Evento é organizado pela SES/TO e será realizado entre os dias 26 e 27 de outubro.
A fim de fortalecer as ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizará nos dias de 26 e 27 de outubro, o Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins. O evento é voltado aos profissionais de saúde do Estado, tendo foco principal para os gestores municipais e profissionais do SUS.
A transmissão do evento será na modalidade virtual, através da plataforma Zoom, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO) e, com transmissão simultânea pelo canal do Youtube da SES/TO.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra, explica que “esse evento foi planejado para ser um momento de capacitação relevante a todos participantes. As palestras irão abordar temas de atuação dos servidores da vigilância em saúde dos nossos municípios”, explana.
Participantes
As vagas para participação do Seminário são limitadas e destinadas a um público específico, setores da SES/TO e instituições parceiras para participação na plataforma Zoom. Estes receberão um formulário eletrônico para a inscrição dos participantes, que teve início dia 06 de outubro e termina nesta quarta-feira, 20. Os demais profissionais poderão acompanhar via Youtube.
Parceiros do evento
O Seminário é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, e conta com a parceria do Ministério da Saúde (MS), Conselho Estadual de Saúde (CES/TO), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS/TO), Secretarias Municipais de Saúde no Tocantins, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Instituições de Ensino.
Para mais esclarecimentos basta entrar em contato com a Superintendência de Vigilância em Saúde nos telefones: 63 3218 3245/3268 ou pelo e-mail seminario.vigilancia.to@gmail.com
Programação
26/10 às 09h- abertura
09h40- Palestra magna com o Dr. Jarbas Barbosa, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), com a palestra magna na abertura, com o tema “Vigilância em Saúde: Desafios e Perspectivas”, a mediadora será a superintendente de vigilância e saúde da SES, Perciliana Bezerra.
14h30- Primeira palestra com a Dra. Carla Freitas, com o tema “Vigilância Laboratorial: evolução e novas perspectivas”, a mediadora será a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas Galvão.
15h40- Segunda palestra com a Dra. Daniela Buosi Rohlfs, com o tema “Novos componentes da Vigilância em Saúde: Vigilância em Saúde Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador – atuação do SUS no território”, o mediador será Sérgio de Oliveira Silva.
27/10 às 14h30- Palestra com o especialista Edmilson Diniz, com o tema “Vigilância Sanitária: desafios e perspectivas”, a mediadora será Amanda Campos Leite.
15h40 – Palestra com Ma. Graziela Álvarez Corrêa da Costa, com o tema “Sistemas de Alerta Precoce e Resposta Rápida para Detecção e Controle de Emergência em Saúde Pública”, a mediadora será a diretora do CIEVS/TO Arlene Lopes da Cunha Otoni.
Secretária de saúde.