Levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em todo o estado 114.139 pessoas não retornaram para completar o processo de imunização contra o coronavírus.
Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na tarde desta sexta-feira (8), apontou que 70% das mortes por Covid-19 registradas nos últimos três meses no Tocantins são de pessoas que não se vacinaram ou deixaram de completar o esquema de vacinação com as duas doses.
Os números destacam a importância da vacinação contra Covid-19 para o combate à pandemia.
Entre julho e setembro foram 329 mortes por Covid registradas no estado. De acordo com os números do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra), 177 não tinham tomado nenhuma dose das vacinas disponíveis.
Outros 54 não voltaram para receber a segunda dose e concluir o esquema de vacinação.
“Os números são claros e não podemos fugir a eles: as mortes por Covid-19 estão intrinsecamente ligadas ao processo vacinal. Por isso, é tão importante que a população compareça às unidades de saúde e sejam imunizados. Vale destacar que é imprescindível que se tome as duas doses para que o esquema vacinal seja completo e haja maior eficiência do imunizante”, disse o secretário de saúde Edgar Tollini.
Faltosos
Em todo o estado 114.139 pessoas não retornaram para completar o processo de imunização contra o coronavírus. Destas 27.689 deveriam ter tomado CoronaVac, 65.199 AstraZeneca e 21.251 Pfizer.
A orientação da SES é para que os municípios trabalhem estratégias para atrair os públicos e aumentar o percentual de aplicação da segunda dose.
Em Araguaína, por exemplo, um mutirão de vacinação está sendo iniciado nesta sexta-feira (8) com atendimento noturno. A cidade também reduziu o intervalo de aplicação da Pfizer para 21 dias.
g1 Tocantins.