Últimas Notícias

Vaqueiro que cuidava de cavalo sacrificado por mormo pode ter sido infectado

Informação é da Secretária de Saúde de Palmeirante, Beatriz Ferreira. Exames estão sendo feitos em Colinas do Tocantins para confirmar a suspeita.

Uvaqueiro que trabalha na fazenda em que um caso de mormo foi confirmado em um cavalo também está com suspeita da doença. A informação foi repassada pela secretária de saúde de Palmeirante, Beatriz Ferreira. Ela destacou que já foram feitos exames e que as providências para garantir que a doença não se espalhe estão sendo tomadas.

A família do vaqueiro também foi examinada, mas ninguém além dele tem sintomas da doença. Os principais indicativos de mormo são febre, lesões na pele, inchaços no nariz e pneumonia. A doença é de difícil tratamento e pode levar a morte.

O vaqueiro foi encaminhado ao Hospital Municipal de Colinas do Tocantins para fazer exames, mas não ficou internado. O site tentou contato com a prefeitura da cidade para perguntar qual o prazo para o resultado, mas as ligações não foram atendidas.

A fazenda onde o cavalo infectado estava foi isolada e o animal foi sacrificado. As propriedades vizinhas estão sendo vistoriadas pela Adapec. 

Cavalgadas estão suspensas em cinco cidades após caso de mormo 

Suspensão das cavalgadas

Cinco cidades da região norte do Tocantins estão com as cavalgadas e tropeadas suspensas após a confirmação de um caso de mormo em um cavalo. A decisão foi da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) que identificou o caso em uma propriedade rural de Palmeirante. Os municípios de Colinas do Tocantins, Nova Olinda, Tupiratins e Brasilândia também só poderão realizar eventos fechados com cavalos ou éguas após cadastro e aprovação na Adapec.

 A doença foi descoberta no dia 17 de agosto deste ano. As atividades com cavalos estão suspensas até a conclusão dos exames necessários na propriedade onde o foco apareceu. As baterias de exames são realizadas com um intervalo entre 45 e 90 dias, desde que os resultados sejam negativos.
G1/TO

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.