Objetivo de alguns dos convênios é adquirir sementes selecionadas.
Aconteceu na última sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Palmeirópolis as 19 horas, apresentação aos agricultores, bem como algumas autoridades que estiveram presentes, de alguns convênios que o RURALTINS vem executando. A apresentação dos convênios foi feita pelo Engenheiro Agrônomo Cléo Barretos Rosa juntamente com a supervisora local Marleth Araújo Ramos.
Estiveram presente no evento, a vice prefeita de Palmeirópolis Josemir Bastos, representando o prefeito Fabio Vaz que estava viajando e o secretário de Agricultura Alaor Lual.
A reunião teve como objetivo apresentar em especial dois convênios que estão sendo executados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins-RURALTINS.
Na ocasião foram exibidos os convênios ATER-Oportunidade e Quintal Verde II. Ambos com intuito de contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos produtores rurais do Tocantins, de modo a apoiar a produção para subsistência, aumentar a produtividade, geração de renda e consequentemente qualidade de vida das famílias.
O convênio ATER-Oportunidade SICONV N° 839847, celebrado entre MAPA-Ministério da Agricultura x RURALTINS terá prazo de execução de 18 meses (Encerramento em dezembro 2018), com objetivo de prestar assistência técnica com foco na gestão da propriedade e desenvolvimento tecnológico a 800 produtores no estado e especificamente 10 pequenos produtores rurais de Palmeirópolis, com renda de até 4 salários mínimos mensais.
O Convênio Quintal Verde II SICONV N° 835818/2016 celebrado entre SEAD – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário x RURALTINS através de emenda do Deputado Federal Cesar Halum.
O prazo de execução é de 12 meses, sendo que se encerrará em dezembro de 2017.
O Objetivo deste convênio é adquirir sementes selecionadas ou certificadas de milho, feijão e hortaliças para serem distribuídas aos agricultores juntamente com orientações sobre plantio, tratos culturais e colheita.
Aqueles agricultores que ainda não fizeram o cadastro para receber as sementes é só procurar o escritório do RURALTINS do seu município para realizar o cadastro o quanto antes, já que este logo se encerrará.
Da redação/Com informações de Cléo Barreto