Últimas Notícias

Tocantins tem mais de 227 mil Carteiras de Identidade Nacional emitidas; veja como solicitar

Número representa 14,4% da população do estado. Mulheres são maioria entre os que solicitaram, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Desde que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida, em janeiro de 2024, mais de 227 mil documentos foram emitidos no Tocantins. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal.

Conforme o levantamento, um total de 227.110 carteiras foram emitidas até o dia 23 de julho deste ano, número que representa 14,4% da população do estado.

Segundo o Ministério, do total de documentos emitidos, 116,8 mil registros são de mulheres, um percentual de 51,46%, e 110,2 mil de homens, 48,53%.

Conforme o balanço, a média diária de emissões é de 202 documentos. No mês de julho houve o registro de 9,7 mil documentos no estado.

Os que mais fizeram a solicitação do documento foi a população de 15 a 19 anos, que representa 24,9 mil pessoas – 10,99% do total de CNIs emitidas.

Em seguida aparecem crianças e adolescentes de 10 e 14 anos, com 20,9 mil emissões no estado (9,21% do total). Conforme o Governo Federal, a Carteira de Identidade Nacional utiliza a biometria para garantir mais segurança. O documento digital também dará acesso a benefícios sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no dia 23 de julho um decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social, segundo o Ministério. A implementação da novidade será gradual para que os beneficiários possam se adequar.

Além do anúncio, o governo também lançou o aplicativo da CIN, para validação oficial e gratuita dos dados do documento.

Como solicitar

O Instituto de Identificação, ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) é responsável pela coleta das informações e para a emissão.

Para fazer a solicitação do documento, a população de Palmas deve acessar o site do Portal de Serviços do Governo do Estado e fazer o agendamento, que é aberto de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, para atendimento no próximo dia útil, e escolher o local de atendimento.

Nas demais cidades do Estado, o interessado pode procurar os núcleos de identificação.

A primeira via da CNI é emitida gratuitamente e a partir da segunda, é preciso fazer o pagamento de uma taxa no valor de R$25,00.

O prazo para entrega é de 30 dias para a capital e 90 dias para o interior, segundo o portal de serviços.

g1tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.