Últimas Notícias

Usina Hidrelétrica de São Salvador do Tocantins completa 15 anos

Além disso, desde 2020, a região é beneficiada pelo Programa Mulheres do Nosso Bairro, oferecido pela ENGIE nas praças onde seus empreendimentos estão localizados

Operada pela ENGIE, a Usina Hidrelétrica São Salvador do Tocantins completa 15 anos com seus 243,2 MW de capacidade instalada, capazes de abastecer, em média, 330 mil habitantes.

Situada às margens do Rio Tocantins, no município de Paranã, o empreendimento representa um importante marco na matriz energética do estado de Tocantins no processo de crescimento econômico e social nas comunidades vizinhas.

“A celebração desses 15 anos é motivo de muito orgulho para todos nós. Ao longo dessa jornada, contribuímos significativamente para o desenvolvimento econômico e sustentável da nossa região, por meio da implementação de projetos que promovem a geração de renda e a conservação ambiental”, comenta Hikaro Moura, Gerente da Usina Hidrelétrica.

ENGIE com diversos projetos de apoio à comunidade/Imagem: agrofloresta_terra_fertil

Com práticas estruturadas para impactar positivamente as pessoas e o planeta, a usina desenvolve uma série de ações, entre elas, o estímulo à implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF), que auxilia produtores rurais a terem práticas mais sustentáveis na produção de hortaliças, frutas e espécies madeiráveis, tudo isto conservando o solo, a água e aumentando a biodiversidade; ações de estímulo a coleta seletiva de resíduos, através da  promoção de conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da sustentabilidade; e apoio a criação e manutenção de um viveiro de mudas nativas do Cerrado, onde uma parte das mudas é doada para comunidade e outra é plantada nos projetos de proteção e recuperação de nascentes desenvolvidos pela hidrelétrica.

A Companhia também contribui, por meio de recursos oriundos de leis de incentivo, com diversos projetos de apoio à comunidade, especialmente voltados ao esporte, educação e cuidado com o idoso.

Exemplos disso são a contribuição à Rede do Bem, iniciativa de formação esportiva, musical e socioeducativas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; o Projeto Aprender e Crescer, do Instituto Atenas, focado na prática de esporte e desenvolvimento de crianças e adolescentes; e a Casa Lar dos Idosos São Vicente de Paula, do município de Palmeirópolis, que foi construída com recursos direcionados pela Usina a partir de leis de incentivos.

Além disso, desde 2020, a região é beneficiada pelo Programa Mulheres do Nosso Bairro, oferecido pela ENGIE nas praças onde seus empreendimentos estão localizados, como a própria Usina Hidrelétrica São Salvador.

Mulching agrícola de solo é uma técnica utilizada como cobertura que tem a função de proteger o cultivo e promover melhores resultados nas lavouras, controlar a umidade e a temperatura do solo, dentre outros benéficos.

Foi por meio dessa iniciativa que Sandra Rosana Ribeiro dos Santos Rocha enxergou a possibilidade de expandir sua produção de hortaliças e frutas.

“Sempre desejamos ter um manejo rentável na nossa propriedade e que também olhasse para o meio ambiente. Em 2019, com o apoio da ENGIE, instalamos o modelo SAF, mas ainda sofríamos com a busca de mudas fora do nosso território, o que demandava um valor de investimento maior”, relembra a produtora rural.

Contemplada por duas vezes no programa Mulheres do Nosso Bairro, Sandra comenta como foi importante conseguir tornar seu negócio mais rentável – ao economizar na importação de mudas – e mais sustentável – ao adquirir placas solares para geração de energia.

“Com o dinheiro da primeira edição que venci do Mulheres do Nosso Bairro, investimos na criação de um viveiro, para tornar nosso cultivo 100% local, o que me proporcionou economia e velocidade na venda. Já na segunda vez, realizamos a compra e instalação de placas solares, reduzindo os custos com a conta de luz, além de avançarmos nas questões ligadas à sustentabilidade”, complementa.

Moradora da zona rural, no município de Palmeirópolis, a empreendedora foi a primeira da região a aderir a um sistema livre de agrotóxicos, gerando expansão na área de cultivo e aumento na diversificação de espécies.

Cultivar a terra com amor e bravura, nobre missão que alimenta o mundo
através da agricultura

Hoje, o SAF é sua única fonte de renda. Ao seu lado, seu esposo e filho auxiliam nas etapas de manejo e plantio, enquanto a agricultora, com sua irmã e filha, conduz todas as fases de produção e comercialização.

Desenvolvido pela ENGIE, o programa Mulheres do Nosso Bairro visa apoiar empreendedoras locais com recursos financeiros para impulsionar seus negócios.

No último ano, com a ajuda de parceiros, o edital tornou-se o maior desde sua criação em 2020, beneficiando 93 iniciativas lideradas por mulheres de todo o país.

Fonte: alemdaenergia/foto divulgação

 

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.