De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tocantins é um dos 19 estados que passarão pela etapa. O objetivo é demonstrar a segurança do equipamento e dos resultados.
Vinte urnas eletrônicas do Tocantins vão passar pelo chamado Teste de Integridade, uma das etapas do processo de auditoria dos equipamentos que começa antes das Eleições 2022, marcada para o dia 2 de outubro.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tocantins é um dos 19 estados em que ocorrerá a testagem.
O objetivo é demonstrar a integridade do equipamento e dos resultados da votação.
O teste funciona da seguinte forma: nesta terça-feira (20), representantes de partido políticos, coligações e entidades preenchem cédulas como uma simulação de votação. Os votos serão lacrados.
No dia do teste, durante a votação oficial, a equipe da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) vai ‘cantar’ os votos do papel em voz alta para serem digitados na urna eletrônica.
Ao final, os resultados das cédulas e da urna serão contabilizados e comparados para comprovar que são iguais. Isso demonstra a integridade do equipamento.
Segundo o presidente da Comissão, Marcelo Augusto Ferrari, as vinte urnas serão sorteadas para o teste no dia 1º de outubro.
No dia da eleição, será montada a estação de trabalho para conferência do teste de integridade. Isso ocorrerá durante todo o dia simultaneamente com a votação oficial.
O TRE informou que a auditoria será realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. Por ser um procedimento público, pode ser acompanhado por qualquer pessoa.
O Teste de Integridade também será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Tocantins no YouTube.
g1 Tocantins.