Documento apresentado pelo motorista validava o transporte de apenas um tipo de madeira, no entanto, havia outras quatro espécies sendo carregadas no veículo.
Uma grande quantidade de madeira ilegal, que estava sendo transportada ilegalmente pela BR-153 em Araguaína, norte do estado, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao todo, foram retidos 20 metros cúbicos de madeira, no último sábado (25). Segundo a PRF, durante a abordagem, o caminhoneiro apresentou a Guia Florestal e os documentos fiscais validando supostamente o transporte da carga. A polícia disse que os documentos eram verdadeiros.
No entanto, durante uma vistoria, a equipe constatou que havia divergência entre a carga e o documento florestal.
Segundo a documentação, estaria sendo realizado o transporte de apenas uma espécie de madeira, todavia, a equipe da PRF constatou a presença de quatro espécies de madeira sendo transportadas.
O condutor declarou que não conhece de madeira e por isso, não viu a diferença. Disse apenas que sabia que trafegava com excesso de peso, contudo desconhecia divergências entre a Guia Florestal e o que efetivamente transportava.
Tendo em vista as madeiras de origem irregular, o comprador e o condutor do caminhão praticaram em crime ambiental e infração administrativa ambiental. A madeira foi apreendida e a PRF informou a situação ao órgão ambiental.
g1 Tocantins.