstica, lesão corporal e ameaça.

g1 Tocantins.

Com apoio do Governo do Tocantins, festa tradicional do povo karajá é comemorada na Ilha do Bananal

Rito de passagem dos adolescentes para a vida adulta foi celebrado durante todo final de semana e reuniu cerca de 3 mil indígenas

Indígenas da Ilha do Bananal se reuniram para realizar um dos eventos mais tradicionais do povo Karajá, o Hetohoky, nos dias 09 e 10 de março.

A festa aconteceu na aldeia Santa Isabel do Morro, no sudoeste do Tocantins, próximo à divisa com o Estado do Mato Grosso, e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).  A comunidade é a maior do povo Karajá com mais de mil indígenas.

Comitiva da aldeia vizinha Fontoura chegando para o Hetohoky, na aldeia Santa Isabel / Mazim Aguiar- Governo do Tocantins

O Hetohoky é um rito de passagem dos adolescentes indígenas Iny para a vida adulta. Moradores de várias aldeias chegaram ao local em barcos de madeira e voadeiras atravessando o rio Araguaia.

Este é um dos momentos mais aguardados da festa, em que os guerreiros vizinhos chegam e já começam as provocações com cantorias e gritos que marca a rivalidade sadia entre as comunidades para o início das lutas e jogos.

A anfitriã, aldeia de Santa Isabel, recebe os visitantes com cânticos e danças. Em seguida, todos se deslocam para a Casa Grande, Hetohoky, para o ritual da passagem. Neste momento, seguindo a tradição, as mulheres não podem se aproximar.

Por sete dias os garotos ficam reclusos na Casa Grande e só saem para praticar a pesca ou caça.

Momento de luta corporal entre os guerreiros das aldeias, durante Hetohoky / Mazim Aguiar- Governo do Tocantins

Durante toda a madrugada, os guerreiros lutam e tentam derrubar o mastro erguido próximo à Casa Grande. A aldeia Santa Isabel defende o mastro para que os vizinhos não o derrubem, o que seria motivo de vergonha para a aldeia anfitriã.

A comemoração reuniu cerca de três mil indígenas da região do entorno da Ilha e contou com a presença de cerca de 300 visitantes.

A empresária, Katharina Brazil, veio de São Paulo, rodou mais de 2 mil km para chegar até a ilha para vivenciar a cultura do povo Karajá.

“Os indígenas vivem o momento, nós que vivemos na cidade não sabemos mais fazer isso. Sempre fazemos as coisas pensando no amanhã, mas o indígena vive o momento, e isso pra mim é muito interessante”, comentou a visitante ao enaltecer a cultura e o modo de vida dos indígenas.

Toda a preparação para a festa exige muito esforço, trabalho e dedicação da aldeia anfitriã para que possam receber as comunidades.

O Cacique tradicional da aldeia Santa Isabel, Sokrowe Karajá, falou da valorização da cultura e de receber um evento de grande porte como esse.

Cacique tradicional, Sokrowe Karajá, anfitrião da festa Hetohoky, recebendo os visitantes / Antônio Neves – Portal Dia

“A gente se prepara e se organiza antes. É muito trabalho para que tudo dê certo. Exige muito de nós, mas a gente gosta de fazer”, comentou o Cacique.

Hetohoky

No Hetohoky, a Casa Grande, venerada pelos povos Iny (Karajá, Karajá-Xambioá e Javaé), os garotos a partir de 12 anos passam por uma cerimônia de transição para a vida adulta.

Durante o ritual, os espíritos da mata, conhecidos como aruanãs, cercam a casa, entoando cânticos, vestidos com indumentárias feitas de palha de palmeira, decorados com adereços coloridos e penas, que representam os animais.

– Jire, dança que representa o espírito de ariranha, durante festa do Hetohoky/ Mazim Aguiar- Governo do Tocantins

Os aruanãs orientam os adolescentes a participar das atividades e os ensinam sobre tradições e valores da cultura Iny. Ao longo da cerimônia, recebem lições de disciplina e respeito.

No encerramento, participam de rituais simbólicos, como banho no rio, remoção de penas, cuidado com os cabelos e pintura corporal, simbolizando a transformação em adultos guerreiros.

“É muito importante manter essa tradição. A gente luta para não acabar. Eu sou um dos defensores da cultura dos Iny. As lutas, a dança, o canto, a pintura, toda a cultura é importante manter”, disse o Cacique Iwraru Karajá, ao mostrar sua pintura corporal específica de guerreiro.

No próximo final de semana, dias 14 e 15, o ritual ocorrerá na Aldeia Macaúba, e nos dias 22 e 23, na Aldeia Fontoura.

“O governo do Estado valoriza o etnoturismo, e o governador Wanderlei Barbosa tem o compromisso de promover e apoiar para preservar a perpetuação da cultura dos indígenas que vivem no Tocantins”, pontou o Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

Ilha do Bananal

A maior ilha fluvial do mundo está no Tocantins. Com quase 20 mil quilômetros quadrados de extensão, a Ilha do Bananal é cercada pelos rios Araguaia e Javaés, e é considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país e do mundo.

Seu território preserva rara diversidade de animais e plantas típicas dos ecossistemas Cerrado e Floresta Amazônica.

A maior parte da Ilha do Bananal está dividida em duas áreas de reserva ambiental. Ao norte, o Parque Nacional do Araguaia, ao sul, a Terra Indígena do Araguaia, que abriga povos originários das etnias Karajá e Javaé, reconhecidas como Povo Iny, além dos Avá-Canoeiro (Cara Preta).

Vale destacar ainda que as indígenas da Ilha são exímias artesãs e produzem peças como as bonecas Ritxokó, que reproduzem o modo de vida Iny e os animais do cerrado, e são certificadas pelo IPHAN como patrimônio cultural do Brasil.

@mapadanoticia

Por Camila Rodrigues / Governo do Tocantins