Últimas Notícias

TRE-TO desmente boato sobre anulação das eleições e candidatos podem recontar votos

Mensagens compartilhadas nas redes sociais vinculam a imagem de algum site de notícias.

O Tribunal Regional Eleitoral no Tocantins (TRE-TO) afirmou nesta quarta-feira (18) que são falsas as mensagens que circulam nas redes sociais sobre eleições anuladas em diversos municípios do Estado.

As mensagens são compartilhadas principalmente através de grupos do WhatsApp e vinculam a imagem de algum site de notícias conhecido como forma assegurar que são verdadeiras.

Para a Justiça Eleitoral do Tocantins, o resultado das urnas reflete a vontade do eleitor, que deve ser respeitada.

Reafirmamos que não houve falha no sistema de totalização dos votos e que o resultado divulgado pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral] corresponde à soma dos boletins de urna disponibilizados aos fiscais dos partidos políticos no dia da eleição, podendo ser facilmente conferido por eles”, afirma o TRE.

Os boletins

Os boletins de urna permitem consultar os resultados de cada urna em qualquer parte do país. Para efetuar a pesquisa, basta preencher os campos da unidade da Federação, município, zona e seção através deste link.

A publicação atende à Resolução TSE nº 23.611/2020, artigo 206, que dispõe sobre os atos gerais para as Eleições 2020.

O artigo determina que a publicação dos boletins de urna deve ocorrer três dias após o encerramento da totalização em cada unidade da Federação.

Os boletins contêm os seguintes dados: total de votos recebidos por cada candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral.

AF Notícias.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.