Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida teve início dia 3/10 e encerramento nesta quarta-feira (12).
Dia 12 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do país, cuja devoção se iniciou com a aparição de uma imagem no rio Paraíba do Sul no ano de 1717.
Com a realização da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Palmeirópolis, a programação começou no dia 3 de outubro e contou com novenário diariamente, seguido de quermesse. Finalizando nesta quarta-feira dia (12), com uma grande festa.
Foram dias de homenagens, orações e reflexões em honra à Rainha do Brasil. Além de missas, rezas, batizados e a parte social com barraquinhas de alimentos.
O pároco Domingos Pereira Maciel, ressaltou a importância da Santa, não só para a cidade como também para todo o povo brasileiro.
“Em uma época como a que vivemos, num contexto colonial de escravidão, dizer que ela é a mãe de todos os povos, é celebrar a diversidade, celebrar a esperança, que vem de encontro ao um povo sofrido, que muitas vezes não tem mais esperança. Nossa Senhora Aparecida, é quem leva os pedidos dos fiéis, a seu filho Jesus Cristo. Ela é a mãe que leva com carinho os pedidos dos filhos”.
As organizadoras Marilda Dias de Almeida e Vanilda, comentaram sobre os desafios de organizar um evento de tamanha magnitude.
“Cerca de 20 casais festeiros estão na equipe. No início era um grupo pequeno e hoje já conta com 45 a 50 pessoas organizando essa linda festa”.
Continuou: “O desafio é conviver com esse monte de pessoas diferente de você. Cada um tem uma ideia, um pensamento, e juntos chegarmos ao mesmo objetivo. O grupo este ano foi maravilhoso, com grande harmonia que contagiou a todos. É cansativo e desafiador, mas surpreendente”, disseram radiantes.
A comemoração já virou tradição e ocorre em todos os cantos do país. Desde 2008 a novena acontece na cidade de Palmeirópolis.
Por Aurora Amorim