Últimas Notícias

IDEB 2023: colégio militar de Palmeirópolis conquista o 1° lugar entre as escolas públicas do Tocantins

O melhor IDEB do estado do Tocantins está em Palmeirópolis. O CMTO Unidade XII obtive 5,5 pontos no ensino médio e 6.1 no fundamental

Das 10 escolas públicas da rede estadual de ensino com maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), referente ao ensino médio regular, 5 são Colégios Militares, administrados de forma compartilhada pela Polícia Militar (PMTO) e Secretaria de
Educação (SEDUC).

O Colégio Militar de Palmeirópolis (CMTO-XII) conquistou a maior nota no IDEB do Tocantins no Ensino Médio

O resultado foi divulgado na última quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC), cujas avaliações foram realizadas em 2023.

Os Colégios Militares do Estado do Tocantins (CMTO), Unidade XII (Palmeirópolis), Unidade VIII de (Guaraí) e Unidade X (Colinas do Tocantins), conquistaram, respectivamente, a 1ª, 2ª e 3ª posição no ranking das escolas com melhor avaliação.

Helon Inácio
Diretor do CMTO-XII ProfªMaria Guedes
.

O diretor Helon Inácio agradeceu todos os envolvidos: “meus agradecimentos ao comandante imediato, Maj. Sergio Nunes, Cel. De Sousa, secretário da Educação Fábio Vaz, comandante geral Cel. Barbosa e o governador do estado Vanderlei Barbosa”.

O CMTO Unidade XII (Palmeirópolis), obtive 5,5 pontos no ensino médio, alcançando o 1º lugar no estado. Já nos anos finais do ensino fundamental, das 10 melhores pontuações o colégio ficou com 6,1
pontos (4° posição).

Além destes, o CMTO Unidade II (Palmas), obteve 5,2 pontos, ocupando a 7ª posição, com a mesma pontuação do Colégio Dom Orione (Tocantinópolis).

No ranking nacional com 4,2 pontos para o ensino médio, o Tocantins ocupou a 10ª posição, empatado com Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Já nos anos finais do ensino fundamental, das 10 melhores pontuações, 4 são CMTO:

Unidade XII (Palmeirópolis), com 6,1
pontos (4° posição);

Unidade IV (Arraias), com 6,1 pontos (5° posição),

Unidade I (Palmas), com 6,1 pontos (6° posição) e

Unidade VII (Gurupi), com 5,9 pontos.

As escolas que figuraram na 1ª, 2ª, 3º posição, são oriundas da rede conveniada de ensino. Segundo o Tenente-Coronel João Leyde de Souza Nascimento, diretor de Programas Sociais da PMTO, “os Colégios Militares do Tocantins, além de uma política pública educacional, são também uma ação de estado, voltada à prevenção criminal, promoção da paz social e da cidadania”.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Antônio Barbosa, “os Colégios Militares constituem uma importante política pública ofertada pelo Estado e a Corporação tem buscado investir com o objetivo de avançar cada vez mais”.

O Comandante-Geral destacou também o fato de os colégios militares ocuparem as três primeiras posições no ranking das escolas públicas.

“Ficamos felizes em saber que os colégios militares ocupam excelentes posições no ranking geral das escolas públicas, inclusive, a 5ª e 7ª posições também. Obviamente, temos – pontos a melhorar e vamos continuar trabalhando para que isso ocorra.”

“Parabenizo e agradeço às famílias pela confiança depositada em nossos militares e o compromisso dos alunos com o próprio crescimento. Além disso, parabenizo também, e agradeço, toda a equipe escolar que está fazendo a diferença na vida de inúmeras famílias e os números provam isso. Deixo meus cumprimentos ao Governo do Estado que promove avanços significativos à educação do Tocantins” Finalizou o Coronel
Barbosa.

Para conferir todos os resultados do IDEB 2023, acesse o site do governo federal, clicando no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

Da redação/Siga a página
@mapadanoticia

Video: Frankcesar Barbosa
@frank.b_silva

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.