Últimas Notícias

Vacinação contra a febre aftosa é suspensa no Tocantins pelo Ministério da Agricultura

Estado pode solicitar certificação internacional da zona livre de febre aftosa.

O Tocantins está há 25 anos livre da febre aftosa com vacinação. No último dia 30 de abril, foi anunciado pelo ministro da Agricultura, Marcos Montes; e pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal, que o Tocantins passará a ter a autorização para suspender a vacinação contra a febre aftosa, após a realização da segunda etapa da campanha, que ocorrerá em novembro de 2022.

Com essa nova posição, o Tocantins estará apto a integrar o seleto grupo de estados brasileiros que possuem a certificação internacional da zona livre de febre aftosa. Certificação essa que irá expandir as negociações no setor, ampliando o leque de mercados disponíveis internacionalmente.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou ainda que a suspensão da vacina é uma chancela de qualidade do produto. “Isto irá proporcionar economia ao produtor rural e desenvolvimento, já que a suspensão chancela a qualidade do produto para atender países mais exigentes, que só compram de áreas que não se vacinam contra a doença”, informou.

Atualmente no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Adapec

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou o apoio que recebeu do Governo do Tocantins para que pudessem chegar a esse status. “Estou muito feliz com a notícia de que estamos entre os estados que farão a última vacinação contra a febre aftosa em novembro. Foi muito trabalho, mas fomos à luta, tivemos apoio do Governador que nos deu condições para chegarmos aonde estamos, com frota nova, funcionários e tudo o que solicitamos. E eu quero agradecer a vocês, que são servidores da Adapec, que, com muita responsabilidade e empenho, conduziram esse trabalho”, frisou.

 vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, que é servidor de carreira, também falou da atenção que o governo tem dado a Agência. “Estamos na busca há mais de 30 anos por esse status e ele veio, mas só veio graças ao investimento de mais de 100 carros, o apoio com o Ministério de mais de R$ 4 milhões que está vindo para informatizar, o reconhecimento das progressões dos servidores, o Redad [Ressarcimento de Despesas de Atividade de Defesa Agropecuária], com mais de 12 anos, a primeira vez que ele vem em dia é nessa gestão. Quero agradecer também a cada colega que dá o seu amor por isso aqui”, complementou.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.