O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), visando fortalecer a democracia, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-TO), deu mais um importante passo para promover a conscientização política dos Jovens Eleitores.
Na manhã desta quinta-feira (27/9), a diretora da EJE e vice-presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente e o reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos, assinaram Termo de Parceria para dar continuidade ao Concurso de Redação do Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro.
A desembargadora relatou o trabalho realizado pela Escola Judiciária no desenvolvimento do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro e nessa nova etapa com a realização do 1º Concurso de Redação do Projeto. Para Ângela Prudente, “qualquer mudança parte da educação, precisamos trabalha-la para que o País se desenvolva. Todos nós temos a responsabilidade social de promover a educação, pois através dela vamos conseguir resgatar a consciência crítica e cívica dos nossos jovens”, ressaltou.
Sobre a parceria com a Unitins a diretora da EJE explicou que a instituição é uma grande parceira e que sua atuação na avaliação das redações irá motivar a participação de mais estudantes. “Acreditamos que esse trabalho irá melhorar a expressão e a linguagem técnica dos estudantes e ainda vai fomentar a busca pelo conhecimento aprofundado do que é a política”, elogiou.
O reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, agradeceu a parceria com a Escola Judiciária Eleitoral e disse que a Universidade irá disponibilizar professores especialistas em Letras e Linguística para realizar a parte operacional do projeto. “Será um procedimento criterioso para a correção de todas as redações que forem demandadas pelos alunos das escolas atuantes no projeto.
A Unitins entende que a consciência política precisa ser trabalhada a todo o momento. Somos parceiros e temos a certeza que esse é o caminho e o rumo certo de se proporcionar a formação de pessoas e políticos melhores para nosso país”, avaliou o reitor.
Participaram da solenidade a Pró-Reitora de Extensão, Kyldes Batista Vicente, o Pró-Reitor de Graduação da Unitins, Fred Newton, a diretora de Extensão da Unitins, Alessandra Ruita, a coordenadora de Publicações da universidade, Liliane Scarpin, a coordenadora administrativo-jurídico da Corregedoria Eleitoral do TRE-TO, Ana Carina Mendes Souto, os servidores da EJE, Juliana Marques Bringel e Paulo Vitor Gutierrez.
Atuação
À Unitins caberá disponibilizar profissionais para realizar a seleção e avaliação dos trabalhos de redação e à EJE, executar as ações do projeto, promovendo a publicação dos editais de concursos, entre outras atividades, incentivar a participação dos alunos do ensino médio matriculados na rede pública de ensino, disponibilizar aos membros da Comissão Julgadora os editais que regulamentam os concursos e as redações participantes, bem como divulgar o resultado final dos concursos de redação.
Concurso
A 1ª etapa do Concurso de Redação foi lançada no dia 19/9, em Peixe, na Escola Estadual Dom Alano. Participaram os alunos da rede municipal de Peixe, São Valério da Natividade, Jaú do Tocantins e Sucupira, abrangendo um total de 341 redações que estão concorrendo aos prêmios: 1º lugar – uma bicicleta e um notebook; 2º lugar – um notebook; 3º lugar – uma bicicleta; 4º lugar – uma bicicleta.
Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto Agentes da Democracia já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. Já nesta segunda etapa, iniciada em 11 de setembro de 2018, o projeto tem a expectativa de alcançar mais de 10 mil alunos, em 30 municípios de 17 Zonas Eleitorais.
surgiu.com.br
Foto: Lucas Nascimento