Chegada de fato do período chuvoso, no entanto, ainda não foi confirmada.
Depois de quase 120 dias sem chuvas significativas na maior parte do Tocantins, o tempo nublado e algumas garoas em áreas isoladas trouxeram um alento e a esperança de mais chuva para os próximos dias para amenizar o calor de 40ºC. Em Palmas, a última chuva havia sido registrada no dia 29 de maio passado.
O meteorologista do Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professor doutor José Luiz Cabral, lembra que a chegada da primavera é sempre marcada por mudança do tempo. “É um mês de transição e já se começa a preparar a atmosfera para o início do período chuvoso“, explica.
O meteorologista diz que a instabilidade deve seguir nos próximos dias, com chuvas pontuais, porém, nada garante que já seja o início do período chuvoso no Estado, podendo estar relacionada ao que popularmente é chamada de “chuva do pequi”. Sobre o volume de chuva, o pesquisador fala que não foi possível contabilizar, pois nenhuma caiu sobre as estações meteorológicas do Nemet/RH.
No Polo de Fruticultura São João, município de Porto Nacional, um produtor rural registrou 3mm de chuva no pluviômetro de sua propriedade, o que já serviu para amenizar o calor e umedecer o solo.
Chuvas também foram registradas em municípios das regiões Sul e Sudeste do Tocantins, havendo, inclusive, alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o risco de temporais com chuvas de 20 a 30mm e ventos fortes – 40 a 60 km/h.
Clima
No Tocantins, o clima que predomina é o tropical com duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa. A primeira vai de maio a outubro e a segunda, de novembro a abril.
O Nemet/RH desenvolve trabalhos de monitoramento climatológico e disponibiliza à sociedade, via internet, a previsão do tempo para os sete dias da semana para todos os 139 municípios do Tocantins e a previsão do clima para três meses de todas as regiões do Tocantins. Veja aqui.
AF Notícias.