Últimas Notícias

Tocantins tem déficit habitacional de mais de 42 mil moradias, aponta estudo da Abrainc

Dos estados, o Tocantins é o 3º com maior déficit.

A  Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) encomendou pesquisa para levantar o déficit habitacional do Norte do País. O estudo realizado pela  Ecconit Consultoria Econômica constatou uma carência de 844.342 moradias na região, sendo que 98,3% estão concentrados na parcela da população com renda familiar de até 5 salários mínimos (851.568 mil residências). Dos estados, o Tocantins é o 3º com maior déficit.

Tocantins

Conforme o Estudo, o déficit do Tocantins é de 42.087 moradias. 50% impacta famílias que recebem até 1 salário mínimo; 46,5% as que perfazem entre 1 e 3 salários mínimos; e apenas 3,5% refere aos núcleos familiares que ganham de 3 a 5 salários mínimos [confira abaixo a tabela].

Déficit poderia ser pior

O presidente da Abrainc, Luiz Antonio França, observa que o déficit seria maior caso o país não tivesse programas de habitação para atender a população de baixa renda. “É preciso reforçar e ampliar essas políticas para zerar o déficit habitacional brasileiro, bem como focar na redução dos juros do financiamento imobiliário para permitir que os mais pobres realizem o sonho da casa própria”, afirma.

Demanda futura

O estudo faz uma projeção sobre a formação de novas famílias – incluindo “famílias unitárias”, representada pela crescente parcela de brasileiros vivendo sozinhos. Entre 2020 e 2030, calcula-se que 11,4 milhões de famílias surgirão. Se cada uma delas demandar um imóvel está será a demanda por moradias em todo o País. Familiar com renda de até 5 salários mínimos deve responder por 81% das que precisarão de uma nova residência até 2030. O Norte deve demandar 13% das moradias necessárias para atender novas famílias brasileiras, totalizando 1,479 milhão de unidades na próxima década.

CT.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.