Por: Clifton Morais-Freelance/Fotos: Sávio Cavalcante
As vacas Girolando são conhecidas pela boa produtividade de leite.
Em Palmeirópolis, a Associação dos Produtores de Leite, (APLEITE), sempre realizam torneios para demonstrar o potencial desses animais.
Durante a programação da 7ª Expo não foi diferente. O torneiro leiteiro movimentou o evento na cidade.
Segundo o Presidente da Associação Joaquim Donizete Carvalho, esse já é o quarto ano que o torneio é realizado durante a Exposição. Ele explicou que, nessa última edição, foram sete participantes, seis de Palmeirópolis e um de São Salvador do Tocantins.
Quem tem a maior pesagem de leite ganha o concurso. São duas pesagens, uma pela manhã e outra a tarde.
“Cada produtor da associação leva seu animal para competir. Um dos objetivos do torneio, também é fazer com que a comunidade conheça mais sobre o animal e vejam a forma correta de fazer a ordenha”, complementou o presidente da associação.
O evento também teve a parceria da Prefeitura, do Sindicato Rural, Ruraltins, SEBRAE e Engie.
Vencedor do Torneio
Claudio Rodrigues das Neves é produtor há 10 anos, ele foi o vencedor mais uma vez do torneio, sendo dois anos consecutivos. Claudio explicou que comercializa o leite das vacas da propriedade, vendendo no laticínio local e todos os anos faz questão de participar do torneiro para mostrar o potencial que o animal tem.
“Geralmente o pessoal compra o animal para participar do torneio, nesse não, ao contrário, os animais são de nossas propriedades, então tem um referencial muito importante. E o que mais vale também nesse torneiro é a interação uns com os outros”, finalizou.
“Todo leite que é arrecadado vai para o laticínio e depois será distribuído entre os próprios produtores”, relatou o Engenheiro Agrônomo Josimar Furlan que foi um dos coordenadores..
O Veterinário e um dos coordenadores do torneio, Lual Junqueira explicou que cada ano a genética dos animais tem melhorado, a quantidade de leite só aumentando.
Lual disse que o Zootecnista Eurizan de Oliveira Barbosa Junior disponibilizou alguns alunos do Colégio Família Agrícola para contribuir com o torneio.
Ainda segundo ele, a premiação o prefeito quis dar para todos. Sendo o primeiro lugar R$2000 e o último 100 reais. Os três primeiros colocados também receberam troféu patrocinado pelo SEBRAE.
O torneio teve duração de três dias e os sete participantes receberam premiação.
Fotos abaixo: divulgação da equipe do torneio leiteiro.