A hidrelétrica da ENGIE tem contribuído com a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social de Tocantins e Goiás
Em 2019, a Usina Hidrelétrica São Salvador (UHSA), empreendimento da ENGIE no Rio Tocantins, entre os estados de Tocantins e Goiás, completa dez anos de operação comercial.
A data será comemorada no dia 15 de agosto com um show gratuito de Max e Luan, às 20 horas, no Parque de Exposições Agropecuárias de Palmeirópolis. Esta cidade foi escolhida para facilitar o acesso da população do entorno, dos colaboradores da ENGIE da Usina Cana Brava (GO) e da UHSA que residem em Palmeirópolis.
Por sua vez, São Salvador tem dado contribuições importantes não apenas ao sistema elétrico nacional e ao meio ambiente, como também à qualidade de vida das comunidades dos cinco municípios lindeiros – Paranã (TO) e Cavalcante (GO) na margem direita do rio; e São Salvador do Tocantins (TO), Palmeirópolis (TO) e Minaçu (GO), na margem esquerda.
Com um reservatório de 99,6 km², a UHSA tem capacidade instalada de 243,2 Megawatts (MW) e oferece energia assegurada de 148,5 MW médios. O empreendimento é certificado segundo normas internacionais de gestão (ISO 9001 e 14001), qualidade e meio ambiente, e saúde e segurança no trabalho (OHSAS 18001).
Desde 2017, a usina é operada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração (COG), na sede da ENGIE em Florianópolis.
Em dez anos, São Salvador pagou R$ 58 milhões em royalties à sociedade brasileira, distribuídos entre estados, municípios, Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério de Minas Energia, Ministério do Meio Ambiente e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico (FNDC).
Impulso ao turismo e à pecuária
“Quando as obras da usina iniciaram, várias pessoas das cidades vizinhas passaram a adquirir glebas de terras às margens do reservatório, tornando a região uma referência turística”, diz o gerente da UHSA, José Magno.
“O incremento da população e as oportunidades econômicas criaram oportunidades para que os comerciantes investissem no desenvolvimento de seus negócios, melhorando a prestação de serviço e sua renda”. Entre os setores beneficiados inclui-se o pecuário, que melhorou a produtividade e atraiu investidores de outras regiões para a área de influência da UHSA, acrescenta Magno.
Iniciativas socioambientais
Em uma década de operação da UHSA, a ENGIE realizou diversos programas socioambientais em benefício da população e do meio ambiente.
Entre as iniciativas sociais, destacam-se o projeto cultural e esportivo Rede do Bem, que atendeu 600 crianças em situação de vulnerabilidade; a construção do Salão de Eventos e Vestiário de Idosos de Palmeirópolis, que atende cerca de 280 pessoas; o programa de visitas, com mais de 4,2 mil participantes, e as ações de educação ambiental, que envolveram 17,8 mil pessoas. Está em andamento a construção do Casa Lar do Idosos São Vicente de Paula. A empresa também doou um micro-ônibus e faz a manutenção do centro de convivência dos idosos.
As principais iniciativas ambientais são o projeto de proteção e recuperação de 45 nascentes, em parceria com as prefeituras de Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins; e o plantio de 150 mil mudas de espécies nativas do cerrado nas margens do lago, além da doação de outras 50 mil a propriedades rurais da região.
Ainda na área ambiental, a companhia desenvolve um programa de monitoramento e conservação de quelônios – o tracajá (Podocnemis unifilis) e a tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa).
O objetivo é conhecer melhor o ciclo reprodutivo dessas espécies frente ao ambiente de reservatório e ampliar os estoques naturais para manutenção da diversidade genética.
Entre 2014 e 2018 foram identificados os principais locais de desova. Os pesquisadores constataram que os tracajás são mais adaptados ao novo ambiente. Ao longo desses cinco anos, aumentou o número de ninhos com sucesso reprodutivo, assim como o número de filhotes (gráfico).
As hidrelétricas São Salvador e Cana Brava têm rica biodiversidade e guardam tesouros ambientais. São Salvador abriga 26 espécies de mamíferos, 242 espécies de aves, 38 de répteis, 29 de anfíbios e 209 de peixes. Em Cana Brava são 92 espécies de mamíferos, 304 espécies de aves, 98 de peixes, 41 de anfíbios e 77 de répteis.
Show de Max e Luan em Palmeirópolis
A dupla Max e Luan fará um show para a comunidade no dia 15 de agosto, às 20 horas, no Parque de Exposições Agropecuárias de Palmeirópolis. Os cantores, que são de Minaçu e lançaram seu primeiro CD em 2011, farão uma apresentação comemorativa cantando seus sucessos como “Mendigando amor”, “Oi Flor”, “Recaidazinha”, e outras músicas de seu álbum e DVD “Esqueminha”. O show promete agitar o público com uma “moda” sertaneja contagiante.
A ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.211 MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.
A ENGIE também atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade urbana. Contando com 2.300 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2018 um faturamento de R$ 9,3 bilhões.
O Grupo é uma referência global em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas, a nossa ambição é nos tornarmos líderes globais da transição para uma economia de baixo carbono para nossos clientes, em particular empresas e autoridades locais.
Nós nos apoiamos em nossas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com os nossos 160.000 colaboradores, nossos clientes, parceiros e stakeholders, nós somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.
Receita em 2018: 60,6 bilhões de euros. O Grupo está cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e é representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris – World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).
www.engie.com.br/complexo-
Ascom: Dauro Veras/créditos fotos: Acervo ENGIE