Testes devem iniciar já na próxima semana nos EUA.
A Pfizer comunicou nesta terça-feira, 28, que espera que sua vacina experimental contra o novo coronavírus entre na fase de testes clínicos amplos até outubro, o que permitiria seu uso emergencial e até uma aprovação acelerada antes do fim do ano. Isso, claro, se os resultados forem positivos.
Os testes podem ser iniciados já na próxima semana nos Estados Unidos se as agências reguladoras aprovarem. A vacina em desenvolvimento pelo laboratório já é testada na Alemanha. Se os planos da empresa se confirmarem, os resultados serão divulgados em maio.
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da empresa, Albert Bourla. Na mesma ocasião, ele afirmou que a empresa deixou inalterada sua previsão de lucro ajustado de US$ 2,82 a US$ 2,92 por ação, dizendo que espera que a pandemia tenha pouco impacto nos resultados gerais.
A Pfizer disse que a maioria de seus medicamentos não é administrada no consultório médico, o que a ajudaria a emergir da pandemia com um impacto “desprezível” em seus resultados. Milhões de americanos têm evitado visitar médicos ou hospitais por medo de serem infectados pelo novo coronavírus.
No entanto, Bourla alertou: “É provável que tenhamos mais impacto negativo durante o segundo trimestre, impulsionado principalmente por reduções na entrada de novos pacientes”.
Fonte: O Globo