Home Blog

Governador em exercício Laurez Moreira é homenageado com o Título de Cidadão Honorário em Palmeirópolis

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal da cidade, projeto da vereadora Maria das Graças

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu, nessa quarta-feira, 29, o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Palmeirópolis. A cerimônia ocorreu na sede da Câmara, localizada no centro da cidade, reunindo autoridades políticas e moradores locais.

Os vereadores de Palmeirópolis abriram a Casa e consideram representados pelo  governador em exercício Laurez Moreira, reconhecendo sua significativa trajetória política na região.

Em seu discurso de agradecimento pela titulação, Laurez Moreira, que é natural de Dueré, enfatizou sua familiaridade com a realidade das cidades do sul do Tocantins, ressaltando a proximidade da gestão para promover melhorias significativas na qualidade de vida dos tocantinenses.

Laurez Moreira expressa gratidão ao receber o Título de Cidadão Honorário de Palmeirópolis, destacando o compromisso da gestão estadual com a região sul do Tocantins

“Trabalhamos muito por essa cidade, enquanto político sempre tive muita atenção com as cidades do sul e o Governo do Tocantins estará firme com Palmeirópolis. Estou muito feliz, tenho orgulho desse lugar, sou nascido nessa região, agora sou cidadão de Palmeirópolis, município que muito bem me acolhe, sou muito grato pela titulação”, celebrou Laurez Moreira.

O título foi uma solicitação da vice-presidente da Câmara Municipal de Palmeirópolis, Maria das Graças, aprovado por unanimidade pela casa, por conta do empenho e atenção de Laurez Moreira com o município.

Maria das Graças, vice-presidente da Câmara Municipal, destaca a simplicidade e dedicação de Laurez Moreira com as demandas de Palmeirópolis

”Laurez sempre foi muito simples, dedicado e olhou para Palmeirópolis com muita atenção e carinho. Enquanto deputado trouxe inúmeras melhorias para nossa cidade, concedendo projetos que se reverteram em infraestrutura, transporte escolar e moradia popular em nosso município. Como vice-governador não é diferente, temos ele como um legítimo representante da nossa região”, afirmou Maria das Graças.

O prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Júnior, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Tocantins e o Município, pontuando que a titulação é uma homenagem justa, fortificando a sólida ponte de ligação entre os municípios da região sul e o Governo do Estado.

Prefeito Bartolomeu Moura Júnior reforça que a homenagem à Laurez Moreira fortalece a relação entre Palmeirópolis e o Governo do Tocantins

“Estamos com a casa cheia, a população está aqui e isto representa toda a gratidão que temos pelos serviços prestados por Laurez. Temos o Governador em exercício como uma importante figura da região e sabemos que o Governo do Tocantins estará sempre conosco”, ressaltou o prefeito.

Acompanharam o governador em exercício  Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz; deputados estaduais; Gutierres Torquato e professora Janad Valcari; representantes da prefeitura de Palmeirópolis e de cidades vizinhas, vereadores e demais autoridades.

No final do evento, empresário Wlisses Barros serviu um delicioso jantar.

Da redação/Guilherme Lima/Edição: Frankcesar 

Escolha seu destino turístico na região de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins

Conheça os melhores ‘Resorts All’ as margens do rio Tocantins; e os principais hotéis e restaurantes da cidade

Os resorts all, são perfeitos para quem quer descansar e passar as férias com conforto, sem precisar se preocupar com mais nada.

Eles contam com diversas opções de lazer e entretenimento, além de uma larga programação diária e são o tipo de acomodação que atendem a pessoas de todas as idades,  sobretudo famílias com crianças.

Em Palmeirópolis aconteceu a rota gastronômica e cultural, os amantes da gastronomia puderam encontrar estandes de alimentação e exposição de artesanatos. Também ótimos restaurantes no centro da cidade.

A prefeitura vem resgatando a identidade cultural do município, promovendo o acesso a recursos públicos através da Lei Aldir Blanc e, agora, pela Lei Paulo Gustavo, além de subsidiar grupos culturais com recursos próprios.

O Projeto Agentes de Roteiros Turísticos e uma ação integrada ao Sebrae, que tem por objetivo fortalecer a governança e promover melhorias aos empreendimentos do setor de Turismo.

Com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), das pousadas do munícipio de São Salvador, da secretaria de Turismo Cultura e Meio Ambiente, junto ao Agente de Roteiros Turísticos, Naturatins, Engie Brasil Energia, Sala do Empreendedor e as Prefeituras Municipais.

Da redação/Produção : Frankcesar e Yago Cotrim

‘Novembro Azul’: Saúde de Palmeirópolis reforça cuidados com a saúde do homem

Mês de conscientização sobre a saúde do homem . O maior movimento torno do ‘tema’ em prol da saúde masculina

O mês de novembro está acabando, e trouxe com ele a campanha de conscientização e prevenção da saúde do homem, no conhecido “Novembro Azul”.

A campanha entretanto, vai muito além do câncer de próstata, ampliando a importância do cuidado de forma integral.

Nesse caminho, a Secretaria de Saúde de Palmeirópolis reforça a importância da população masculina, sobre manter uma rotina de cuidados e prevenção de doenças.

De acordo com o médico Saulo Paniago, “o movimento é para conscientizar, ainda mais os homens, sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente”.

Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira vacinal;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

E, ainda:

Exame da próstata:

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos.

Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Da redação/vídeo arquivo pessoal do medico Saulo Paniago

Festival Gastronômico de Palmeirópolis movimentou a cidade

O evento foi um marco relevante nesse percurso, fortalecendo o apoio governamental na visão de um futuro vibrante para o município

A agricultura familiar responde pela produção de 80% dos alimentos do mundo e tem um papel muito importante na conservação dos recursos naturais.

Na última quarta-feira, 22, aconteceu o Iº Festival Gastronômico e Cultural de Palmeirópolis.

Com a realização da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae /TO), por meio de Agentes de Roteiros Turístico, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), juntamente com a sala do Empreendedor e Prefeitura de Palmeirópolis.

Além da praça de alimentação, a Feira do Produtor conta com produtos regionais, onde os visitantes podem encontrar hortaliças, frutas, carnes, aves, ovos, embutidos, geleias, sucos, temperos, doces, mel, bolos, pasteis, pães caseiros e muito outros produtos fresquinhos, além de artesanatos.

A feira do produtor foi reinaugurada com o nome de ‘Edivaldo Rodrigues’, e passou por estruturação, no intuito de identificar o potencial turístico do município e aproveitar seus recursos naturais e sustentáveis a favor da comunidade.

Por meio de ações que promovam o desenvolvimento dos produtos ofertados pelos negócios no setor de turismo, a feira irá fortalecer a economia e o ‘trade’ turístico de Palmeirópolis.

Instalada na Praça Limirio Viana Guimarães, os visitantes podem encontrar desde pratos à base de carne de sol até doces. São muitas opções, para todos os gostos e para os mais exigentes paladares.

Na feira, os amantes da gastronomia também podem encontrar uma deliciosa galinhada, sucesso total.

Além de estandes de alimentação, a Feira do Produtor conta também, com exposição e comercialização de artesanato em crochê, bordado, tecido e outros materiais regionais.

Da redação

Gastronomia de Palmeirópolis traz o `melhor pudim da região´

Mulheres empreendedoras: assim nasceu ‘Alice Cosmo Gourmet’ – cozinha artesanal de mini pudins

Mesmo em meio a tantos desafios impostos pela sociedade, mulheres de todo o Brasil mostram sua enorme capacidade de inovação. Mas empreender, necessita de coragem e muita determinação.

E por esse motivo, apresentamos a “chefe” Alice Cosmo Gourmet de 21 anos, que é especialista em pudim artesanal.

Ela se arriscou no mundo da gastrônoma e deu certo. Um exemplo para muitas que desejam tomar iniciativa no campo do empreendedorismo.

Formada em Gastronomia pela Unievangélica de Anápolis – Goiás, enxergou na gastrônoma uma forma de fazer negócio.

Palmeirópolis que é terra dos sabores, realizou a 1ª edição do Festival Gastronômico e Cultural na última quarta-feira dia 22.

Um projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae /TO), por meio de Agentes de Roteiros Turístico, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), Secretaria de Cultura, juntamente com a Prefeitura de Palmeirópolis, realizaram a Rota Gastronômica, com uma atuação junto com a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município, Uerlane Cavalcante.

Uma iniciativa que tem como objetivo a dedicação de profissionais qualificados para o atendimento às demandas e necessidades das pequenas empresas.

Uma das inovações desta primeira edição foi a rica diversidades do mini pudim artesanal da empresária e Gastróloga Alice Cosmo.

O pudim foi consagrado, recebendo o titulo da melhor sobremesa da região.

A secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer de Palmeirópolis, Kelly Cristina, salientou que a Rota Gastronômica representa mais uma ação estratégica no fortalecimento das políticas de atração turística do município.

Da redação

Prefeito Bartolomeu Moura, se filia ao Progressistas

O auditório da Câmara Municipal de Palmeirópolis ficou lotado no momento do evento

O presidente Regional do Progressistas no Tocantins, deputado federal Vicentinho Júnior, oficializou nesta quarta-feira (22), a filiação do Prefeito de Palmeirópolis Bartolomeu Moura Júnior ao PP.

O parlamentar destacou que a adesão do professor Bartolomeu à sigla, é uma conquista significativa para o partido.

“Com muita alegria que recebo sua filiação para nos ajudar de forma respeitosa. Seja bem vindo para juntos, discutirmos Palmeirópolis com zelo, transparência e coragem. Um dia histórico para nosso mandato, um marco para o desenvolvimento do Tocantins, onde ao lado da comunidade de Palmeirópolis, celebramos a adesão do prefeito, Bartolomeu Moura à sigla”, pontuou.

Para Vicentinho, é um privilégio ter o nome do prefeito e sua história no Partido Progressistas (PP), reforçando o compromisso com o desenvolvimento de Palmeirópolis e da região sul do Tocantins.

“Hoje, mais do que nunca, destacamos a importância do trabalho conjunto, pois acredito que, com dedicação, esforço e pessoas comprometidas com o bem comum podemos fazer do Tocantins um exemplo de prosperidade”, disse ainda o deputado.

Para o prefeito, essa decisão representa um momento novo, onde se busca trabalhar em união com quem se propõe de fato contribuir para o desenvolvimento do município. “O importante é ouvir as propostas e discutir o que for melhor para a cidade”.

A solenidade contou com a presença do prefeito e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, os prefeitos Edimar Jose da Cruz de São Salvador e Luciene Araújo de Jaú do Tocantins, também, o vice prefeito Jamilton Guedes, a primeira dama Deusiney Caetano, vereadores, na pessoa da presidente da Câmara Sonia Damares, apoiadores, familiares e amigos.

Da redação

Gastronomia de Palmeirópolis oferece cafeteria com menu especial de café gelado

Além de encomendas, consumo no local e delivery

Já é tradição em nossas casas, sempre preparar aquele cafezinho preto saboroso e de aroma impecável. Mas, às vezes um café gelado também cai muito bem.

O café gelado é tão procurado quanto o tradicional. Seja de manhã, antes de sairmos para o trabalho ou a tarde, a noite para relaxar.

Para isso, encontramos em Palmeirópolis a ‘Vintage Café, que oferece o mais diferente estilo e funcionalidades.

Com um mercado cada vez mais exigente, inovação e versatilidade são as palavras da vez. Portanto, ao escolher a melhor entre as cafeterias, indicamos a ‘Vintage Café.

Cafés, chás, bolos, salgados, sucos e sanduíches. Esses são apenas alguns dos produtos oferecidos aos clientes.

Glaucia Regina da Silva, Agente de Roteiros Turístico pelo Sebrae, José Tavares gestor Sebrae Gurupi, juntamente com Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município de Palmeirópolis Uerlane Cavalcante, visitaram o local.

Um projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae /TO), por meio de Agentes de Roteiros Turístico, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), Secretaria de Cultura, juntamente com a Prefeitura de Palmeirópolis, realizaram a Rota Gastronômica.

Da redação

Restaurante Marmitas da Edy no Festival Gastronômico e Cultural de Palmeirópolis

Ao promover os sabores autênticos da região, a rotas cria um diferencial que atraem turistas, além de incentivá-los a explorar a diversidade cultural e histórica local por meio da gastronomia

Quem ficou curioso para experimentar os pratos elaborados especialmente para o Festival Gastronômico de Palmeirópolis, ainda tem a oportunidade de provar das iguarias do restaurante marmitas da Edy.

Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade. Estes são alguns dos itens avaliados pela equipe que, na oportunidade, também elogiou toda estrutura e higiene do local.

O restaurante foi inscrito na ‘Rota Gastronômica’, que finalizou com um evento na última quarta-feira, 22, na feira do produtor rural, no centro da cidade de Palmeirópolis.

Casados há quase 26 anos, o casal de empreendedores José Maria da Silva Portilho e Edileuza da Silva Portilho, desde 2018 realizaram o sonho de terem o próprio negócio.

Eles administram a empresa juntos, e ela explicou que tudo começou quando viu a necessidade de complementar a renda da família.

O restaurante marmitas da Edy, oferece serviços de delivery, churrasco, feijoada, ainda atende encomendas e eventos a domicilio.

A secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer Kelly Cristina, salientou que a Rota Gastronômica representa mais uma ação estratégica no fortalecimento das políticas de atração turística da cidade.

Kelly enfatizou, que esta é uma oportunidade ímpar para os turistas explorarem e apreciarem os diversos sabores oferecidos no município de Palmeirópolis.

O prefeito Bartolomeu explicou que o Festival, é um evento grandioso e, para que seja o sucesso que é, conta com a participação de diversos incentivadores, patrocinadores, apoiadores, gestores e realizadores.

“Agradeço de todo o coração e compartilho com cada um todo o reconhecimento e os elogios recebidos em função da nossa festa”, disse o prefeito Bartolomeu Moura “. Juntos somos mais fortes”, completou.

A atuação junto a secretaria de Cultura está inserida no contexto da Rede de Agentes Sebrae, uma iniciativa que tem como objetivo a dedicação de profissionais qualificados para o atendimento às demandas e necessidades das pequenas empresas.

De acordo com Agente de Roteiros, Glaucia Regina da Silva, o projeto Rota Gastronômica, tem propósito de fomentar e promover o turismo gastronômico na região.

Além da comitiva do Sebrae, composta pela Agente de Roteiros Turístico pelo Sebrae, Glaucia Regina da Silva, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município, Uerlane Cavalcante, José Tavares gestor Sebrae Gurupi, juntamente com a secretária de Esporte, Desporto Lazer e Turismo de Palmeirópolis, Kelly Cristina, também estiveram presentes, a Secretária Executiva de Gestão Leocácia Rosa de Moura, a primeira dama Deusiney Caetano, o prefeito Bartolomeu Moura e seu vice Jamilton Guedes, a ex-vereadora Marcia Araújo.

https://www.instagram.com/marmitasdaedy/

Da redação

Encontro de lideranças com Sebrae consolida Rota Gastronômica em Palmeirópolis

A programação aconteceu entre as empresas que fizeram parte da Rota gastronômica

Nesta quarta-feira, 22, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Tocantins (Sebrae /TO), por meio do projeto de Agentes de Roteiros Turístico, em parceria com o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), Secretaria de Cultura, juntamente com a Prefeitura de Palmeirópolis, realizaram a Rota Gastronômica.

A rota teve o intuito de alavancar e gerar fluxo de turistas e geração de emprego e renda, de modo a impulsionar o desenvolvimento econômico local, com ênfase nos donos de pequenos negócios.

Foram degustados vários pratos, dentre eles, a tilápia e outras variedades de guloseimas, no restaurante Ferrari Chopp, que tem uma concepção voltada ao sabor de peixe.

E para atender os clientes que não são adeptos ao peixe, o restaurante inclui no seu checklist carnes bovina, suína, de frango e um delicioso churrasco.

Se você está a procura de um espaço versátil e com ambiente aconchegante para realizar a sua festa de aniversário, o Ferrari é uma excelente opção.

O local é palco de diversos tipos de eventos corporativos e reúne todos os adjetivos que você deseja para recepcionar os seus convidados.

Além do atendimento delivery, o restaurante Ferrari Chopp, tem excelente cardápio e bebidas, tais como: as variedades de cervejas ao gosto do consumidor, drinks e varias outras novidades.

A higiene da cozinha chama a atenção pelo cuidado e por atender os protocolos dentro da legislação evitando a contaminação manuseio com os alimentos.

A comitiva do Sebrae, composta pela Agente de Roteiros Turístico pelo Sebrae, Glaucia Regina da Silva, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município, Uerlane Cavalcante, José Tavares gestor Sebrae Gurupi, juntamente com a secretária de Esporte, Desporto Lazer e Turismo de Palmeirópolis, Kelly Cristina visitaram o local.

De acordo com Agente de Roteiros, Glaucia Regina da Silva, o projeto Rota Gastronômica, tem o propósito de fomentar e promover o turismo gastronômico na região.

O fortalecimento dos pequenos negócios é fundamental para impulsionar a economia local. Uma estratégia eficaz para promover o turismo e estimular o setor de alimentação é a criação de rotas gastronômicas.

https://www.instagram.com/ferrare_chopp/

Da redação

Cantor Rodrigo Sallys grava seu primeiro DVD em Palmeirópolis

O evento alcançou números recordes de público e superou todas as expectativas

A gravação do DVD do cantor Rodrigo Sallys, marca edição histórica e a realização de um sonho, o de gravar seu primeiro projeto áudio visual na sua terra natal.

A 1ª edição do Festival Gastronômico e Cultural vai ficar marcado para sempre na história de Palmeirópolis e nos corações do público que prestigiou o evento, na última quarta-feira, 22, com a gravação do primeiro DVD de carreira de Rodrigo Sallys.

O evento aconteceu na praça Limirio Viana Guimarães, na reinauguração da feira do produtor rural.

Rodrigo Sallys se tornou um dos artistas mais consolidados do cenário musical do Tocantins, especialmente depois de lançar o hit “A culpa é da Marina”, em 2022.

Desde pequeno já mostrava o interesse em cantar e atualmente, é difícil quem não conhece o artista José Maria (Rodrigo Sallys).

Não é apenas um DVD, é uma celebração da trajetória do cantor e uma forma de homenagear suas raízes e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro com ainda mais paixão e dedicação à música.

Autoridades estaduais, municipais e forças de segurança prestigiaram o evento. O prefeito Bartolomeu Moura, falou sobre o crescimento de Palmeirópolis, ao longo dos anos e do prestígio que é para o município ser palco de um evento tão grandioso.

“Sentimento de gratidão. Com certeza será uma edição histórica. A gravação do DVD foi um presente para Palmeirópolis, e ver o brilho nos olhos das famílias, nos enche de orgulho”.

A secretária de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer Kelly Cristina, considerou este ponto como um avanço em comparação com eventos recentes.

Da redação

 

Artistas regionais garantem animação do publico na noite do 1º Festival Cultural e Gastronômico de Palmeirópolis

Festival gastronômico de Palmeirópolis teve música de qualidade e muita comida boa

Que os artistas regionais têm espaço garantido em Palmeirópolis, não é novidade. Mas o que surpreende é a qualidade musical das apresentações desses artistas que têm se aperfeiçoado a cada dia.

A Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil.

E na noite dessa quarta-feira, 22, não foi diferente! os forrozeiros da mesma família se apresentarem no palco e a galera gritou e dançou.

O público compareceu em peso para prestigiar as apresentações da noite.

O evento faz parte da 1º feira gastronômica e cultural do município de Palmeirópolis, e reinauguração da feira do produtor rural, que levou o nome do saudoso Edivaldo Rodrigues. Um projeto do ex-vereador Nilson Rodrigues.

Em breve outras postagens.  

Da redação

Sebrae apoia o potencial turístico de São Salvador e todo Tocantins

Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável

O Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de São Salvador do Tocantins, Bruno Castro e demais participantes explanaram sobre as potencialidades, características e atrativos turísticos do município como praias, além de estruturas como pousadas, restaurantes e pesca esportiva.

Também foi comentado sobre a situação atual dos municípios e da região quanto à organização de conselhos e fundos para o turismo e como poderão buscar a estruturação efetiva da Instância de Governança Regional de São Salvador e região.

Os agentes são uma rede que contribuem para estimular e apoiar na execução e fortalecimento da Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que está baseada em quatro pilares: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade. O Programa tem como objetivo mapear, identificar e qualificar roteiros nas diferentes regiões do País.

Da redação

SEBRAE: Séries de reportagens sobre a Rota do Peixe em São Salvador do Tocantins

Venha conhecer e desfrutar dessa experiência

A convite do Sebrae, vamos estar mostrando através reportagem com vídeos, a Rota do Peixe que aconteceu em de São Salvador do Tocantins.

Nesta terça-feira 21, aconteceu o PRESTRIP em São Salvador, um encontro com jornalistas e o ‘trade’ turístico junto à gestão municipal para mostrar as belezas naturais e o potencial do destino turístico da região.

O Projeto Agentes de Roteiros Turísticos e uma ação integrada ao Sebrae que tem por objetivo fortalecer a Governança e promover melhorias aos empreendimentos do setor de Turismo.

Os agentes de roteiros implementou o produto turístico já existente, junto aos municípios. Em São Salvador do Tocantins, foi a Rota do Peixe que tem como proposta alavancar a cadeia produtiva do setor.

Com apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), das pousadas do munícipio, da secretaria de Turismo Cultura e Meio Ambiente, da Naturatins, junto ao Agente de Roteiros Turísticos, Engie  e a prefeitura Municipal.

Vamos estar mostrando em partes, todo o trajeto dos (2) dias de aventura.

Acompanhe com agente!

Da redação

Governo do Tocantins assina carta conjunta com outros estados no combate integrado às fake news

Ato fez parte da finalização de Fórum no Paraná, que contou com a participação de 21 secretários de comunicação

O secretário de Comunicação do Tocantins (Secom), Márcio Rocha, e mais 20 secretários de Estado assinaram e publicaram, nesta terça-feira, 21, a Carta de Foz, documento que será encaminhado ao gabinete da Presidência da República, ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Senado, além dos governadores, e que firma o compromisso de criar mecanismos para combater e prevenir a disseminação de notícias falsas.

A ação conjunta finalizou o 3º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social, em Foz do Iguaçu.

O combate às fake news foi um dos principais temas debatidos no evento, que teve a participação do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Carta de Foz

Márcio Rocha destacou que a Carta Foz, como foi nomeada a ata, pretende aprimorar a comunicação pública como elemento de formação da democracia e do funcionamento das instituições.

“Representando o Governo do Tocantins, no início do ano tive o prazer de entregar ao ministro-chefe da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, uma solicitação à Presidência da República para a criação do Gabinete de Combate às Fake News. Hoje damos mais um passo importante ao assinar esse documento, que busca uma gestão de práticas mais transparentes e focadas nos resultados da comunicação pública. Essa é uma pauta que está sendo debatida a nível mundial”, conferiu.

Ainda de acordo com o secretário da Secom, uma das principais demandas do Governo do Tocantins é o combate às notícias falsas, pois as mesmas atingem diretamente a população.

Assinatura da Carta do 3Forum Nacional Comunicação Secom

“Essa é uma pauta que é defendida pelo governador Wanderlei Barbosa e nós estamos trabalhando em perfeito alinhamento com a determinação dele”, enfatizou Márcio Rocha.

Além do combate às notícias falsas, a defesa da democracia foi outro ponto alto do 3º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social.

A Carta Foz faz a defesa intransigente da liberdade de expressão e aponta os perigos de se romper esse limite.

O evento contou com a participação de 21 secretários de comunicação de diversos estados do Brasil

“É importante ressaltar que a liberdade de expressão não inclui atos que violentam a honra, dignidade ou vida privada de outras pessoas, nem a disseminação de informações falsas com o objetivo de manipular o público”, consta na ata assinada pelos 21 secretários.

Participaram do Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação, entre os dias 21 e 22 de novembro, secretários ou outros representantes das secretarias estaduais do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima.

 A Carta Foz faz a defesa intransigente da liberdade de expressão e aponta os perigos de se romper esse limite

Nayara Borges/Governo do Tocantins/Fotos: Ari Dias 

Valdemar Júnior propõe estadualização de estrada vicinal que liga Paranã ao estado de Goiás

“Estamos atendendo a uma reivindicação da população”

O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) apresentou na manhã desta terça-feira, dia 21, um Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a estadualizar a estrada vicinal que liga o município de Paranã, no trecho da TO-387 até a divisa com o Estado de Goiás.

Na proposição, o parlamentar explica a importância da proposta para a população, destacando que a estrada precisa urgentemente ser estadualizada devido ao aumento do tráfego local e regional em decorrência da expansão das cidades, da produção agrícola e do desenvolvimento do turismo na região.

“Estamos atendendo a uma reivindicação da população. Essa estrada tem sido muito utilizada e com isso se tornado uma via de acesso importante”, disse o parlamentar, afirmando que já existe uma intenção por parte do governador para materializar a estadualização,” declarou.

“Além de melhorar as condições de trafegabilidade e dar mais segurança a todos que andam na via, a estadualização vai permitir a preservação da estrada e melhorias que vão trazer benefícios ao município de Paranã e região”, destacou.

Por Terciany Lima

Alunos de Palmeirópolis recebem uniformes adquiridos com recurso destinado pelo deputado Léo Barbosa

“Tenho um grande compromisso de trabalhar por Palmeirópolis e fazer com que políticas públicas cheguem cada vez mais ao município” 

Os alunos da rede municipal de educação de Palmeirópolis receberam na manhã desta terça-feira, 21, uniformes escolares adquiridos com emenda parlamentar, no valor de R$ 50 mil, destinada pelo deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos).

O recurso foi solicitado pelo grupo formado pela presidente da Câmara Municipal, Sônia Damares Sousa (PSD), vereadoras Rubiane Castro (Republicanos) e Professora Hildene (Republicanos), e os vereadores Fábio Gonçalves (PSD) e Toim (PSD).

“A gente fica muito feliz e agradecido vendo que o nosso deputado Léo Barbosa está dando um respaldo, ajudando muito o nosso município e dando essa contribuição para as nossas crianças”, comentou Sônia.

Participando de sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta terça-feira, o parlamentar não pôde estar presente durante a solenidade de entrega dos uniformes, mas reiterou o seu compromisso e parceria com Palmeirópolis.

“Recebemos esta demanda, e fico feliz em contribuir para a aquisição dos uniformes, porque eles possibilitam o reconhecimento dos alunos tanto dentro das unidades de ensino, como em possíveis situações de perigo fora delas, e sabemos que muitas vezes as famílias não possuem condições de arcar com os custos. Tenho um grande compromisso de trabalhar por Palmeirópolis e fazer com que políticas públicas cheguem cada vez mais ao município”, destacou.

Por Ascom Léo Barbosa/Foto divulgação 

Professor investigado por praticar estupro de vulnerável em Goiás é preso pela Polícia Civil em São Salvador do Tocantins

Homem é suspeito de abusar sexualmente de duas crianças na cidade de Aparecida de Goiânia. As meninas eram irmãs irmãs de 6 e 9 anos.

Um homem de 53 anos, apontado como sendo o autor de abusos sexuais perpetrados contra duas irmãs na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), no início do corrente ano, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), na tarde desta segunda-feira, 20, por meio de ação realizada pela 7ª Delegacia Regional de Gurupi (7ª DRPC), com apoio de agentes da  96ª Delegacia de Polícia Civil de Palmeirópolis e da 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Gurupi).

Comandada pelo delegado-regional, titular da 7ª DRPC de Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, a ação faz parte da operação Hórus, e foi realizada em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça da Comarca de Aparecida de Goiânia, onde os crimes são investigados.

Conforme explica a autoridade policial, após levantamentos, as equipes da 7ª Delegacia Regional obtiveram informações de que o investigado estaria escondido na região de São Salvador.

O professor da rede municipal de Aparecida de Goiânia,  além dos estupros praticados contra duas meninas de 6 e 9 anos, também é investigado pelo crime de armazenamento de registros fotográficos e vídeos de cenas de conteúdo pornográfico de crianças e adolescentes.

“De imediato, mobilizamos as equipes policiais e, já no início da tarde de hoje, conseguimos localizar o indivíduo e dar fiel cumprimento ao mandado de prisão”, disse a autoridade policial.

Conivência da mãe das vítimas

Segundo o apurado, os crimes eram praticados com a conivência da mãe das crianças que facilitava o contato do investigado com as vítimas, possivelmente em troca de vantagem financeira.

Os crimes foram descobertos depois que o pai das menores recebeu fotos onde o suspeito, a mãe e também as crianças aparecem nús.

Por conta de seu envolvimento com os crimes, a mãe das crianças teve a prisão preventiva decretada e foi capturada. No entanto, ao saber que era investigado, o homem fugiu de Goiás e se refugiou no Tocantins, onde foi localizado e preso nesta segunda-feira.

Conduzido até a sede da 96ª DP, o professor foi submetido aos procedimentos legais cabíveis e posteriormente recolhido à Cadeia Pública de Palmeirópolis, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário da Comarca de Aparecida de Goiânia, cidade para onde deve ser transferido em breve.

“A prisão desse suspeito é de grande relevância, pois ele é investigado por crimes gravíssimos contra a dignidade sexual de duas crianças. Desse modo, a Polícia Civil do Tocantins, mais uma vez cumpre seu papel constitucional de investigar, prender e colocar à disposição da Justiça, para que ele agora possa responder pelos delitos que é suspeito de praticar”, frisou o delegado Joadelson.

Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins/Crédito -Foto -DICOM SSP TO

Prorrogação do Grito de Matrículas: Unisa Palmeirópolis promove condições facilitadas de mensalidades

É a chance perfeita para quem deseja conquistar o diploma de nível superior

O Polo de Apoio Presencial da Universidade Santo Amaro em atividade na Cidade de Palmeirópolis desde 2019, oferece cursos de Graduação e Pós-Graduação na modalidade à distância.

O Grito de Matrículas da Graduação EAD, foi prorrogado até 17 de novembro.

As condições permanecem para as entradas via Processo Seletivo (Redação Online, Nota do Enem, Nota do Encceja, Prova Agendada) e outras formas de ingresso.

É o maior “Grito de Matrículas da Graduação EAD” da UNISA para quem sonha com o diploma na modalidade a distância.

É a chance perfeita para você que esperava iniciar os estudos nas turmas de outubro.

Primeira e segunda mensalidades gratuitas (isenções referentes aos meses de outubro/23 e novembro/23), mediante taxa administrativa de R$ 20. E R$199, nas mensalidades de dezembro/23 a março/24 para os cursos de Engenharias, Arquitetura, Agronomia e Saúde (Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição).

Apenas R$ 129 reais, nas mensalidades de dezembro/23 a março/24 para os demais cursos.

Condição válida para todos os polos e cursos Semipresenciais e EAD.

A Prorrogação do Grito de Matrículas da UNISA chegou com tudo!

Vamos nessa?

A UNISA tem uma plataforma dinâmica e interativa, materiais e conteúdos exclusivos, Fórum para interação dos alunos, tutoria especializada e diploma reconhecido pelo MEC.

Com um modelo de ensino que estimula a prática por meio de atividades de responsabilidade social, a UNISA oferece 60 cursos entre graduação bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, além de pós-graduação e extensão, como: Administração, Arquitetura, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharias, Educação Física, Gestão Pública, Letras, Serviço Social e Pedagogia.

Com mais de 50 anos de história, tradição e ensino de qualidade, a UNISA é pioneira na Educação a Distância (EAD).

Se destaca no País com nota máxima no MEC: 5, com mais de 40 mil alunos, 450 polos em todo o Brasil e milhares de acadêmicos com sonhos realizados.

“O Grito de Matrículas da Graduação Semipresencial e EAD da Unisa, veio para incentivar e motivar as pessoas a realizarem o sonho de um diploma na modalidade a distância, por meio de uma Universidade referência pelo ensino de qualidade. O aluno vai estudar na melhor EAD do País, com ambiente exclusivo de aprendizagem, materiais didáticos consistentes e atividades com acompanhamento de tutores e professores”, explica o professor Jean Carlos, Coordenador do Polo Unisa de Palmeirópolis.

Em Palmeirópolis, o Polo Educacional da UNISA fica localizado na Avenida JK, 747, no Setor Central, o telefone de contato WhatsApp é o (63) 98442-2756.

Acompanhe a UNISA pelas redes sociais, no Facebook e no Instagram:

https://www.facebook.com/unisa.palmeiropolis

https://www.instagram.com/unisa.palmeiropolis/

Inscrições abertas em www.unisa.br/graduacao!

Da assessoria 

Câncer de pâncreas: conheça os sintomas que podem passar despercebidos

No Brasil, são estimados cerca de 13 mil novos casos de câncer de pâncreas por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Os sintomas de câncer de pâncreas são facilmente confundidos com outras patologias, o que pode dificultar o diagnóstico precoce e o início do tratamento.

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, assinala-se o Dia Mundial desta doença. Conheça os sinais que deve ter em conta – e não ignorar.

No Brasil, são estimados cerca de 13 mil novos casos de câncer de pâncreas por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A doença é a quarta principal causa de morte por câncer no país, sendo responsável por cerca de 10 mil óbitos anualmente.

O câncer de pâncreas é uma doença silenciosa. Na grande parte dos casos, o diagnóstico é feito tarde demais, quando a doença já está em estágio avançado.

Por isso, é importante estar atento aos sintomas, que muitas vezes podem passar despercebidos.

Os sintomas mais comuns de câncer de pâncreas são:

-Pele e olhos amarelados (icterícia);
-Dor abdominal leve ou forte, que passa para as costas e se mantém ao longo do tempo;
-Aumento do nível de glicose no sangue, que pode provocar o aparecimento de diabetes;
-Perda de apetite e problemas digestivos;
-Náuseas e vômitos;
-Comichão na pele;
-Perda de peso significativa;
-Urina escura e fezes esbranquiçadas ou com gordura.

Se apresentar algum desses sintomas, procure um médico imediatamente. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

O câncer de pâncreas pode ser causado por diversos fatores, incluindo:

Tabagismo;
Obesidade;
Diabetes;
Histórico familiar de câncer de pâncreas;
Exposição a substâncias químicas, como o benzeno;
Infecção pelo vírus da hepatite B ou C.

Não há uma maneira de prevenir o câncer de pâncreas, mas é possível reduzir o risco de desenvolver a doença adotando hábitos saudáveis, como:

Não fumar;
Manter um peso saudável;
Praticar atividade física regularmente;
Limitar o consumo de álcool;
Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais.

Por noticia ao minuto

Em Manaus, Wanderlei Barbosa discute melhorias para a região da Amazônia Legal e propõe ações conjuntas

Chefe do Executivo tocantinense esteve no 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, para dialogar com os demais governadores que fazem parte da Consórcio

Com objetivo de preservar a região amazônica, possibilitando a criação e o impulsionamento do desenvolvimento sustentável com base em políticas comuns entre os estados da Amazônia Legal, o governador Wanderlei Barbosa participou das atividades do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de novembro, na capital amazonense.

Nesta sexta-feira, 10, o chefe do executivo tocantinense esteve na Assembleia Geral dos Governadores, como parte da programação do Fórum, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus.

Durante o encontro, o Governador do Tocantins destacou pautas importantes como a redução de queimadas no Estado, o período de estiagem tocantinense, a cobrança de taxas tributárias justas entre os estados da Amazônia Legal, projeto do carbono natural e o desenvolvimento na agricultura respeitando a pauta ambiental.

O governador Wanderlei Barbosa destaca seu compromisso com desenvolvimento sustentável durante a Assembleia Geral dos Governadores no 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Manaus

“A situação da Amazônia acende nosso alerta, esperamos aqui atender as demandas ambientais em prol do nosso bioma comum. No Tocantins temos trabalhado muitos projetos que visam a sustentabilidade, temos bons exemplos como a redução de queimadas, visto que já fomos o estado que mais apresentava foco de incêndio no período de estiagem. Conseguimos reduzir esses números  com políticas de controle a combate de incêndio, por meio de nossa equipe. Assim, seguimos com o nosso grande desafio, atendendo as demandas de crescimento da produção de alimento com equilíbrio ambiental, de maneira sustentável”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa aos gestores presentes.

Fórum da Amazônia Legal

O Fórum já é uma atividade comum do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, e é uma iniciativa dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), para ampliar o diálogo de implementação de estratégias, programas e projetos prioritários para melhorar a sustentabilidade da região amazônica, levando em conta sua economia, recursos ambientais, logística, população e desafios compartilhados.

A 26ª edição do Fórum contou com a participação de nove governos estaduais, embaixadas e ministérios, além de secretários de Agricultura, de Fazenda, de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Mineração e de Planejamento, todos da Amazônia Legal.

O evento iniciou no dia 8 e, desde então, foram realizadas reuniões de conselhos e câmaras setoriais, finalizando as atividades do Fórum nesta sexta-feira, 10, com a realização da Assembleia Geral dos Governadores.

Durante a Assembleia foram debatidas e deliberadas pautas e decisões em prol da Amazônia Legal como: a situação hídrica no Amazonas; a realização da 28ª Conferência das Partes (COP), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai, Emirados Árabe; a Carta de Manaus, com o posicionamento dos governadores sobre os sistemas alimentares e recuperação de áreas degradadas para a Conferência das Partes (COP); a apresentação do Projeto Um Milhão de Oportunidades, do Unicef; o projeto Amazônia segura; planos de transformações ecológica; diálogos com instituições internacionais; dentre outros assuntos.

O Governador do Tocantins levou ainda a pauta tributária para os demais governadores, visando igualar os impostos entre os estados da Amazônia Legal, sobretudo pela cobrança dos serviços de abastecimento de água e esgoto.

“Sabemos que os recursos hídricos da Amazônia estão escassos, no entanto o nosso Estado é um dos que mais paga imposto referente a água. O Tocantins paga R$ 8,00 em metro cúbico de água, que é diferente dos demais estados, que pagam bem menos. Temos que tratar desse assunto aqui, pois é pertinente, uma vez que estados vizinhos pagam menos e o nosso Estado precisa acompanhar a região norte”, comentou Wanderlei Barbosa.

Ainda na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa assinou termos de cooperação e adesão, como um dos nove governadores da Amazônia Legal, com instituições como Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Wanderlei Barbosa assina termos de cooperação e adesão junto a outros governadores da Amazônia Legal

As assinaturas são de iniciativas que visam buscar benefícios para as áreas que abrangem a Amazônia Legal, a exemplo do Plano Amazônia: Segurança Soberania (Plano Amas), idealizado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, e o ministro da Justiça, Flávio Dino.

A adesão ao Plano Amas beneficia todos os estados da Amazônia Legal, visando fomentar a preservação regional, em conjunto com medidas de segurança pública adaptadas às particularidades de cada estado. Além disso, a perspectiva é de implementação de 34 novas bases na Amazônia, juntamente com a criação de dois centros em Manaus: um voltado para a cooperação policial internacional e outro dedicado a operações ambientais.

O governador do Pará e também presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da participação do Estado do Tocantins e demais unidades federativas nos debates sobre a Amazônia Legal.

“Tivemos uma manhã extremamente proveitosa, o governador Wanderlei Barbosa pontuou ótimas questões e assim como os demais estados contribuiu com a nossa causa maior, a preservação da Amazônia. Agradeço a participação e destacou a importância do Tocantins neste evento, colocaremos em questão nossas pautas, com reuniões focadas na busca de apoio e incentivo junto ao Governo Federal”, pontuou Helder Barbalho.

Acompanhando a comitiva do Governo do Tocantins, o secretário de Meio Ambiente (Semarh), Marcello Lelis, destacou a atuação do Tocantins em outras edições do Fórum, pontuando a importância da participação do Estado nesta edição do encontro.

Acompanhando a comitiva do Governo do Tocantins, o secretário de Meio Ambiente (Semarh), Marcello Lelis, destacou a atuação do Tocantins em outras edições do Fórum

“Os nove estados estão empenhados, construindo um projeto de combate ao desmatamento para ser apresentado ao Fundo da Amazônia. Temos aqui uma oportunidade única, com estados mais valorizados, pelo Governo Federal, com a presença de vários ministros, com a possibilidade de diálogo próximo com as frentes que podem trazer melhorias para as causas ambientais”, afirmou  o secretário da Semarh.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anfitrião do Fórum, agradeceu aos gestores pelo compromisso, afirmando a importância do encontro entre os governos para alinhar as políticas pela Amazônia Legal.

“Esses encontros são importantes para que possamos avançar nas pautas que são comuns entre os estados. Cada unidade federativa que compõem a Amazônia Legal tem sua particularidade e é fundamental que estejamos dialogando para entender o que é comum entre nós, seja dificuldades ou potencialidades. Agradeço a participação de todos”, finalizou o governador do Amazonas.

Guilherme Lima/Fotos: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins recebe ministro Alexandre Padilha para encerramento da maior Caravana Federativa já realizada

Segundo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, a Caravana Federativa realizada no Tocantins foi a quarta e maior realizada com 2.100 inscrições

Representando o Governo do Tocantins, o vice-governador, Laurez Moreira, participou na tarde desta sexta-feira, 10, juntamente com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, do encerramento da 4º edição da Caravana Federativa, realizada no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas.

Durante os dois dias de evento, foram registrados 1.950 atendimentos e mais de 2 mil inscrições com a participação de mais de 100 prefeitos.

Vice-governador Laurez Moreira agradece a presença dos mais de 100 prefeitos presentes, destacando o engajamento e o sucesso do evento na resolução de demandas entre União, estado e municípios

O vice-governador Laurez Moreira agradeceu a presença do ministro Alexandre de Padilha e parabenizou os prefeitos pelo engajamento em participar do evento que possibilitou a resolução de pendências entre União, com Estado e municípios.

 “Estamos muito felizes em receber o nosso ministro Alexandre Padilha, ter essa ação do Governo Federal com os ministérios para ouvir os nossos prefeitos possibilitando sanar demandas municipais e estaduais é de extrema importância para o nosso Estado. Mais de 100 prefeitos estiveram presentes durante essa ação, em busca de melhorias para o seu município. Parabéns a todos os gestores presentes. Podemos dizer que foi um grande sucesso, isso porque o nosso governador Wanderlei Barbosa, que é um municipalista, sempre busca promover ações que beneficiem os municípios. Nós queremos transformar o Tocantins em um grande polo e exemplo de desenvolvimento para todo País. O ministro Alexandre pode contar com o estado do Tocantins, vamos juntos construir um Brasil que nós todos sonhamos”, expressou Laurez Moreira.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, enfatizou o sucesso do evento sendo a maior edição em relação a proporção de prefeitos e prefeitas participantes, ainda na ocasião o ministro agradeceu ao Governo do Tocantins pelo envolvimento e mobilização.

O presidente Lula pediu para repassar que vocês podem contar com o Governo Federal, estamos de portas abertas, nosso Governo é um Governo para todos e pelo povo”, destacou o ministro Alexandre Padilha

“Nós estamos na 4º caravana federativa, mas esta já é a maior de todas, em relação à proporção de prefeitos e prefeitas participantes no evento.  Quero parabenizar o governador Wanderlei Barbosa, o vice-governador, Laurez Moreira e toda a equipe do Governo do Tocantins pela mobilização, envolvimento e o excelente trabalho realizado durante esses dois dias de evento. Estou muito feliz em estar hoje no Tocantins, trazendo esse projeto que tem como principal objetivo aproximar o Governo Federal dos estados e municípios. A Caravana Federativa foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros, além de dar esse auxílio aos prefeitos em resolver as principais demandas da sua cidade. O presidente Lula pediu para repassar que vocês podem contar com o Governo Federal, estamos de portas abertas, nosso Governo é um Governo para todos e pelo povo”, destacou o ministro Alexandre Padilha.

A ação é promovida pelo Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, que percorre as unidades federativas para receber as demandas dos estados e municípios de todo o país.

Ao todo, mais de 30 ministérios participam das atividades, junto com entidades como Caixa Econômica Federal, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que auxilia as prefeituras a resolver eventuais entraves, ampliando o acesso aos principais programas disponibilizados pelo Governo Federal.

Nesta atividade itinerante da Caravana foram realizados painéis e oficinas. Já o atendimento técnico é feito por representantes de ministérios, entidades públicas, instituições financeiras e de desenvolvimento, como também pelo governo do Tocantins.

Inscrições PAC

O ministro Alexandre Padilha aproveitou a ocasião para informar que as inscrições de projetos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram prorrogadas até o próximo domingo, 12 de novembro.

Os Municípios com propostas nas áreas de saúde, cidades, cultura, esporte, educação e justiça podem pleitear recursos, preenchendo o cadastro disponível na plataforma TransfereGov. Os projetos devem atender as especificações dos editais, lançados pelos respectivos ministérios, de 25 programas de cinco eixos.

Título Cidadão Tocantinense

Ainda na ocasião, o ministro Alexandre de Padilha recebeu o título de cidadão tocantinense, concedido pela resolução nº 350, de 17 de junho de 2020, publicado no Diário da Assembleia nº 3.013.

O título foi entregue ao ministro Alexandre de Padilha pelo deputado federal Ricardo Ayres, autor do projeto de lei aprovado ainda em 2011 acompanhado do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Ivory Lira e demais autoridades federais e estaduais.

Ministro Alexandre Padilha é homenageado com o título de cidadão tocantinense, concedido em reconhecimento às suas contribuições

“Fico muito honrado e feliz em receber esse título de cidadão tocantinense, agora minhas responsabilidades com o estado do Tocantins aumentaram. Muito obrigada a todos e é realmente uma honra receber esse título”, finalizou o ministro Alexandre Padilha.

Nayara Borges/Fotos: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Vem aí o Torneio de Futsal Masculino Adulto de Palmeirópolis

As inscrições custam R$200,00 (duzentos reais) e são limitadas

Com o objetivo de promover a integração entre as comunidades, a Shalom Publicidade e Eventos, vai realizar o torneio de Futsal Masculino Adulto em Palmeirópolis.

Um evento particular e aberto ao público com apoio da prefeitura Municipal e secretária de esportes.

A cerimônia de abertura dos jogos acontecerá no dia 25 de novembro a partir das 12:00 horas, no ginásio de esportes do (setor) Bom Tempo em Palmeirópolis e disputados com participação das equipes cadastradas.

A premiação será de 2.000 mil reais, além de troféu e medalha, para os campeões até o terceiro lugar.

O evento vai ser importante para integrar os moradores da região, além de oferecer opção de lazer para todos.

Da assessoria

Alessandro Souza e Kelly Urzêda

https://www.instagram.com/shalompublicidadespls/

Recriar Vidas promove ações em Paranã, Aliança, São Salvador, Palmeirópolis e Jaú do Tocantins

Ações, que acontecem em cinco cidades, contarão com uma pesquisa científica, seminários, palestras, oficinas e rodas de conversa com alunos e profissionais das redes de proteção social

Serão realizadas, nos próximos 30 dias, a partir do dia 11 de novembro até o início do mês de dezembro, diversas ações do Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – Escudos, promovidas pelo Instituto Recriar Vidas, nas cidades de Aliança, Paranã, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis e São Salvador.

Na programação, estão previstas a realização de mais de 4 seminários, 50 palestras e oficinas temáticas, abordando temas relacionados a prevenção e cuidados no uso de substâncias psicoativas (drogas), aos fatores biopsicossociais que estimulam o consumo tais como ansiedade, depressão, ideação suicida, bullying, violência, dificuldades de convivência, aspectos fisiológicos e psicológicos pós Covid-19, bem como os fatores socioemocionais que podem ser determinantes na prevenção, como autocuidado, autoconhecimento, entre outros.

Diversos profissionais atuarão nas ações, promovendo palestras, oficinas e na aplicação de pesquisa de campo para aferir os resultados antes e depois das ações.

A equipe conta com psicólogos, psicopedagogos e professores de diversas áreas, todos especializados, com mestrado e doutorado, que já atuam juntamente ao Instituto desde o ano de 2019.

A coordenadora do Programa Escudos, Professora Fátima Brasileiro, afirma que o objetivo da ação é ampliar a rede de atuação em toda região, fortalecendo tecnicamente as equipes de educação, assistência, saúde, sociedade civil e conselheiros tutelares, para lidarem melhor e de forma efetiva com a prevenção ao uso de drogas.

“Temos uma missão coletiva, transversal e multidisciplinar. Enquanto não batermos, em conjunto, e insistentemente na ‘tecla’, de que o caminho para prevenir o problema das drogas é o da informação sobre quais fatores levam ao consumo, não vamos conseguir promover políticas públicas que geram resultados. Além da Covid-19 ter agravado os problemas biopsicossociais, ansiedade e depressão em especial, ela ainda atrasou a execução de diversos projetos extra disciplinares como os de prevenção ao uso de drogas, e isso nos preocupa. É um problema urgente, que nos causa bastante preocupação. O calendário escolar espremido não permitiu que fizéssemos as ações ainda no primeiro semestre. Agora nossa missão é promover estas ações, de forma consistente e integrada, para que sejam inclusas nos Projetos Políticos Pedagógicos de 2024 nestas escolas, e na formação efetiva de redes locais de prevenção. Em nosso longo planejamento, prevemos levar muita formação, informação e interação, de forma leve e didática, focados em efetivamente garantir os resultados do Programa. Estamos preparados e os municípios muito motivados. Serão grandes ações, sem dúvida”, afirmou Fátima Brasileiro.

As ações contam com o apoio das Prefeituras Municipais de Aliança, Paranã, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis e São Salvador. Também contam com o apoio do Deputado Federal Eli Borges que destinou recursos para o projeto.

O Programa ocorre em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por intermédio do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, Governo do Estado do Tocantins, por meio das Secretarias da Educação e da Cidadania e Justiça, bem como da Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), organismo este vinculado a Organização das Nações Unidas – ONU.

Aliança participa de pesquisa inédita

Na cidade de Aliança do Tocantins, além das palestras e oficinas, está sendo realizada uma pesquisa científica com pesquisadores das áreas de psicologia.

A pesquisa, que conta com uma equipe de acadêmicas, mestras e doutoras, tem como foco um levantamento sobre o nível de informação e formação sobre as estratégias de promoção de ações efetivas na prevenção do consumo de drogas, e é focada nas equipes de educação, assistência, saúde e conselheiros tutelares.

Após a realização das ações com palestras e oficinas, uma nova etapa avaliativa será realizada para aferir os resultados do Programa com os profissionais.

A previsão é de que, os resultados, sejam divulgados por meio de um artigo científico, ainda no primeiro semestre de 2024, servindo de subsídio para elaboração de novas estratégias e políticas de prevenção para o setor público.

T1noticas

O desembargador Elvecio Moura, ressaltou a satisfação do Tribunal em lançar a “Exposição Virtual Juiz Paulo Fleury”

TRT lançou exposição virtual da vida e carreira do primeiro juiz trabalhista de Goiás

O coordenador do Centro de Memória, desembargador Elvecio Moura dos Santos, ressaltou a satisfação do Tribunal em lançar a  “Exposição Virtual Juiz Paulo Fleury da Silva e Souza”, patrono do Centro de Memória do TRT da 18ª Região, alusiva à comemoração do seu 112º aniversário de nascimento.

Moura relembrou que Paulo Fleury foi primeiro juiz trabalhista do estado de Goiás, nomeado pelo presidente Getúlio Vargas em 1941, para instalar a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Goiânia.

“Entretanto, poucos sabem que Paulo Fleury da Silva e Souza foi muito mais do que ser o primeiro juiz do trabalho em Goiás, o que por si só é um feito de inigualável importância”.

Disse ao explicar que a exposição virtual visou mostrar as origens, a formação acadêmica, a atuação profissional de e a carreira de Paulo Fleury, não somente no âmbito do Judiciário Trabalhista, mas, também, no Poder Executivo e no Legislativo estadual e federal.

Drª Elvecio destacou ainda, o vanguardismo do magistrado que, graças à sua atuação conciliatória, logo no primeiro processo submetido a julgamento conseguiu compor um acordo entre as partes.

“O que demonstra quão visionário era aquele magistrado, pois atualmente a conciliação é a grande meta buscada pelo CNJ”, pontuou.

O desembargador salientou a efetividade dada ao Direito do Trabalho pelo juiz Paulo Fleury, garantindo os direitos dos trabalhadores e contribuindo para a construção de relações laborais justas e equilibradas entre patrões e empregados.

Ainda de acordo com Elvecio, “podemos constatar que, se não fosse a referida emenda parlamentar, não teríamos assegurada a integração do estado do Tocantins a Amazônia Legal”.

“Reitero que Paulo Fleury da Silva e Souza foi o primeiro Juiz do Trabalho do estado de Goiás, tendo sido promovido a Desembargador e, finalmente, chegado a ministro do TST.  Uma figura histórica de fundamental importância na definição dos limites geográficos do Tocantins com Goiás, pois foi graças a ele que a Amazônia Legal foi estendido até à linha do Paralelo 13”. Finalizou o desembargador Elvecio Moura.

Da esquerda para direita: servidora Ariony Chaves, procurador Tiago Ranieri, des. Elvecio Moura, advogada Arlete Mesquita, des. Geraldo Nascimento, filha e neta do juiz Paulo Fleury e Álvaro Resende, diretor do TRT-18

Lembrando que: a exposição virtual sobre a vida e a carreira profissional do juiz Paulo Fleury da Silva e Souza foi lançada na segunda-feira (30/10) pelo Centro de Memória do TRT-18.

A solenidade, no Lounge da Praça do Complexo Trabalhista de Goiânia, contou com a presença de familiares do magistrado e diversas autoridades.

O presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento, disse que a exposição permite aos visitantes a oportunidade de explorar as realizações marcantes do patrono do Centro de Memória da Justiça do Trabalho goiana e o legado deixado pelo notável jurista.

O presidente parabenizou a iniciativa capitaneada pelo desembargador Elvecio Moura dos Santos, coordenador do Comitê de Gestão Documental e Memória, e organizada pela servidora Ariony Chaves de Castro, Chefe da Seção de Gestão da Memória, para manter a memória e a trajetória histórica da Justiça Trabalhista em Goiás.

“Como se sabe, o juiz Paulo Fleury da Silva e Souza é uma figura singular na história do Judiciário Trabalhista do país, detentor de um talento inigualável, havendo sido o primeiro magistrado trabalhista de Goiás”, disse Nascimento.

A advogada Andrea Pavan, neta do homenageado, falou em nome da família e agradeceu a iniciativa do tribunal.

“Presente em todos os momentos da família, meu avô transitou pelos 3 poderes e foi na Justiça do Trabalho a área em que ele mais se sentiu tranquilo, capaz de resolver as coisas com bastante equilíbrio”, disse. Andrea Pavan falou ainda que a família espera que a exposição resgate a história da Justiça do Trabalho e traga inspiração para a atuação de novos juízes.  sendo elas:

A exposição é dividida em cinco seções,

  1. Linha do Tempo: Uma Extraordinária Trajetória de Vida. Nesta seção, é apresentada uma linha do tempo que segue os marcos da vida pessoal e profissional de Paulo Fleury, desde seus primeiros anos até suas realizações mais notáveis como magistrado e defensor incansável da Justiça Trabalhista.
  1. Infância e Formação: As Raízes de um homem visionário. O visitante poderá explorar as influências e experiências de infância que moldaram o caráter e os valores do juiz Paulo Fleury da Silva e Souza, preparando-o para uma vida de dedicação à justiça.
  1. Trajetória da Carreira Jurídica: Um Caminho de Excelência. Essa seção detalha a carreira jurídica do juiz, desde seus primeiros passos como advogado até o seu papel fundamental no sistema judicial brasileiro.
  1. Um Grande Magistrado: Decisões que Marcaram Época. Aqui, o visitante poderá descobrir as decisões judiciais inovadoras proferidas pelo magistrado, que contribuíram para a evolução do Direito Trabalhista no Brasil.
  2. Contribuições para a Justiça: Um Legado Duradouro. Essa seção conta como as contribuições pioneiras do juiz Paulo Fleury continuam a influenciar o campo da Justiça Trabalhista e a influenciar a aplicação do Direito do Trabalho até os dias de hoje.

Confira as fotos do evento

Para acessar a exposição clique nesse link

CG/FV-Fonte/TRT-18ª 

Wanderlei Barbosa participa de lançamento do Novo PAC no Tocantins com orçamento de R$ 35,7 bilhões para infraestrutura, habitação, educação e saúde

Chefe do Executivo do Estado recebeu nesta segunda-feira, 6, quatro ministros do Governo Federal em Palmas

O governador Wanderlei Barbosa recebeu, na tarde desta segunda-feira, 6, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que veio a Capital para apresentar o plano de investimentos do Governo Federal, o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para o Tocantins.

Para o lançamento do Novo Pac, o governador Wanderlei Barbosa recebeu, em Palmas, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e o ministro do Esporte, André Fufuca

Na ocasião, também estiveram presentes o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e o ministro do Esporte, André Fufuca.

O investimento total de recursos que foram destinados para o Tocantins é de R$ 35,7 bilhões.

O Chefe do Executivo do Estado agradeceu a visita dos ministros e ressaltou que o novo PAC é um projeto para resgatar o Brasil.

O Chefe do Executivo do Estado agradeceu a visita dos ministros e ressaltou que o novo PAC é um projeto para resgatar o Brasil

“Primeiramente quero agradecer ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e aos demais ministros que estão aqui hoje. Por meio do Novo PAC, teremos a possibilidade de construir novas estradas, novas escolas, o hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, investimentos para a habitação, que possibilitará a construção de unidades habitacionais no programa Minha casa, Minha vida; entre outros projetos que foram apresentados ao Governo Federal. Grande parte das nossas demandas foram atendidas. Nós temos trabalhado em parceria com o Governo Federal, buscando trazer sempre melhorias para o nosso Estado e para todos os tocantinenses,” destacou Wanderlei Barbosa.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, pontuou que foi realizado um diálogo intenso com todos os governadores para entender as principais demandas de cada Estado, pois, o PAC é um planejamento de nação e de país.

Foi anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, um investimento de quase R$ 37 bilhões, que possibilitará atender às principais demandas do estado do Tocantins;

“Por determinação do nosso presidente Luís Inácio da Silva, procuramos entender as principais demandas de cada Estado, para que o Governo Federal pudesse trabalhar em conjunto com as unidades federativas para entregar melhoria para a população, e assim o fizemos. Pactuamos um conjunto de intervenções, além dos projetos que já estavam nos ministérios e as obras que se encontravam paralisadas. E estamos aqui para anunciar um investimento de quase R$ 37 bilhões que possibilitará atender às principais demandas do estado do Tocantins”, destacou o ministro.

Além das obras já previstas e retomadas, o Governo Federal vai enviar recursos para os municípios que inscreverem projetos de obras pelo Novo PAC Seleções. O processo está aberto até o dia 10 de novembro para receber as propostas.

Os recursos podem chegar para a construção de novas escolas, creches, unidades de saúde, policlínicas, maternidades, espaços comunitários, praças CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), obras de drenagem e de urbanização, entre outras.

“É extremamente importante que os prefeitos participem, enviando suas propostas para o Novo Pac, o que possibilitará trazer o maior volume de recursos para o nosso Estado. É isto que nós queremos, o envolvimento, e mais obra para atender as necessidades da nossa população”, conferiu o vice-governador, Laurez Moreira, durante o evento.

Já ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho, conferiu que: “um dos nossos comprometimentos é a finalização do aeroporto de Palmas, que possibilitará uma melhor qualidade à população que vem usufruir do aeroporto, não apenas para o turismo de lazer, mas sobretudo para o turismo de negócios, daqueles que vêm empreender no Estado do Tocantins. Assim como as rodovias que serão feitas em conformidade com o plano estratégico; e a hidrovia do Rio Tocantins, para ampliar o escoamento da produção regional. O Novo PAC é um conjunto de investimentos estruturantes “, disse.

Obras

Entre as obras de destaque planejadas para o Estado, estão a conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia – Xambioá, a pavimentação da BR-010 (Paranã – Divisa Goiás), a pavimentação da BR-235 (Guaraí – Pedro Afonso – Trecho Pedro Afonso – Divisa MA/TO), o novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, a infovia estadual e internet para 1.435 escolas, 1,3 mil ligações do Luz para Todos e 3.649 moradias do Minha Casa, Minha Vida.

O Novo PAC trará um impulso significativo para a infraestrutura de transportes do Tocantins com 12 projetos, incluindo seis obras públicas, três investimentos privados e três estudos para concessões de ativos do setor à iniciativa privada. Isso engloba a construção da BR-242/TO, o projeto para a construção da BR-010/TO (entroncamento TO-020 até a divisa com o Maranhão), investimentos nas concessões existentes das BR-153 e BR-080, bem como recursos destinados à malha ferroviária e aos estudos e projetos para a construção do novo aeroporto do Jalapão.

Programa Luz para Todos

Com um aporte de R$ 49 milhões para o programa Luz para Todos, 1.291 famílias em 43 municípios serão beneficiadas até 2026, e a expansão do sistema de abastecimento de água será concluída em Araguaína, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e São Miguel do Tocantins, além da instalação de sistemas simplificados de abastecimento em 13 aldeias.

Saúde e educação

Na área da educação e saúde, está prevista a realização de 149 obras, incluindo a construção de 55 creches e pré-escolas, 59 escolas, 25 quadras esportivas, 5 ampliações de unidades de saúde e a retomada de 5 obras de Unidade Básica de Saúde em 5 municípios.

Nayara Borges/Fotos: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Colégio Estadual Dom Alano do sul do Tocantins lança antologia intitulada “Dos filhos de Peixe”

O projeto foi uma iniciativa das professoras Adelita Ribeiro e Geane Pereira ( Gyza), juntamente com a equipe pedagógica do colégio

Estudantes do Colégio Estadual Dom Alano, extensão Vila São Miguel (interior do município de Peixe no sul do Tocantins), lançam antologia intitulada “Dos filhos de Peixe”.

O projeto foi uma iniciativa das professoras Adelita Ribeiro e Geane Pereira ( Gyza), juntamente com a equipe pedagógica do colégio

O evento promovido pelo Colégio (CEDA), lançou a 1ª edição da antologia, com 120 exemplares, e uma coletânea de poemas, poesias e mini contos, de autoria dos estudantes, educandos e demais membros da equipe pedagógica. Cerca de 100 alunos participaram.

Drº Mateus Ribeiro dos Reis (Promotor)
Contou com o apoio e patrocínio do MP/TO-Comarca de Peixe

O projeto contou com o apoio do Ministério Público, Drº Mateus Ribeiro dos Reis (Promotor) e a Draª. Ana Paula Turíbio, juíza da Comarca de Peixe Tocantins, os quais deram total incentivo aos projetos e ações de cultura e ensino de aprendizagem do Colégio Estadual Dom Alano.

O referido projeto interdisciplinar de Língua portuguesa/Foto divulgação

Os textos foram produzidos desde o início da pandemia, com um projeto de leitura e escrita, idealizado pelas professoras, Adelita Ribeiro e Geane Pereira ( Gyza).

Professoras: Adelita Ribeiro Cavalcante (esquerda) Gyza Pereira (centro) e a coordenadora pedagógica Carla Da Silva Cerqueira

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Gyza, os alunos foram imersos em pesquisas e estudos sobre gêneros textuais e o referido projeto é interdisciplinar de Língua portuguesa, Projeto de vida e Eletiva, recebendo o nome de Sociedade Escritora.

E teve como principal objetivo despertar o prazer pela leitura e escrita, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem tornar os estudantes em cidadãos pensantes.

Antonino Gonçalves Ferreira (diretor do CEDA) Foto divulgação 

Fazer com que seja capaz de ler, aprender, tomar decisões, romper a cultura da alienação.

“Possibilitar a busca pelo conhecimento e equilíbrio da razão x emoção, se tornem leitores e produtores competentes de textos, oferecendo os mecanismos e condições necessárias ao desenvolvimento de habilidades da leitura e da escrita, ampliando assim o conhecimento e aumentando o repertório intelectual e cultural”, afirmou a escritora Gyza.

Segundo Adelita Ribeiro, o desejo é que eles sintam-se livres, para expressar seus anseios, sonhos, ideias, inquietudes, descobertas e que acima de tudo aprendam a usar a escrita como ferramenta de cura e transformação”.

https://www.instagram.com/dregurupi/

https://www.instagram.com/seductocantins/

https://www.instagram.com/colegiovilasaomiguel/

Várias autoridades se fizeram presentes no evento

Da assessoria/Com informações da Gyza/Fotos divulgação

Poliomielite: saiba mais sobre doença que pode ressurgir no Brasil

Popularmente conhecida como paralisia infantil ou pólio, a poliomielite tem grandes chances de ser reintroduzida no país devido às baixas coberturas vacinais. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença

Foi em 1989, na Paraíba, que tivemos o último registro de poliomielite no Brasil e, em 1994, a doença foi declarada eliminada no país.

Essa conquista só foi possível graças à vacinação em larga escala da população brasileira, mas, infelizmente, existe um grande risco da doença ser reintroduzida devido às baixas coberturas vacinais.

O Brasil não cumpre, desde 2015, a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença.

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, que foi celebrado em 24 de outubro, o Dr Franco Martins (CRMSP 138476), pneumologista e gerente médico de vacinas da GSK, explica sobre essa doença altamente contagiosa, que também é conhecida por pólio ou paralisia infantil.

“A poliomielite é causada por um vírus, o poliovírus selvagem, que pode infectar crianças e adultos. Ela pode provocar desde sintomas de um resfriado comum como febre, mal-estar, dor de cabeça, dores no corpo, e até evoluir rapidamente para problemas graves no sistema nervoso, como paralisia muscular irreversível, atingindo principalmente crianças menores de cinco anos de idade. Essa paralisia pode afetar também os músculos responsáveis pela respiração, levando à insuficiência respiratória e até à óbito”, esclarece.

Transmissão

A poliomielite é transmitida, geralmente, através da boca, a partir do contato direto com fezes, água e alimentos contaminadas com o vírus (transmissão via fecal-oral).

Por isso, pessoas vivendo em locais com falta de saneamento, más condições habitacionais, e higiene pessoal precária estão mais suscetíveis à doença.

Outra forma de transmissão também pode ser pela forma oral-oral, ou seja, através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.

O poliovírus se multiplica, inicialmente, nos locais por onde entra no organismo (boca, garganta e intestinos).

Em seguida, vai para a corrente sanguínea e pode chegar ao sistema nervoso. Independentemente de desenvolver ou não sintomas, o indivíduo infectado elimina o vírus nas fezes, dando continuidade ao ciclo de transmissão.

O vírus da poliomielite é bastante resistente, sobrevivendo durante meses no esgoto.

Segundo o pneumologista, embora ocorra com maior frequência em crianças menores de cinco anos, a poliomielite também ocorre em adultos que não foram imunizados.

Por isso, é fundamental ficar atento às medidas preventivas, como: sempre lavar bem as mãos, ter cuidado com o preparo dos alimentos, beber água tratada e estar com a vacinação em dia.

Prevenção

Segundo o Dr. Franco , embora ocorra com maior frequência em crianças menores de cinco anos, a poliomielite também ocorre em adultos que não foram imunizados.

Por isso, é fundamental ficar atento às medidas preventivas, como: sempre lavar bem as mãos, ter cuidado com o preparo dos alimentos, beber água tratada e estar com a vacinação em dia.

Dentre as medidas preventivas, a vacinação é a principal. No Brasil, a imunização contra a pólio é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também pode ser encontrada na rede privada de vacinação.

“Uma vez instalada, não há mais cura para a paralisia infantil. A criança permanecerá paralítica pelo resto da vida. E ninguém quer que isso aconteça. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos para se vacinarem contra a doença. A melhor forma de prevenção é com a vacinação”, reforça o Dr. Franco.

Risco da reintrodução do vírus no país

Como resultado da vacinação, os casos de poliomielite no mundo diminuíram mais de 99% nos últimos anos. Uma boa notícia é que, dos poliovírus selvagens conhecidos, os poliovírus selvagens tipo 2 e tipo 3 foram erradicados do mundo, mas ainda circula no mundo o poliovírus selvagem tipo 1.

O Dr. Franco fala mais sobre: “Apesar de atualmente não termos casos de vírus selvagem no Brasil, uma cobertura vacinal baixa aumenta muito as chances do retorno da circulação da doença ao país, já que o vírus é altamente transmissível. Nos últimos três anos, as coberturas vacinais contra a poliomielite não passaram de 77%, muito longe da meta de 95%. Neste ano, 2023, está em apenas 54%… E isso deixa toda a população vulnerável. Para se ter uma ideia, em 2022, as autoridades do Malawi, na África, declararam um surto de poliovírus selvagem tipo 1, após caso confirmado em uma criança de 3 anos. A cepa do vírus responsável por esse caso está geneticamente relacionada àquela circulante no Paquistão e Afeganistão, únicos dois países onde a pólio continua endêmica”.

Considerando novas evidências científica para proteção contra a pólio, o PNI vai substituir gradualmente, a partir de 2024, a vacina oral atenuada pela versão inativada injetável.

Em casos de dúvidas, consulte o seu médico.

Por noticia ao minuto

 

Acidente entre caminhonete e caminhão mata motoristas na BR-153

Batida aconteceu na noite de sábado (4) em trecho que vai para a cidade de Nova Olinda. Outras três pessoas também ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região

Um acidente envolvendo uma caminhonete e um caminhão deixou os dois motoristas dos veículos mortos na BR-153.

A batida aconteceu em trecho que vai para a cidade de Nova Olinda, região Norte do Tocantins. Outras três pessoas ficaram feridas.

Os bombeiros atenderam a ocorrência por volta das 21h55 deste sábado (4). A caminhonete tinha quatro pessoas e quando as equipes chegaram uma idosa de 78 anos já tinha saído do veículo.

Ela foi atendida pela unidade de resgate e levada para o Hospital Municipal de Colinas.

Testemunhas ainda informaram que outras duas vítimas do carro menor foram atendidas anteriormente por uma ambulância de Nova Olinda.

Os motoristas da caminhonete, identificado como Juscelino Nonato Ribeiro, e do caminhão, que não teve o nome divulgado, já estavam mortos e os bombeiros retiraram os corpos das ferragens.

Não foi preciso usar equipamentos de desencarceramento. Os atendimentos às vítimas só terminou na madrugada deste domingo (5).

A perícia esteve no local e o Instituto Médico Legal removeu os corpos. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas.

Por Patricia Lauris, g1 Tocantins

Duas crianças ciganas desaparecem no rio Tocantins e bombeiros fazem buscas

As vítimas são uma menina de sete anos e um menino de cinco anos. Desaparecimento aconteceu na região de Aguiarnópolis, na divisa entre Tocantins e Maranhão.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada para fazer buscas por duas crianças ciganas que desapareceram no rio Tocantins, na região de Aguiarnópolis, na divisa com o Maranhão.

As vítimas são uma menina de sete anos e um menino de cinco anos.

Os bombeiros informaram que o desaparecimento aconteceu por volta das 17h30 deste domingo (5), do lado do Tocantins.

Testemunhas contaram que o local possui correnteza forte, com água pouco turva e sem galhadas.

Os bombeiros do Maranhão iniciaram as buscas por superfície, mas a equipe do Tocantins foi chamada para assumir a operação.

A informação repassada aos bombeiros é de que as crianças pertencem a uma família de ciganos que montou acampamento na região há apenas dois dias.

g1tocantins

Governo do Tocantins abre prazo para que beneficiários do Igeprev realizem a Prova de Vida 2023

Mais de 19 mil beneficiários do Igeprev deverão realizar a Prova de Vida 2023; prazo segue até 31 de dezembro

O Governo do Tocantins abriu na quarta-feira, dia 1º, o prazo para que os mais de 19 mil beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO) realizem a Prova de Vida 2023.

O processo de atualização cadastral para os aposentados e pensionistas é de caráter obrigatório, e é feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS, até o dia 31 de dezembro.

Realizado anualmente, a Prova de Vida ocorre com a finalidade de dar continuidade ao recebimento dos proventos, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público (MPTO), do Tribunal de Contas (TCE/TO), da Defensoria Pública (DPE/TO), bem como os Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, e pensionistas, vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM) devem realizar o procedimento.

Por ser de forma digital, para realização do procedimento, não é necessário comparecer na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do Pronto, em Araguaína ou Gurupi.

Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e reconhecimento facial dos segurados e beneficiários.

Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio App Meu RPPS.

Vale salientar que na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento poderá ser suspenso.

“É fundamental que os segurados e beneficiários estejam atentos aos prazos e todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo Meu RPPS, para a realização da Prova de Vida 2023”, destaca o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Passo a Passo

A Prova de Vida é realizada exclusivamente de forma digital pelo App Meu RPPS, que pode ser baixado na loja virtual de qualquer dispositivo móvel, seja ele Android ou IOS.

Depois de baixar o App, o segurado ou beneficiário deve selecionar o Estado do Tocantins, em seguida, a cidade de Palmas. Logo após, selecionar o Igeprev-TO, independente da localização atual do beneficiário.

Após entrar no aplicativo, basta clicar na opção “Prova de Vida”, entrar no campo “Tipo de Documento” e anexar foto frente e verso do documento de identificação do segurado. Após concluir essa etapa, basta apertar no botão de “Avançar”.

Concluída essa etapa de documentos, o segurado passa para biometria facial, onde será solicitado dentro do próprio aplicativo, o acesso à câmera para que possa ser capturada uma foto do rosto do segurado sem acessórios. É importante que o local tenha boa luminosidade.

Por último, deverá ser preenchido o campo de “Telefone”, onde o segurado deverá preencher o telefone. Em seguida, é só esperar a mensagem de confirmação da realização da Prova de Vida. Caso não seja validada, o segurado poderá consultar o que ficou pendente e refazer todo o processo no App Meu RPPS.

Dúvidas e informações:

Atendimento Remoto: WhatsApp (63) 99225-9117 ou 0800 647-0747

 

Por Morgana Taíse/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins alinha com o ministro do Esporte a expansão de praças esportivas no Estado

Governador Wanderlei Barbosa se reuniu com ministro André Fufuca para definir projetos e viabilizar recursos para a reforma e construção de centros esportivos

O Governo do Tocantins vem realizando investimentos em adequações nas praças esportivas dos municípios de todo Estado.

Para dar início às atividades previstas, nesta terça-feira, 24, o governador Wanderlei Barbosa se reuniu com o ministro do esporte, André Fufuca, para solicitar o apoio do Governo Federal no desenvolvimento e implantação de projetos de infraestrutura esportiva educacional no Estado.

A audiência, solicitada pelo deputado federal Vicentinho Júnior, contou com a presença do secretário executivo dos Esportes e da Juventude do Tocantins, Atos Gomes de Araújo, do secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior, e de uma equipe técnica.

Na ocasião, foram apresentados os projetos prioritários para os quais o estado busca a viabilização dos convênios de repasse de recursos.

Na defesa das propostas, o governador Wanderlei Barbosa, destacou a importância das praças esportivas para as comunidades.

“Os investimentos em construção e adequações são de grande importância para promover o esporte e proporcionar qualidade de vida e até mesmo novas oportunidades para a juventude tocantinense. Agradecemos o apoio do Governo Federal, que fortalecerá nossa infraestrutura esportiva e possibilitará um ambiente mais acessível e inclusivo para todos os cidadãos do Tocantins”, afirma.

O Governo do Tocantins está pleiteando os projetos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06), que possibilita a alocação de recursos de renúncia fiscal em projetos esportivos em todo o Brasil.

Esta legislação, não apenas fornece uma estrutura jurídica, mas também representa um avanço significativo na promoção do esporte como um meio de inclusão social. Dentre as propostas do Tocantins, destacam-se: a construção de dois ginásios poliesportivos em Palmas; a edificação de um estádio municipal em Gurupi; a construção de um ginásio na região do Bico do Papagaio, dentre outros.

O secretário executivo dos Esportes e Juventude, Atos Gomes de Araújo, ressaltou que é preciso diversificar os espaços para fortalecer o esporte.

“A construção de outras praças esportivas visa fortalecer ainda mais o esporte, tanto na região sul quanto na região norte do Estado. As propostas de ginásios e estruturas para praças formam um elo que beneficiará todo o esporte, proporcionando um ambiente mais robusto e diversificado para a nossa juventude”, finaliza o secretário.

Tocantins Olímpico 

Na audiência também foram apresentados os orçamentos para expansão do programa Tocantins Olímpico, para o qual o ministro André Fufuca se comprometeu em apoiar e disponibilizar recursos.

O Tocantins Olímpico é o maior programa esportivo, voltado para o combate às drogas, desenvolvido no Estado.

Os novos investimentos pleiteados serão utilizados na construção de um centro poliesportivo, em Palmas, para receber esportistas da região norte do país.

Lidieth Sanchez: Fotos: Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins

Idoso morre após bater em van escolar que levava crianças e adolescentes

Acidente aconteceu em uma curva de estrada rural em Sandolândia, na região sudoeste do estado

O idoso José Vieira de Carvalho Filho, 61 anos, morreu após bater em uma van do transporte escolar na zona rural de Sandolândia, na região sudoeste do estado. Ele estava em uma moto.

O acidente aconteceu nesta terça-feira (24). No momento do acidente, o veículo escolar transportava crianças e adolescentes.

A Polícia Militar foi chamada e quando chegou ao local encontrou o idoso caído ao lado da van, sem sinais vitais.

O motorista do transporte escolar contou que estava seguindo para Sandolândia, quando acabou batendo com a moto em uma curva. Ele disse que tentou desviar, mas não conseguiu.

A moto bateu na lateral da van, fazendo com que o motociclista caísse. O local foi preservado até a perícia ser finalizada. Depois o corpo foi levado pelo Instituto Médico Legal (IML).

Por g1tocantins

Homem ataca policial militar com faca em rodoviária e morre durante briga

Vários homens que estavam no local se juntaram para tentar imobilizar o criminoso. Toda a briga foi registrada por uma câmera de segurança

Um homem atacou um policial militar com uma faca na madrugada desta sexta-feira (20) em Gurupi, no sul do estado.

O PM estava fardado e comendo em uma lanchonete. Após uma luta corporal, o suspeito foi ferido e morreu. Toda a briga foi registrada por uma câmera de segurança.

No vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o militar com um lanche nas mãos.

O suspeito se aproxima, tira uma faca da cintura e segura no cinto do militar, que cai no chão e começa a lutar para não ser esfaqueado.

Outros homens que estavam no local se aproximam e o grupo consegue segurar o criminoso.

Logo depois, o militar levanta com a arma na mão e aparentemente ferido. O suspeito começa a sangrar e morre no local.

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal de Gurupi.

O PM chegou a ser levado para o hospital e já recebeu alta.

Lara Oli se apresenta nesta sexta-feira (20) em Paraíso Tocantins, durante programação de aniversário da cidade

A jovem de apenas 13 anos, tem um talento que chama atenção por onde passa

A cantora gospel, Lara de Oliveira Gonçalves (Lara Oli), de Formoso do Araguaia no sul do Tocantins, será uma das atrações da noite gospel de Paraíso, nesta sexta-feira (20), durante o aniversário de 60 anos da cidade.

Lara Oli é filha dos  pastores Lucélio Gonçalves Rodrigues e Thatianne Rodrigues que estão orgulhosos da filha. Segundo eles, Lara já tem duas músicas inéditas,  as canções: “Moisés” e “Rosa do Amor”.

As músicas têm gerado  inspiração onde ela apresenta e tocado muitas vidas. A apresentação de Lara Oli acontece a partir das 19h30min, no Parque das Águas.  Gabriel Guedes também se apresenta na mesma noite.

Lara Oli se apresenta nesta sexta-feira (20) em Paraíso do Tocantins/Foto divulgação

O trabalho de  Lara Oli, pode ser acompanhado pela página oficial no Instagram: https://www.instagram.com/reel/CyGsvBqL7To/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ%3D%3D

Segundo a família,  a jovem vai lançar as canções nas plataformas no próximo dia 26 de outubro.

A dica é ficar ligado nas redes sociais dela e prestigiar o trabalho.

Da assessoria.

 

Tocantins enfrenta nova Onda de Calor nos próximos dias

  É considerado Onda de Calor quando as médias de temperaturas excedem pelo menos 5 °C . Clientes devem ficar atentos à saúde e ao consumo de energia, para evitar sobrecarga elétrica

Nos próximos dias, os tocantinenses devem sentir uma elevação na temperatura que poderá chegar às máximas de 42°C a 44°C em algumas regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET emitiu um alerta de perigo para a nova Onda de Calor, que deve elevar a temperatura média em até 5°C.

“A nova Onda de Calor está em atuação em grande parte do Brasil. No Tocantins, as altas temperaturas podem ser sentidas, principalmente, na região Sul”, explica a consultora da Energisa e meteorologista do Grupo Storm, Ana Paula Paes.

Com o calor aumentando, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, como a hidratação e a proteção solar.

Mas, outro fator que deverá ser levado em consideração é o consumo de energia elétrica no período.

“Quanto maior a temperatura no ambiente externo, maior será o consumo de energia dos equipamentos elétricos utilizados para refrigerar. Por exemplo, se estiver fazendo 38 °C do lado de fora, o ar-condicionado da residência precisará trabalhar muito mais para alcançar a temperatura de 23 °C”, explica o engenheiro eletricista e analista de eficiência energética da Energisa, Domingos Junior.

E, quanto maior o consumo de energia, maior será também a sobrecarga na rede elétrica.

Para o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha, a concessionária tem um plano de atuação para essas situações, mas é importante relembrar os cuidados como o uso consciente da eletricidade.

“Esse plano visa estudar e acompanhar os efeitos do clima, especialmente o fenômeno El Niño, em nossa região, pois os períodos prolongados de calor extremo afetam a rede elétrica, que opera com alta demanda de consumo”, explica o gerente.

A sobrecarga de energia pode acontecer por vários motivos, sendo o aumento de consumo um deles. Para evitar que isso aconteça, é importante que os clientes mantenham a fiação interna em dias.

“Caso a rede interna do imóvel tenha mais de cinco anos, e nesse período você tenha adquirido mais eletrodomésticos aumentando o consumo da sua casa, é recomendado fazer uma revisão com eletricista residencial e informar à Energisa o aumento de carga, para que seja considerado quando houver manutenções e melhorias na sua região. Assim você evita oscilação de energia no imóvel ou disparo do disjuntor”, orienta Cunha.

Empresas e indústrias também precisam atualizar a carga quando houver aumento ou diminuição, apresentando um novo projeto elétrico à concessionária.

Ascom/ETO

Governador Wanderlei Barbosa determina celeridade na realização de um novo concurso da Polícia Militar do Tocantins

Novo concurso público deve ofertar cerca de 600 vagas para soldados e outras 50 para formação de oficiais

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou nesta terça-feira, 17, que um novo concurso público da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) será realizado e garantiu celeridade em seu processo de elaboração.

O Governo do Tocantins formou, no início deste ano, quase 1.000 alunos-soldados.

Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da Polícia Militar e a necessidade de fortalecer as forças de segurança, para melhor servir à população.

“A Polícia Militar é a linha de frente na proteção de nossos cidadãos e na manutenção da ordem pública. Estamos comprometidos em garantir que a corporação tenha o efetivo necessário para cumprir sua missão com excelência”, afirmou o Governador.

Novo concurso

O novo concurso público deve ofertar cerca de 600 vagas para soldados e outras 50 para formação de oficiais.

A seleção de novos membros é um passo importante para fortalecer as operações de combate ao crime e garantir a segurança da sociedade tocantinense.

“A ação é vista como um investimento no futuro da segurança pública do Estado, além de reforçar um compromisso com a população, fortalecendo a segurança em todas as cidades do Tocantins”, comentou o chefe do Estado-Maior da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.

No início do ano, durante a cerimônia de formatura dos novos policiais militares, o governador Wanderlei Barbosa havia anunciado o seu compromisso com o fortalecimento da força policial tocantinense.

Durante a formatura de 958 novos alunos-soldados da PMTO, na Praça dos Girassóis, que ocorreu na noite do dia 19 de janeiro, o Governador assinou diversos atos, incluindo a autorização para um novo concurso público da corporação.

Ascom Governo do Tocantins

Mais de 19 mil beneficiários do Igeprev deverão fazer a Prova de Vida 2023

Aposentados e pensionistas devem realizar a Prova de Vida, de forma digital, pelo App Meu RPPS, nos meses de novembro e dezembro

Realizada exclusivamente de forma digital, pelo Aplicativo Meu RPPS, a Prova de Vida 2023, será realizada durante os meses de novembro e dezembro. Mais de 19 mil aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) deverão fazer a Prova de Vida, que tem caráter obrigatório, de acordo com a Portaria Nº 2130, de 04 de outubro de 2023.

Com o objetivo de provar a existência física dos aposentados e pensionistas do Instituto, a Prova de Vida é um procedimento destinado a todos os segurados e beneficiários do Igeprev, que recebem o benefício.

Todos precisam comprovar que estão vivos e, que podem continuar recebendo os proventos. A comprovação serve também para garantir a continuidade do benefício, sem interrupções, com intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Devem fazer a Prova de Vida todos os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, bem como os Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, e Pensionistas, vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM).

A Prova de Vida deve ser realizada exclusivamente pelo Aplicativo Meu RPPS. Para baixar o App, basta acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, Android ou IOS e digitar Meu RPPS.

Ao baixar o aplicativo, basta escolher o Estado do Tocantins, a cidade de Palmas, em seguida clicar em Igeprev e se cadastrar.

Vale destacar que o procedimento não é validado automaticamente. Os documentos passam por análise, bem como o reconhecimento facial na base de dados do sistema. Após confirmada a validação, o beneficiário receberá uma mensagem de confirmação. Para informações, dúvidas, ou em caso de não receber a mensagem de confirmação, entrar em contato com o Igeprev.

“Importante lembrar que os beneficiários não precisam comparecer até a sede do Instituto, podendo realizar o processo de qualquer local, e de forma digital, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet. Para os beneficiários que moram no exterior, segue a mesma orientação de fazer a Prova de Vida pelo Aplicativo Meu RPPS. Em caso de não conseguir, o beneficiário pode entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8h às 13 horas, horário de Brasília”, recomenda o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

“É importante ficar atento ao período de realização da Prova de Vida! O beneficiário que não realizar a Prova de Vida poderá ter o pagamento do seu benefício suspenso por meio de Portaria, publicada 30 dias após o encerramento do prazo”, ressalta o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Canais de Atendimento do Igeprev para Informações:

0800-647-0747

Central de Atendimento Previdenciário (CAP) – (63) 99233-5935

Diretoria de Previdência (Diprev) – (63) 99225-9117

Morgana Taíse/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa honra professores com valorização salarial, estrutura e concurso

Rede estadual de ensino vem passando por melhorias, com a reforma e construção de novas unidades escolares, modernização tecnológica e reconhecimento salarial dos profissionais da educação no Tocantins

Neste Dia dos Professores, celebrado nacionalmente em 15 de Outubro, o governador Wanderlei Barbosa relembra as conquistas dos educadores estaduais e as melhorias que vêm sendo realizadas na rede pública de ensino.

A realização do concurso público para provimento de vagas de profissionais da educação no âmbito estadual foi destacada pelo gestor, que anunciou a convocação dos aprovados para dezembro deste ano, e início dos trabalhos em janeiro de 2024.

O Governo do Tocantins enxerga a educação como a base primordial na formação do cidadão tocantinense

“A maior conquista realizada este ano é, sem dúvidas, a realização do concurso público, aguardado há mais de 14 anos. Foram quase 36 mil inscritos, concorrendo a uma das 5.242 vagas disponibilizadas. Esse é um grande feito do Governo do Tocantins e que representa o compromisso da nossa gestão com esses profissionais, tão importantes para a formação das nossas crianças”, destacou o Governador.

O concurso, realizado no dia 11 de junho, busca prover cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional, professor da educação básica, orientador educacional e coordenador pedagógico na educação indígena.

Atualmente, a remuneração inicial do profissional da educação no Tocantins é de R$ 5.674,35, somando o reajuste de 11% à data-base de 5,93%.

Hoje, o Tocantins conta com 142.756 estudantes matriculados em uma das 503 unidades escolares estaduais presentes nos 139 municípios do Estado

“Nossos professores são verdadeiros arquitetos do futuro. Construir a educação que todos nós desejamos demanda compromisso, e temos nos esforçado muito para caminhar nessa direção, com muitas conquistas recentes para os nossos professores: aumentos salariais, gratificações, investimentos estratégicos em infraestrutura e tecnologia”, salientou o secretário de Educação do Estado, professor Fábio Vaz, que complementou: “na segunda quinzena de janeiro, todos já estarão nas escolas, colaborando com a construção de uma educação cada vez melhor no Tocantins”.

Profe

O Programa de Fortalecimento da Educação no Estado (Profe), tem como objetivo elevar os índices de desenvolvimento da educação básica do Tocantins considerando a proficiência e a equidade em cada município.

Com este programa, o Governo do Tocantins também busca ampliar o percentual das escolas com ensino de tempo integral, na rede estadual e municipal; promover o desenvolvimento da educação considerando habilidades plurais e a utilização das tecnologias.

Um dos eixos mais importantes do programa é o Profe nos Municípios, que visa subsidiar as ações dos municípios, fortalecendo o regime de colaboração com a oferta de formação pedagógica, socioemocional, entrega de material didático, assessoria técnica e monitoramento da execução das metas, obras e demais ações previstas no termo de colaboração.

É o Estado andando de mãos dados com os municípios tocantinenses em uma busca comum: melhorar a educação no Tocantins.

Melhorias nas escolas

O Governo do Tocantins enxerga a educação como a base primordial na formação do cidadão tocantinense.

As melhorias realizadas nas unidades escolares, de norte a sul do Estado, durante a gestão de Wanderlei Barbosa é a expressão desse reconhecimento.

Hoje, o Tocantins conta com 142.756 estudantes matriculados nas 503 unidades escolares estaduais, que estão presentes nos 139 municípios do Estado.

Só neste ano, já foram entregues sete importantes obras de reformas e ampliações; 39 estão em execução; e 20 em processos licitatórios; sem contar as 50 escolas indígenas que estão com obras em diferentes fases, sendo que 13 são novas unidades de ensino.

O investimento total dessas obras somam R$ 173.543.599,79.

Modernização Tecnológica

A educação pública da rede estadual também vem passando por uma intensa modernização tecnológica. Em pleno século XXI, com a presença cada vez maior da tecnologia nas salas de aula, o modelo tradicional vem dando espaço a novas formas de ensino.

Nesse quesito, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), forneceu 13.600 chromebooks para estudantes do Ensino Médio e 1.000 notebooks para a equipe diretiva das Escolas Jovens em Ação, um investimento de R$ 41.626.278,40 só em 2023.

As escolas também receberam, apenas este ano, 311 Kits de laboratórios de Biologia, Física e Química para as escolas com Ensino Médio, a fim de aprimorar o ensino da ciência da natureza, a pesquisa e o pensamento científico no Ensino Médio. Foram investidos R$ 55.635.297,78 nesta modernização.

Valorização do servidor

No Dia dos Professores, também é importante relembrar a valorização que os servidores estaduais vêm recebendo durante a gestão de Wanderlei Barbosa através do pagamento de passivos e progressões.

Em 2021, foram implementados R$ 265 milhões para a liquidação dos passivos e progressões, quitando a dívida histórica das datas-bases referentes aos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Aproximadamente 9,5 mil servidores da Educação foram beneficiados.

Já em 2022, R$ 474 milhões em recursos foram aplicados para o pagamento das progressões horizontais e verticais, dos retroativos de data-base e vencimentos dos servidores Seduc. Soma-se a esta conta, R$ 66 milhões para a liquidação das progressões verticais e horizontais referentes aos anos de 2015 e 2016 para 3,8 mil trabalhadores da Educação.

Em 2023 foi implementado o aumento salarial de 11% para professores efetivos e contratados, além de repasse de R$ 700 para servidores efetivos (professores com regência de sala de aula, coordenadores pedagógicos, de área, de curso técnico e orientadores educacionais) nas 13 Superintendências Regionais de Educação SREs.

“Hoje nosso professor tem satisfação em entrar numa sala de aula reformada, numa escola bem cuidada, com seu salário pago e com instrumentos de trabalho de última geração”, destacou o Governador Wanderlei Barbosa

“Hoje nosso professor tem satisfação em entrar numa sala de aula reformada, numa escola bem cuidada, com seu salário pago e com instrumentos de trabalho de última geração. É nesse rumo que queremos seguir, valorizando quem doa seu tempo para educar as nossas crianças! Feliz dia dos professores a cada educador que constrói um futuro brilhante para o nosso Tocantins!”, finalizou o governador Wanderlei Barbosa.

Kaio Costa/Governo do Tocantins

Estudantes de Palmeirópolis realizaram visita guiada à UFT de Arraias

A cidade de Arraias foi escolhida pela história e cultura que representa para o Estado do Tocantins

“Promover momentos como o experimentado pelos discentes é de suma importância para conhecer outros espaços”

Na tarde de sexta-feira (29), a turma da 3ª Série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Oneides de Palmeirópolis, visitou a Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias (UFT).

Esta ação integra o Projeto “Vozes do Povo”, orientado pelo Professor Ramon Diego Viana, das Trilhas do Aprofundamento do Novo Ensino Médio – Amplifica: linguagem em movimento.

Alunos conheceram laboratórios e dependências administrativas e de ensino do Câmpus de Arraias (Foto: Divulgação)

A turma 33.01 EM/MAT, participou de uma aula de campo na Cidade de Arraias, com o objetivo de gravar depoimentos para construção de um documentário, esta ação visa fazer uma escuta atenciosa das narrativas locais e pessoais dos moradores.

Os estudantes foram acompanhados pela representante da Diretora Maria Eduarda, pelo professor idealizador do projeto Ramon Diego e pelos professores Emanuela, Tatiane, Ítalo, Leonardo e Luciano Herllan.

Visitaram o Museu Histórico e Cultural de Arraias e a Igreja Matriz da cidade.

A cidade de Arraias foi escolhida pela história e cultura que representa para o Estado do Tocantins

Na visita guiada às dependências do Campus de Arraias, os estudantes estiveram nos espaços:

a) Auditório Prédio Integrado – Secretário Acadêmico: Acesso aos cursos da UFT
b) Laboratório de Eventos e Cerimonial e Laboratórios de Informática
c) Laboratório de Ensino de Ciências, OBMEP
d) LIMITIC e Laboratório de Receptivo e Ecoturismo
e) Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Educação Matemática
f) Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca
g) Laboratório de Música e Laboratório de Arte
h) CDMA – Centro de Documentação e Memória de Arraias.

O professor Ramon assinala a importância dessa visita, segundo ele, promover momentos como o experimentado pelos discentes é de suma importância para conhecer outros espaços. “Espaços esses que devem ser ocupados por estudantes após o término do ensino médio”, disse.

Com informações do professor Ramon/Fotos divulgação

Léo Barbosa e vereadores realizam festa para crianças em Palmeirópolis

Pipoca, algodão doce, pula pula, brinquedos e presentes. Assim foi a festa que reuniu centenas de crianças na tarde deste domingo, dia 08, em Palmeirópolis sul do Tocantins

Organizado pelo deputado Léo Barbosa, juntamente com vereadores, Hildene Macedo, Fábio Gonçalves, Antônio Farias, Maria das Graças, Rubiane Castro e a presidente da Câmara Sônia Damares, em parceria com o governo do estado,  Secretário de Estado da Educação Fábio Vaz e Wlisses Barros.

O evento foi em comemoração ao Dia das Crianças, com distribuição de brinquedos, entre outras atividades.

O dep. estadual Léo Barbosa participou da comemoração ao Dia das Crianças em Palmeirópolis

Repleto de alegria e diversão, o deputado Léo Barbosa compartilhou momentos especiais com a criançada.

Ele enfatizou a importância de celebrar esses momentos e destacou a relevância de cuidar e investir no futuro, afirmando que elas são o coração e o futuro do Tocantins.

“Nosso dever é garantir que tenham oportunidades para crescerem saudáveis e felizes”, destacou.

Na ocasião, Léo agradeceu os vereadores, a presença das crianças e familiares, e disse estar muito feliz em poder festejar junto com a comunidade
“Realizamos com muito carinho uma festa para as crianças de Palmeirópolis”, disse

Da redação

Secretário Fábio Vaz participa de Seminário Internacional de Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio

Encontro realizado em Brasília reúne gestores estaduais de diversos estados para discutir ações para incentivar a permanência dos estudantes na escola e a conclusão do ensino médio

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou nesta quarta-feira, 4, em Brasília, do Seminário Internacional de Combate à Evasão Escolar no Ensino Médio.

O evento é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Firjan Sesi) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O objetivo do seminário é discutir e apresentar dados levantados pelas Nações Unidas, assim como experiências bem-sucedidas, nacionais e internacionais, de combate à evasão que podem ser adaptadas aos contextos locais.

O secretário Fábio Vaz destacou que as experiências apresentadas no seminário servirão de embasamento para aprimorar as ações de combate à evasão escolar

Estão sendo debatidas cinco potenciais áreas de intervenção para mitigar a evasão escolar: Apoio às aprendizagens; Apoio à gestão escolar e valorização da formação docente; Ambientes de aprendizagem e Inovação curricular; Apoio ao aluno na transição para o ensino médio; Transição para o mundo do trabalho.

“As contribuições apresentadas no seminário serão de grande valia para melhorar ainda mais o trabalho preventivo e de busca ativa que já é desenvolvido no Tocantins. São experiências relevantes que propõem a refletir sobre estratégias a serem adotadas para garantir a permanência dos estudantes na escola até a conclusão do ensino médio”, enfatizou Fábio Vaz.

Núbia Daiana Mota/Crédito das fotos: Ascom Consed

Governador Wanderlei Barbosa celebra os 35 anos do Tocantins em evento da Polícia Militar, em Porto Nacional

Momento foi destinado para celebrar três décadas e meia de história do Tocantins, com desfile militar, homenagens aos veteranos da PMTO e entrega da reforma do 5° Batalhão

Em comemoração aos 35 anos do Estado do Tocantins, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou nesta quarta-feira, 4, o desfile militar, na Praça do Centenário, na cidade de Porto Nacional.

Desfile militar em Porto Nacional, nesta quarta-feira, 4, celebra os 35 anos do Estado do Tocantins

O evento marcou uma data significativa para o Estado, reafirmando o compromisso contínuo da Polícia Militar em servir e proteger a comunidade e teve a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Em um discurso emocionante, o governador Wanderlei Barbosa expressou sua gratidão à dedicação e ao serviço exemplar dos policiais militares ao longo dos anos.

Durante a cerimônia de 35 anos do Estado, o governador Wanderlei Barbosa expressou gratidão pela dedicação e pelo serviço exemplar da Polícia Militar

Ele destacou o papel crucial desempenhado pela PMTO na manutenção da segurança e da ordem no Estado e enfatizou a importância de reconhecer aqueles que contribuíram significativamente para a sociedade tocantinense ao longo dessas três décadas e meia.

“Alegra-me muito, na condição de Governador deste Estado, poder estar entre homens e mulheres da Polícia Militar, que tanto contribuíram e contribuem com a história do nosso Tocantins. Hoje é um momento marcante para todos nós, pois aqui somos testemunhas de um trabalho exemplar feito pela instituição da Polícia Militar. Nós nos orgulhamos da nossa trajetória, da nossa história, o desmembramento do Tocantins do norte de Goiás trouxe inúmeros benefícios para o nosso povo, em especial o reconhecimento da nossa identidade. Parabéns à Polícia Militar tocantinense, por fazer desse Estado um lugar maravilhoso para todos”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

O comandante-geral da PMTO, coronel PM Antônio Barbosa Mendonça, ressaltou a honra de liderar uma instituição tão respeitável e valorosa como a Polícia Militar do Tocantins.

Comandante-geral da PMTO, coronel Antônio Barbosa, enaltece o compromisso e a dedicação da Polícia Militar do Tocantins

“Hoje é dia de celebração, temos muito orgulho da instituição Polícia Militar. É muito justa a homenagem àqueles que tanto contribuem para a segurança do Estado e Porto Nacional é o cenário perfeito para essa festa, pois essa cidade teve um protagonismo no processo de separação do Estado. Eu me sinto honrado em comandar e liderar a PM no momento em que o Tocantins celebra 35 anos”, destacou o coronel Barbosa.

Homenagens

A Polícia Militar também prestou homenagem aos veteranos por meio da entrega dos Botons (broches) de Veterano e da Moeda de Veterano, reconhecendo o comprometimento e a dedicação de todos os policiais militares que contribuíram para a história e o progresso da instituição ao longo dos anos.

João Luiz acompanhou o desmembramento do estado do Tocantins e se sentiu muito honrado com a homenagem

Um dos condecorados foi João Luiz Alves, reformado como primeiro-sargento. Quando ingressou na Polícia Militar, em 1972, o Estado ainda pertencia à Goiás e João Luiz acompanhou de perto todo o processo para que o Tocantins se tornasse realidade, atuando em mais de 10 cidades tocantinenses.

“É um momento histórico, nosso trabalho ser reconhecido é muito gratificante. Tenho 25 anos de reserva, pretendo viver muito mais de 25 anos, contando e me orgulhando da história do meu Estado”, destacou João, que é natural de Pedro Afonso.

Quando ingressou na Polícia Militar, em 1991, Silvânia Benvindo não imaginou o quanto seria importante o seu papel na segurança pública do Tocantins.

Silvânia Benvindo ingressou na Polícia Militar em 1991 e foi uma das homenageadas

Natural de Tocantinia, ela foi reformada em 2017, antes de atuar em diversas cidades, como Araguaína, Miracema, Arraias, Porto Nacional e Palmas, e, hoje, se sente honrada, não só pela homenagem, mas também por ter contribuído com a atuação da segurança pública do Tocantins em diferentes épocas.

“Para mim, a palavra do dia é gratidão, pois é um momento único. A Polícia Militar tem dado essa importância aos veteranos, o que me deixa muito feliz; trabalhamos de forma incansável por esse Estado e estamos orgulhosos disso”, pontuou.

5° Batalhão

Durante o evento, foi oficialmente entregue a conclusão da reforma do 5° Batalhão da Polícia Militar ( BPM), conhecido como Batalhão Antônio Lopes da Conceição, localizado em Porto Nacional.

Esta unidade, que passou por renovação, agora apresenta uma instalação revitalizada e modernizada, pronta para atender as demandas de segurança pública.

A reforma abrangeu diversas áreas, incluindo infraestrutura, melhorias nas condições de trabalho e aprimoramento de recursos técnicos.

O  5° BPM desempenha um papel crucial no policiamento das cidades que incluem Porto Nacional, além dos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Santa Rosa e Silvanópolis, prestando serviços essenciais a uma população estimada em 95 mil pessoas.

Entrega simbólica da reforma do 5° Batalhão marca um novo capítulo na história da PMTO, fortalecendo o compromisso com a segurança e o serviço à comunidade

Na oportunidade, foi inaugurada simbolicamente a reforma do Núcleo de Saúde do 5° BPM. A unidade específica para as corporações militares oferece serviços clínicos com atuações de médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

A reforma do Núcleo em Porto Nacional contemplou reparos completos nas instalações internas, como pinturas, instalação elétrica e ampliações de salas.

Guilherme Lima/(Crédito: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins)

STF derruba aumento na alíquota do ICMS no Tocantins

Reajuste de 18% para 20% do ICMS sobre as operações e prestações internas tinha sido aprovado em março. Tribunal entendeu que reajuste só poderia acontecer a partir de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações internas no Tocantins.

A alíquota tinha sido reajustada de 18% para 20%. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (2).

A medida provisória aumentando o imposto foi aprovada em março deste ano na Assembleia do Tocantins.

Na época, o Estado justificou que o aumento era necessário para compensar as perdas de receita por conta da desoneração dos combustíveis, energia e telecomunicações.

A medida provisória aumentando o imposto foi aprovada em março deste ano na Assembleia do Tocantins.

Na época, o Estado justificou que o aumento era necessário para compensar as perdas de receita por conta da desoneração dos combustíveis, energia e telecomunicações.

O aumento foi alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Partido Social Democrático (PSD).

A votação no STF aconteceu no plenário virtual e foi unânime.

O entendimento foi que a medida provisória de reajuste descumpriu norma constitucional de que o aumento de tributos só poderia acontecer a partir de 1º de janeiro de 2024.

A Secretaria da Comunicação informou que Estado do Tocantins está aguardando a ciência formal do inteiro teor do voto do relator e do Acórdão proferido nos autos para analisar a viabilidade de um recurso.

Somente após esta análise haverá um pronunciamento a respeito.

Por Patrício Reis/g1 Tocantins

Governo do Tocantins decreta Ponto Facultativo no dia 6 de outubro em razão da celebração do aniversário do Estado

Ponto facultativo para o dia 6 outubro foi publicado no Decreto nº 6.679, nesta terça feira, 3

No Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 3 de outubro, foi publicado o Decreto nº 6.679/2023, que estabelece ponto facultativo na Administração Pública Estadual no dia 6 de outubro de 2023, que sucede a data de criação do Estado do Tocantins.

A decisão foi assinada pelo governador Wanderlei Barbosa.

Os órgãos do Poder Executivo Estadual voltam a funcionar normalmente na segunda-feira, 9 de outubro.

Conforme o decreto, cabe, aos dirigentes dos órgãos e entidades, a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais sobre as suas respectivas áreas de competência.

Aniversário do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial para celebrar o 35° aniversário do Tocantins, comemorado no dia 5 de outubro.

Para a ocasião festiva que ocorrerão em Palmas, na Praça dos Girassóis, nos dias 5 e 6 de outubro, estão confirmados os shows de Maiara e Maraisa; Anavitória; Rick e Renner; e Débora e Gerúsia, além de Evoney Fernandes, Lauana Prado e Flaguim Moral, que se apresentarão na Praça dos Girassóis, na noite do dia 5 de outubro.

Já a programação do dia 6 de outubro contará com a presença de artistas do segmento gospel, também na Praça dos Girassóis, em Palmas.

São eles: Grupo Amém, Daniel e Samuel, Theo Rubia, Bruna Karla e Cassiane.

As apresentações nacionais sobem ao palco a partir das 19 horas nos dois dias de programação.

Nayara Borges/Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Com recurso próprio, Prefeitura de Alvorada investe R$ 4 milhões em construção de moradias; Cadastro de famílias começam nesta quarta (04)

Os interessados em participar, devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, que estará aberto das 07h30 às 12h e das 13h às 18h

O prefeito de Alvorada do Tocantins Paulo Antônio, autorizou a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, iniciar o cadastro de famílias, interessadas no Programa Habitacional de Alvorada.

O Munícipio investiu R$ 4 milhões, na construção de 60 casas populares, no Setor Santa Ângela.

Diferente de boa parte de cidades do Brasil, que dependem de verba federal, a gestão de Alvorada fez todas as unidades habitacionais, com recursos próprios.

O Munícipio investiu R$ 4 milhões, na construção de 60 casas populares, no Setor Santa Ângela

A previsão é que as moradias sejam entregues até o fim desse mês.

Segundo o prefeito, o resultado é o reflexo do trabalho em equipe, de uma administração que tem investido através de recursos próprios, levando cada vez mais benefícios a comunidade.

“Estamos felizes com mais esse passo importante. Moradia é um direito de todos e trabalhamos cada vez mais, para que, o déficit habitacional seja reduzido em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, os cadastros iniciam nesta quarta-feira (04), e vão até a próxima sexta-feira (06).

Os interessados devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, que estará aberto das 07h30 às 12h e das 13h às 18h.

Os documentos que devem ser entregues são: RG; CPF, Certidão de casamento ou nascimento; Título de eleitor; Comprovante de endereço; certidão de nascimento dos filhos e comprovante de renda.

As cópias dos documentos serão feitos no próprio CRAS.

Da assessoria/Clifiton Moraes

Conheça quem são os candidatos ao Conselho Tutelar de Palmeirópolis; eleição nesse domingo (1º)

Ao todo, são 09 inscritos às vagas de Conselheiros Tutelares para os próximos quatro anos 2024/2027

No próximo domingo dia 1º de outubro, das 8 às 17h, serão realizadas as eleições para os Conselheiros Tutelares em todo o Brasil.

O voto é sigiloso e facultativo. O eleitor poderá votar em apenas um candidato.

A escolha dos Conselheiros Tutelares acontece a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Para votar, o eleitor deverá comparecer munido do título de eleitor e documento oficial de identificação.

O local de votação em Palmeirópolis será no Colégio Militar

Concorrentes às vagas de Conselheiros Tutelares para o Quadriênio 2024/2027.

Eliezer Galego – Nº 100

Fatima Eustáquio – Nº 101

Gabriela Noronha – Nº 102

Jarbas Leite – Nº 104

Jeffersonyks Ferreira – Nº 105

Júlia Vieira – Nº 106

Lívia Mara – Nº 107

Vinícius Palotinha – Nº 108]

Vamberto Almeida – 110

 

Da redação/Ascom prefeitura 

Prova dos 3 Tambores movimentou Palmeirópolis no sábado dia 23

Atletas da região e do município marcaram presença na competição

Aconteceu neste sábado (23), na pista de vaquejada ‘Jacozão’, no Parque de Exposições em Palmeirópolis, a tradicional Prova dos Três Tambores.

Diversos participantes nas categorias, Baby, Iniciantes, Kids, Mirim, Feminina e Aberta, disputaram as premiações.

Habilidade e entrosamento com o animal foram as características essenciais dos participantes que praticaram da Prova dos Três Tambores; sendo uma atividade de velocidade cujo objetivo é contornar três tambores em um percurso triangular no menor tempo possível.

A contagem é feita por um dispositivo eletrônico e começa quando o focinho do cavalo cruza a linha da partida.

Além dos competidores, várias autoridades participaram do evento e fizeram a entrega das premiações, o prefeito Bartolomeu Moura, primeira-dama Deusiney Caetano, presidente do Sindicato Rural de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins, Mércio Viana, secretários  e vereadores.

A equipe foi a DR Locuções/ Divino Ribeiro – Locutor

Organização: PLS 3 Tambores

Vicentina
Edriane
Gleiciane


Foram mais de 12 mil em prêmios

Da redação/vídeo: Aurora Amorim

Bartolomeu Moura e demais prefeitos da região sul do Tocantins discutem consórcio para realização de cirurgias eletivas

A reunião foi convocada pelo prefeito de Talismã e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges

O prefeito de Palmeirópolis Bartolomeu Moura Júnior e demais prefeitos e representantes dos municípios que compõem a região sul do Tocantins se reuniram em Talismã, nesta sexta-feira, 22, para reforçar parcerias e discutir sobre consórcio da região na área da saúde, voltado à realização de cirurgias eletivas.

Esse foi o terceiro encontro dos prefeitos da região sul em prol de parcerias e convênios. Os outros foram realizados em Gurupi e Formoso do Araguaia.

Os prefeitos se reuniram em Talismã, para reforçar parcerias e discutir sobre consórcio da região na área da saúde, voltado à realização de cirurgias eletivas

Avanços – “Iniciamos as parcerias por meio da cessão de maquinários e servidores em diversas frentes de trabalhos e serviços públicos, em áreas como Agricultura e Infraestrutura. Agora, queremos avançar mais, e a ideia é ter consórcio para a realização de cirurgias eletivas, nos moldes do Consórcio do Vale do Araguaia, que está tendo bastante êxito”, disse o prefeito Diogo Borges, ao explicar que a ideia dos prefeitos é aproveitar consórcios já existentes na região Sul para operacionalizar o projeto discutido entre os gestores.

Vale do Araguaia – O presidente da ATM convidou o assessor do Consórcio Vale do Araguaia, Wilker Fernando Lourenço de Oliveira, para explicar a constituição do consórcio e os resultados alcançados.

“É muito importante a ação coletiva regionalizada, e viemos mostrar o case de sucesso que é o Consórcio do Vale do Araguaia. Vamos buscar identificar junto aos prefeitos as demandas reprimidas na área da saúde na região sul, na média e baixa complexidade, as consultas e procedimentos oftalmológicos”, disse o assessor.

Segundo ele, o Consórcio do Vale do Araguaia promoveu até agosto de ano, 3286 cirurgias em quatro polos, durante os dois anos de execução da parceria.

O projeto – A intenção é realizar cirurgias oftalmológicas, em especial aquelas voltadas à retirada da Catarata e da Psoríase, em cinco polos da Região. A triagem dos interessados se dará em todos os municípios consorciados.

Bartolomeu Moura e demais prefeitos da região sul do Tocantins discutem consórcio para realização de cirurgias eletivas

“O importante é fortalecermos essa política pública tão importante que é a promoção de qualidade em saúde. Nós saímos entusiasmados com a esperança de que em breve, tão breve mesmo, estaremos iniciando os procedimentos cirúrgicos”, disse o prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura.

Ao término do encontro, os prefeitos decidiram que a próxima reunião do grupo será na cidade de Paranã, prevista para o fim de outubro.

Ascom – ATM

Comandante-Geral da PMTO visita Colégio Militar em Palmeirópolis e à construção da 8ª Companhia Independente

O Colégio da Policia Militar Unidade – XII é referência dentre as escolas públicas do Estado

Na tarde desta quarta-feira, 20, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, coronel PM Márcio Antônio Barbosa, e outras autoridades, visitaram o Colégio Militar – XII, do município de Palmeirópolis.

Na ocasião, participaram de uma palestra ministrada pelo Professor Willamy Shelig, Analista Comportamental e Especialista em Psicologia.

Acompanhado pelo comandante da PM em Palmeirópolis, Major Wilquer de Sousa, do prefeito Bartolomeu Moura Júnior e do empresário Édson Reis, vereadores, a comitiva do coronel Barbosa, realizou uma visita à construção da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8CIPM).

Segue abaixo o vídeo

https://www.instagram.com/willamyshelig/https://www.instagram.com/willamyshelig/

https://www.instagram.com/pmto_oficial/

https://www.instagram.com/profsergionunnes/

https://www.instagram.com/prefeituradepalmeiropolis/

Prefeitura de Palmeirópolis inicia campanha de combate ao escorpião

Acúmulos de lixo doméstico e resíduos também podem criar focos de proliferação

A Prefeitura de Palmeirópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta a população quanto ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos como medida de prevenção da proliferação de escorpiões pela cidade.

Lembrem-se a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a presença de escorpiões em nossas casas.

Segundo o Departamento de Endemias do Município, esses animais se reproduzem em tubulações, fendas de pedras, encostas, paredes e muros, além de se esconderem em pilhas de madeira, ralos e forros.

O mês de setembro é o período de sua reprodução, bem como é o mês em que as fêmeas têm maior concentração de veneno, por isso a os cuidados devem ser dobrados.

Acúmulos de lixo doméstico e resíduos também podem criar focos de proliferação.

Ressalta-se que a melhor forma de combate a esse patógeno é a prevenção, que pode ser feita por meio do correto gerenciamento dos resíduos domésticos em suas casas. Se atente para as seguintes recomendações:

Prefeitura inicia campanha de combate ao escorpião.

Medidas de prevenção contra escorpiões:

Eles têm preferência por ambientes úmidos, com pouca luminosidade, e se alimentam de insetos, principalmente baratas.

A presença de baratas pode indicar a possibilidade de escorpiões à procura de alimento. Então façam o descarte do lixo doméstico em recipientes fechados, e não acumulem em casa, nos dias de coleta coloque na porta de suas casas para serem recolhidos pelo caminhão de resíduos domésticos.

Faça Vedação de ralos, tanques e vãos;

Reparação de falhas na estrutura física, como buracos em paredes;

Manutenção de quintais e jardins livre de resíduos verdes, resíduos de construção civil;

Evitar o crescimento denso de plantas junto a paredes e muros;

Evitar acumulação de folhas por períodos prolongados;

Em caso de picada de escorpião:

Os sintomas mais comuns de picada de escorpião incluem dor intensa, sensação de queimadura ou picadas, e inflamação na área afetada. Compressas mornas podem proporcionar alívio da dor.

Medidas de prevenção incluem:

Examinar roupas antes de vesti-las, incluindo camisas, blusas e calças. Verificar sapatos e tênis antes de calçá-los;

Sacudir roupas, toalhas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder nesses objetos e picar quando pressionados contra o corpo;

Manter camas e berços afastados das paredes, evitando o contato de roupas de cama e mosquiteiros com o chão. Não pendurar roupas nas paredes;

Evitar colocar as mãos em buracos entre pedras e troncos deteriorados;

Em situações de picada de escorpião, os primeiros socorros recomendados são:

Lavar a área afetada com água e sabão;

Manter a área da picada elevada;

Não cortar, perfurar ou apertar a área picada;

Manter-se hidratado, bebendo bastante água;

Procurar atendimento na UPA o mais rápido possível;

A população precisa estar atenta às medidas preventivas para evitar a entrada desses animais em suas residências e saber como agir em caso de picada.

Ações de controle dos escorpiões são realizadas conforme a necessidade identificada através de solicitações dos moradores.

Segundo o Departamento de Endemias do município, esses animais se reproduzem em tubulações, fendas de pedras, encostas, paredes e muros, além de se esconderem em pilhas de madeira, ralos e forros

O Departamento de Controle de Endemias dispõe de equipes para atender às demandas da população, realizando visitas em locais notificados por acidentes.

Os moradores podem entrar em contato por meio dos canais digitais da Prefeitura ou ligando para o número 3386-1813.

Além disso, também realizamos o mapeamento de casos de aparições e acidentes com escorpiões, fornecendo orientações, casa a casa em áreas com alta incidência”.

Fique atentos as medidas de prevenção contra escorpiões:

Portanto, manter adote as práticas citadas acima, mantenham o quintal e os arredores limpos de resíduos domésticos.

Lembrem-se a prevenção é a maneira mais eficaz de combater a presença de escorpiões em nossas casas.

Por Jessica Cangussú/Engenheira Florestal