João Pompeu de Pina também foi Delegado Geral da PC tocantinense.
O delegado aposentado da Polícia Civil do Tocantins, João Pompeu de Pina, 61 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (15), vítima da covid-19, em Palmas.
Conhecido mais como Dr. Pina, ele foi o responsável pela implantação do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), a tropa de elite da Polícia Civil, tendo sido o primeiro diretor do grupo, no período de 2004 a 2010.
Na frente do GOTE, Dr. Pina realizou inúmeras operações de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado no estado, e sempre buscou a qualificação dos agentes. Após sair do comando do grupo, assumiu a função de Delegado Geral da Polícia Civil [2011]. Atuou em várias delegacias especializadas, ficou à frente da Delegacia Especializada de Repressão Contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP ), onde atuou fortemente contra os crimes contra administração pública, e se aposentou quando estava na Academia de Polícia da Escola Superior de Polícia (Espol), e se aposentou em 2017.
Nas redes sociais, o GOTE prestou homenagens ao delegado fundador do grupo tático. “Nosso grande amigo, o querido Dr. Pina, que também era conhecido como Pompeu para alguns e João para outros, mas para nós da família Harpia era o nosso pai, o grande herói fundador desta Unidade”, escreveu.
“Ele lutou bravamente contra essa doença, enfrentou como tudo que sempre enfrentou em sua vida, batalhou com valentia e força até o último momento, sendo forte, valente e heróico, assim como conhecemos”, finalizou o GOTE.
Gote
O GOTE foi instalado no ano de 2004 e dentre suas atribuições constam prestar apoio operacional nas ocorrências de alto risco, tais como assaltos a bancos, sequestros, cumprimento de mandados de busca e prisão de criminosos de alta periculosidade, ocorrências com artefatos explosivos dentre outras. Teve como primeiro diretor o Dr. Pina que prestou relevantes serviços à sociedade tocantinense estando à frente deste grupamento operacional.
O velório está sendo realizado na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol), em Palmas, até o meio-dia. Dr. Pina era de família tradicional em Arapoema e muito conhecido na região de Araguaína.
AF Notícias.