Haverá a chamada Lua de Sangue, que recebe esse nome por causa da tonalidade avermelhada. O planeta Marte estará ao lado muito brilhante, com tom alaranjado.

O eclipse lunar que ocorre nesta sexta-feira (27) poderá ser visto no Tocantins. Será o mais longo do século, com duração de 1h43. Vai começar às 15h, mas a chamada Lua de Sangue, só vai se destacar no céu do estado às 18h08. O satélite recebe esse nome por causa da tonalidade avermelhada. O planeta Marte estará ao lado, muito brilhante, com tom alaranjado.

Com um telescópio usado para estudos no Instituto Federal do Tocantins é possível ver o fenômeno em nítidos detalhes. Mas também será possível ver a Lua Vermelha sem o equipamento, segundo o professor Ademar Paulo Júnior.

“A Terra vai ficar entre o Sol e Lua. A Lua vai passar em uma região de sombra, escuridão, atrás da Terra. Como a Lua vai estar visível para a gente em um horário em que isso está acontecendo. Vai ficar mais fácil visualizar esse fenômeno”

Em Palmas vai conseguir ver melhor o eclipse quem estiver em lugares mais altos. Uma boa dica para se posicionar é a Serra de Taquaruçu. “É uma região mais alta e ali a gente vai conseguir ver a Lua nascendo um pouco mais cedo”, diz o professor.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here