A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito. No estado, o Detran vai fazer vistorias para fiscalizar o item considerado de segurança.
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito determina o uso de câmeras de ré em veículos que fazem o transporte escolar. Os motoristas têm até agosto deste ano para fazer as alterações, quando o uso do equipamentos se tornará obrigatório.
No estado, o Detran vai fazer vistorias para fiscalizar o item considerado de segurança.
O Marcos Antônio Costa trabalha com transporte escolar há 12 anos e agora vai precisar instalar a câmera de ré na van dele. Não é a primeira vez que ele terá que passar por adequações. “Primeiro eu tive que trocar de carro por um mais novo. Para a gente foi melhor para trabalhar mais seguro”, diz.
Os donos de vans escolares devem usar o prazo para se programarem financeiramente porque o preço dos equipamentos necessários varia de R$ 250 a R$ 650. Essa variação é por causa dos equipamentos de visualização, que poderão ser retrovisores com câmeras ou mesmo aparelhos de DVD ou GPS.
“Se a câmera não tiver um DVD instalado no carro, será preciso comprar um retrovisor com câmera”, afirma o gerente de loja, Paulo Henrique.
Marcos está disposto a pagar o preço, já que a segurança dos clientes está em primeiro lugar. “Vai ajudar, apesar do gasto”, afirma.
G1 Tocantins