Visando melhorar o atendimento dos beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social, a prefeitura vai mudar a sede do CRAS de endereço.
É no CRAS onde se trabalha a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
As atividades envolvem atendimento integral a família PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e oferta de serviços orientações, trabalho psicossocial, oficinas diversas, trabalho em grupo, encaminhamentos, entre outros.
A mudança do CRAS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, conhecido como (Centro do Idoso) é para cortar gastos, até a sede própria ficar pronta. O novo local, por se tratar de um prédio público municipal, facilitará as famílias beneficiárias, pois quando é instalado em uma casa alugada, após um determinado momento o prédio volta ao seu proprietário, obrigando a Gestão mudar o endereço do CRAS, ocasionando perda do vínculo já estabelecido com a comunidade.
Então, a partir da semana que vem, o CRAS vai estar atendendo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, a mudança é temporária porque o processo para começar a construção da sede própria, logo vai começar para melhor atender as famílias. Vai ser construido também, o barracão de dança no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, para dar um conforto melhor a turminha da maior idade. “Até início do ano, deve resolver tudo isso, quando passar este momento de dificuldade, queremos ofertar um serviço de qualidade para cada um, com espaço mais amplo, arejado, lembrando que a dança e a hidroginástica vão continuar, disse ela. O CRAS era o único prédio que estava alugado.De acordo com a secretária de Assistência Social Ana Paula Vaz, os recursos estão atrasados e pagando aluguel caro, sem dinheiro para custeio.
Pela situação da crise nacional, a verba é pequena e estar prevista para cortar o repasse do governo federal. “Estão querendo cortar mais de 90% do repasse, estamos nos precavendo para não ficar com dívidas. Não está entrando recurso e a gente continua ofertando os serviços da mesma forma, por isso, resolvemos pisar no freio e mudar o formato de trabalho, vamos sentar, planejar com a equipe e ver qual a melhor estratégia que devemos tomar. Por enquanto, optamos por mudar a sede do CRAS para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, (Centro do Idoso), trabalhar todos juntos e misturados”, brincou Ana Paula.
Emocionada, ela acrescentou que, “foi reduzida a equipe por causa do financeiro, estamos mudando sim, mais de forma estratégica, com horário alternado para atender as crianças e os idosos, para não ter um impacto trabalhando juntos. Estamos fazendo algumas mudanças e adequando o prédio do Centro do Idoso para semana que vem efetuar a mudança do CRAS”, acrescentou.A secretária relatou também que o trabalho de Férias Animadas no CRAS vão continuar.
Os serviços do CRAS destinam-se em especial à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.
Da redação